Yorgan De Castro: Sangue português no UFC

Luso-caboverdiano, 32 anos, 120kg. Yorgan De Castro surpreendeu o mundo ao vencer Justin Tafa, no UFC 243, com um brutal KO, que lhe valeu o prémio de Performance da Noite. Qual é a história deste atleta que carrega a bandeira de Portugal e Cabo Verde pela maior promoção de MMA do mundo?

MUDANÇAS DE PAÍS E INTRODUÇÃO AO DESPORTO

Filho de pai português e mãe cabo-verdiana, Yorgan De Castro teve uma infância difícil. Em entrevista ao The Body Lock confessou que por vezes não tinha o que comer, e que a sua mãe criou três filhos sozinha.

Aos 18 anos, decidiu dar novo rumo à sua vida e mudou-se para Portugal. Começou a treinar kickboxing com José Oliveiras “Bogas” e imediatamente se apaixonou pelo desporto.

Grande parte da família da mãe de Yorgan reside nos Estados Unidos da América. Como em Portugal, os desportos de combate não estão muito desenvolvidos, aproveitou e foi viver com a família para o país. Começou a treinar na Lauzon MMA, academia de artes marciais mistas do lutador do UFC Joe Lauzon.

DO AMADOR AO PROFISSIONAL

O começo no MMA amador não foi o melhor para Yorgan. Venceu dois combates e perdeu quatro, mas foram derrotas que o fizeram aprender muito. Referiu que as regras do amador são mais limitadoras que as do profissional: “Não podia lançar joelhos à cabeça nem lançar cotoveladas. Limitavam as minhas capacidades”.

Yorgan De Castro deu nas vistas no UFC 243 depois da sua grande vitória
Fonte: UFC

Fez o seus primeiros dois combates profissionais na Classic Entertainment Sports, promoção de MMA em Rhode Island (EUA). Venceu ambos por KO, e foi convidado a lutar pelo título de cruiserweight, categoria dos 102 kg, da promoção New England Fights. Precisou de apenas dois minutos para nocautear Ras Hylton e tornar-se campeão. Voltou à Classic Entertainment Sports para vencer a primeira (e única) decisão da carreira, frente a Carlton Little.

A CHAMADA INACREDITÁVEL E UMA ESTREIA DE SONHO

Uma das chaves para o sucesso de Yorgan é a sua disciplina. Acorda às 5h30 e trabalha até as 14h40 da tarde. Às 15h começam os seus treinos: primeiro faz condicionamento físico no Infinite Fitness, e depois vai treinar MMA na academia Regiment Training Center, em Fall River no estado do Massachusetts.

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Sérgio Conceição é opção em cima da mesa para o Botafogo

O Botafogo está interessado em Sérgio Conceição. Técnico português livre no mercado desde a saída do AC Milan.

Diana Gomes é dada como certa no Bnefica, mas garante: «Há muita coisa em cima da mesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Atlético Madrid oficializa Matteo Ruggeri por pacote de 20 milhões de euros

O Atlético Madrid anunciou esta terça-feira a contratação de Matteo Ruggeri. Negócio pode chegar aos 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges quer ganhar Supertaça: «É para isso trabalhamos todos os dias»

O Sporting regressou esta terça-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo. Rui Borges aborda Supertaça com o Benfica.

Rui Borges: «O entusiasmo é grande depois de uma época intensa repleta de sucesso»

O Sporting regressou esta terça-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo. Rui Borges já olha para a próxima temporada.

Arsenal chega a acordo com Viktor Gyokeres para a duração do contrato e avança nas negociações com o Sporting

O Arsenal está a avançar nas negociações por Viktor Gyokeres. Os gunners chegaram a acordo com o avançado para cinco temporadas.