Os Desportos de Inverno continuam a crescer em terras lusitanas e, desta feita, foi a Seleção Nacional de Hóquei no Gelo a obter um bom resultado para as cores portuguesas. Na Alemanha, a equipa participou na segunda edição da IIHF Development Cup e chegou à final, onde foi derrotada pela Macedónia.

Há um ano atrás, em Andorra, a seleção já tinha feito história e terminado em terceiro, num torneio disputado por quatro nações, ganho por Marrocos. Agora, o conjunto luso rumou ao estrangeiro com mais ambições.

O formato da prova consiste numa fase de grupos que serve para ordenar as meias-finais. Nesta primeira etapa, começou-se por defrontar Andorra e alcançar uma vitória convincente por 11-2. Seguiu-se a Irlanda e mais um excelente triunfo por claros 12-4. Para decidir o primeiro lugar do grupo, enfrentou a Macedónia numa partida equilibrada, que acabou por cair para os homens de leste pela margem mínima (5-4).

Chegados às meias-finais, os representantes nacionais voltaram a mostrar-se em boa forma, vencendo por 10-1 contra a Irlanda, apurando-se para o jogo decisivo face à Macedónia.

Anúncio Publicitário
A merecida celebração
Fonte: Federação de Desportos de Inverno de Portugal

Depois de uma incrível reviravolta da Irlanda para assegurar o bronze face a Andorra, disputou-se o encontro decisivo. Os macedónios entraram melhor e rapidamente chegaram ao 3-0. Portugal ainda reduziu, mas o domínio do adversário foi sempre claro até meio do segundo tempo quando chegou aos 7-1. Na parte final, Portugal conseguiu um maior equilíbrio de forças, terminando a partida em 9-3.

Apesar de não ser o tão desejado troféu, a Seleção Nacional sai de Fussen com muito para celebrar, já que confirmou a sua evolução e conquista mais uma medalha para atestar o desenvolvimento dos Desportos de Inverno em Portugal.

Foto de Capa: IIHF Development Cup