Cabeçalho modalidadesO Rali de Portugal está mesmo à porta na sua edição 50. A prova rainha do desporto automóvel no nosso país disputa-se novamente no norte e tem muitos motivos de interesse, ou não fosse este o melhor WRC dos últimos largos anos.

Este será o terceiro rali de terra da temporada, mas o primeiro na Europa e talvez o mais fácil para os carros, apesar de fácil não ter nada. Esta será a prova com mais WRC de 2017, num total de 14, com o destaque a ser a estreia do terceiro Yaris WRC, que será conduzido por Esapekka Lappi.

A luta espera-se muito intensa, mas existem dois nomes que merecem um maior relevo na consideração para a vitória. Falo de Thierry Neuville e de Sébastien Ogier. O piloto belga vem de duas vitórias seguidas e já podia ter quatro vitórias em cinco ralis esta temporada, não fossem excessos e azares nas duas primeiras provas da temporada. Já Ogier tem de ser destacado por já ter vencido o rali por quatro vezes, por ser o campeão do mundo e por ser o líder do campeonato. É verdade que o francês nunca venceu no norte, mas que ninguém duvide da sua capacidade de vencer.

Os dois últimos vencedores da prova, Kris Meeke em 2016 e Jari-Matti Latvala em 2015, são bons nomes a reter também. Meeke já venceu na terra este ano, mas não sei até que ponto poderá repetir a vitória em Portugal. Já Latvala poderia lutar pela vitória mas não acredito muito no Yaris ainda. O Toyota tem bom potencial, mas ainda está a pagar o ano de estreia da equipa, o que é natural, no entanto aponto para um melhor resultado do finlandês do que do britânico.

São esperadas milhares de pessoas para assistir à prova Fonte: Rali de Portugal
São esperadas milhares de pessoas para assistir à prova
Fonte: Rali de Portugal

Estou muito curioso para ver o que poderão fazer os outros homens da M-Sport, que tão boa conta deram de si na Argentina. Não acredito que nenhum deles vença, apesar de gostar que tal acontecesse, principalmente por parte de Ott Tanak.

Quanto a portugueses, o único que está mesmo envolvido no mundial é Miguel Campos. O ex campeão nacional de ralis vai pilotar um Skoda Fabia R5 e inscreveu-se no WRC2. Com isto o piloto que completa 25 anos de carreira parte à frente dos restantes portugueses, que fecham a lista de inscritos, mais uma vez. É uma grande vantagem para Campos na luta pelo objetivo de melhor português.

Quem, tal como eu, não tiver oportunidade de se deslocar ao norte pode acompanhar a prova na RTP (transmissão em todos os dias de prova num total de seis especiais em 19) e em várias rádios locais.

Quanto às previsões, vou apostar num pódio com Neuville, Ogier e Latvala, apesar de não estar certo da qualidade do carro japonês na terra. Mais do que acertar nestas apostas tenho interesse em ver um bom espetáculo e sinceramente acho que o vamos ter, quer no WRC quer no WRC2.

Foto de Capa: Rali da Argentina

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

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