📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tribuna VIP: IHMEPOIKA!

- Advertisement -

Alguém se lembra do que estava a fazer com oito anos de idade? Pensar assim num momento tão específico pode não ser fácil, mas, pelo menos eu, tenho uma vaga memória de que nem sequer tinha começado a ver Fórmula 1. Tal só aconteceria no ano seguinte. Mas, há algo que sei que já tinha visto, sentido, cheirado e me apaixonado…. Ralis!

E, ao contrário de Kalle Rovanperä, eu ainda nem tido pilotado/conduzido nada na minha vida… olhem só este vídeo. Olhem só a ‘pinta do puto’!

No fim-de-semana de 19 a 22 de maio de 2022, Kalle Rovanperä, aos 21 anos, fez história, tornando-se no mais jovem de sempre a vencer o nosso Rali.

E que vitória. Rovanperä já venceu no asfalto, na terra e na neve (Estónia, Acrópoles, Suécia, Croácia e, agora, Portugal). Desta vez, a edição de 2022 do Rali de Portugal mostrou outro lado do diamante em bruto que é o finlandês, filho de Harri Rovanperä.

Após vencer em todas as superfícies, Rovanperä faz agora algo que apenas alguns conseguem fazer. Pilotos como Sébastien Ogier, Sébastien Loeb, Marcus Grönholm… vencer a partir da frente. O jovem finlandês apanhou Elfyn Evans, no final do segundo dia e, no último dia de rali, controlou. Mas isto de controlar um rali é bonito. Na última PEC do Rali, a Power Stage, o finlandês ainda ‘cravou’ mais a sua vantagem, terminando 15.2s à frente de Elfyn Evans.

Fonte: TOYOTA GAZOO Racing WRC

Para se ser Campeão do Mundo de Ralis, segundo Sébastien Loeb, precisas de «ter talento». Segundo Petter Solberg, precisas de «fazer de tudo, do teu lado, para lá chegar». Segundo Walter Röhrl, precisas «de ser rápido em todas as superfícies». Segundo Sébastien Ogier, precisas «de prestar uma enorme atenção aos pormenores». Segundo Miki Biasion, precisas «de conhecer o carro melhor do que ninguém». Segundo Marcus Grönholm, é preciso «alguma maluqueira».

Para mim, Rovanperä tem tudo o que necessita. Neste momento, lidera o Campeonato do Mundo de Ralis. Espero, no final de 2022, termos este jovem prodígio como Campeão do Mundo de Ralis. E o título? O título é fácil de se perceber, não fosse este rapaz o ‘puto maravilha’.

Foto de Capa: Toyota Gazoo Racing WRC

Artigo de opinião de David Pacheco, Jornalista ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães e a tranquilidade nos penáltis no Mundial Sub-17: «É aparência, sabemos que por dentro as pulsações estão a mil»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães e a influência da derrota nos sub-17: «Via-os mais calados quando normalmente são brincalhões»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães e as diferenças entre o Europeu e o Mundial Sub-17: «No Europeu não passámos pela situação de ter perdido um jogo e...

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães depois das conquistas do Europeu e do Mundial Sub-17: «No futebol tudo passa rápido e há novos objetivos pela frente»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim insatisfeito com a postura da direção do Manchester United no mercado de janeiro

A divergência na abordagem ao mercado entre Ruben Amorim e Jason Wilcox, diretor de futebol do Manchester United, terá gerado atrito entre ambos.

Comunicado Bola na Rede: Esclarecimento sobre prémio Talento do Mês de Novembro 2025 para Álvaro Zamora do Académico Viseu

O Bola na Rede vem, por este meio, justificar a ausência de divulgação do prémio "Talento do Mês" referente ao mês de novembro por decisão do Académico de Viseu Futebol Clube de não receber o galardão, atribuído ao seu jogador Álvaro Zamora, após várias tentativas de agendamento da respetiva entrega.

Pedro Neto surpreso e triste com despedimento de Enzo Maresca: «Ajudou-me muito nestes dois anos, infelizmente o futebol é assim»

Pedro Neto comentou a saída de Enzo Maresca do comando técnico do Chelsea. O internacional português confessou surpresa.