WRC: Monte Carlo faz novamente as honras

O campeonato do mundo de Rally (WRC) volta às estradas para mais uma edição. O Rally de Monte Carlo volta a ser a primeira prova do ano, sendo o evento mais prestigiado da competição. O campeonato terá 13 provas, sendo que não irá ter lugar no Chile. O Rali de Portugal realizar-se-à no mês de Maio, desde o dia 21 ao dia 24.

Após o abandono da Citroen na época passada, a luta pela vitória restringe-se à Toyota, Hyundai e Ford (M-Sport). Estaremos perante um duelo entre a Toyota e a Hyundai de forma contínua, o que provoca uma agitação nos amantes do rali.

A saída de Ott Tanak da Toyota deu a oportunidade à Hyundai de o integrar na sua marca. Thierry Neuville, Dani Sordo e Sebastien Loeb mantêm-se na mesma. A Hyundai torna-se, assim, uma equipa muito forte.

A grande competição teve a sua abertura com o Shakedown, que são nada mais do que treinos oficiais. É nesta fase que os pilotos e mecânicos testam os últimos pormenores de afinação dos carros, acabando por ser uma demonstração dos carros para o público em geral. Em relação aos resultados, quem ficou com os lugares do pódio teve uma prestação relativamente constante, nunca baixando o seu rendimento drasticamente.

O dia 24 de janeiro não foi muito feliz para Ott Tanak (Hyundai i20 Coupe WRC). O piloto teve uma violenta saída da estrada a uma velocidade de cerca de 180km/h. O carro, numa zona de curvas ligeiras, pisou a berma do lado direito da estrada e desequilibrou-se. Saiu da estrada “seguindo em frente”, provocando um acidente que durou muitos segundos. Felizmente, nem piloto nem co-piloto tiveram ferimentos, porém, foram encaminhados para o hospital para confirmar se havia alguma lesão.

Depois do abandono prematuro de Ott Tanak, o rali ficou entregue a Sébastien Ogier, Thierry Neuville e ao britânico Elfyn Evans. Evans faz em 2020 a sua estreia pela Toyota Gazoo Racing, após ter estado a sua carreira competitiva toda nos carros da M-Sport, desde os R2, passando pelos R5 e nos WRC.

Com o Toyota Yaris WRC, Evans levou a luta a Ogier, que também fazia a sua estreia pela Toyota, depois da Citroen o ter deixado ‘pendurado’ com o abandono do WRC. Neuville, com alguns problemas nas notas e com a relação com os batedores de última hora, Dani Sordo, foi sempre estando à tona na luta pela vitóra, que era disputada, especial a especial entre Evans e Ogier.

Mas no último dia tudo mudou. Neuville já tinha mostrado um ritmo impressionante na SS2, mas após muito batalhar, só no último dia é que voltou a mostrar-se. Aí, salto para segundo e depois para primeiro, conseguindo assim a sua primeira vitória em Monte Carlo, num WRC. Terminou as 16 especiais classificativas com 12,6 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Sébastien Ogier (Toyota). Elfyn Evans obteve o terceiro lugar com a Toyota. Neuville somou o máximo de pontos, 30, graças à vitória na “power stage”, que distribui cinco pontos pelos cinco primeiros classificados, e que foi disputada ao milésimo de segundo. No final, a diferença para se apurar o vencedor foi de 0.0116s. O finlandês Esapekka Lappi (Ford Fiesta) foi o quarto classificado, a 3m09s do vencedor, na estreia pela M-Sport, depois de também ter ficado ‘apeado’ com a saída da Citroen do WRC

O nove vezes campeão Sébastien Loeb (Hyundai) não teve muita sorte e no último dia de provas caiu de quarto para sexto, depois de uma má escolha de pneus e de um erro na penúltima especial.

Kalle Rovenpera, piloto que se estreou no WRC com apenas 19 anos levou o Yaris WRC até ao quinto posto final.

Com estes resultados, Neuville é o primeiro líder do campeonato, com 30 pontos, com Ogier em segundo, com 22 e Elfyn Evans em terceiro, com 17.

A vitória de Neuville é uma estreia
Fonte: WRC

Por agora, resta-nos aguardar pela próxima prova, o Rali da Suécia que tem lugar de 13 a 16 de Fevereiro.

Artigo de Helena Escaleira e David Pacheco

Foto de Capa: WRC

Artigo revisto por Joana Mendes

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United ponderou avançar por extremo do Braga neste verão

O Manchester United considerou avançar pela contratação de Roger Fernandes. Extremo do Braga está a caminho da Arábia Saudita.

Sporting: Rui Borges volta a chamar 7 jovens aos treinos da equipa principal

O Sporting realizou esta sexta-feira mais um treino em Alcochete. Rui Borges voltou a chamar sete jovens ao grupo de trabalho.

Tondela anuncia contratação de Hugo Félix para as próximas quatro épocas

Hugo Félix é reforço confirmado pelo Tondela. O médio de 21 anos deixou o Benfica a título definitivo até junho de 2029.

João Diogo Manteigas comenta mandato de Rui Costa: «Rui Costa provou que não está à altura do cargo»

João Diogo Manteigas falou sobre o mandato realizado por Rui Costa à frente do Benfica, deixando algumas críticas.

PUB

Mais Artigos Populares

André Almeida com mudança radical em relação ao seu futuro

André Almeida esteve perto de sair do Valência neste último mercado de transferências. O jogador prepara-se para renovar com o conjunto espanhol.

Balneário do PSG em alta tensão devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia

O balneário do PSG está longe de viver o melhor momento, devido às presenças de Illia Zabarnyi e Matvey Safonov.

Jeremiah St. Juste ultrapassado por 2 jogadores do Sporting

Jeremiah St. Juste foi despromovido à equipa B do Sporting e as probabilidades de regressar às ideias de Rui Borges são curtas.