Os eSports como mercado sustentável

Cabeçalho modalidadesDesporto ou lazer, certo é que os eSports ou desportos electrónicos vieram para ficar. E não se limitam a ficar. Crescem. Muito! Estamos a longas distâncias dos primórdios da competição electrónica, com eventos pelo puro “bragging right” ou por prémios simbólicos. Embora imaturo quando comparado com as estruturas dos desportos tradicionais, o mundo dos eSports caminhou para uma profissionalização ainda em fase de ajuste. Há contratos, ordenados, prémios de jogo, valores de passes… Ainda recentemente, e na senda da sua vitória no The International 7 que os catapultou para o topo das equipas que mais dinheiro angariaram de sempre, o co-CEO dos Team Liquid afirmou que alguns dos seus jogadores auferem de um salário entre os 100.000 e os 200.000 dólares anuais.

A questão, pertinente, que muitos colocam é: “De onde vem este dinheiro”? E outras perguntas poderiam ser feitas, como “Porquê?” ou “Até quando?”. Pois bem, como aqui abordámos há umas semanas, a instituição de um videojogo como esport pode (e cada vez mais é esse o caso) partir de um planeamento orientado para tal por parte da empresa responsável pelo seu desenvolvimento. É uma maneira de prolongar o período de exposição e rentabilização. Em busca desse período extenso de rentabilização há, então, algum investimento que, por vezes, é levado a cabo pelos responsáveis pelo desenvolvimento. A ideia é dar um objectivo à massa de jogadores, fazê-la crescer e organizar-se de forma competitiva. Eventualmente, ir reduzindo o investimento e colher apenas os frutos dos investimentos passados.

As receitas do mundo dos eSports continuam a crescer
Fonte: Newzoo / Esportsinsider

Essa é, então, a primeira fonte do dinheiro que surge nos eSports. Aquela que faz com que o jogo ganhe massa crítica. Jogadores a trazerem mais jogadores. Jogadores a organizarem, participarem e assistirem a eventos. A segunda parte daí e é provavelmente a maior fonte de dinheiro do desporto, transversalmente: a publicidade.

Os eSports são terreno fértil para campanhas publicitárias. Mais do que fértil até, são o terreno ideal. O mercado coloca filtros a si mesmo. É preciso ter o equipamento, é preciso ter o jogo, é preciso ter melhores acessórios e melhor hardware… Essas barreiras de entrada permitem com que o levantamento feito ao público afecto aos eSports revele uma faixa sócio-económica relativamente bem definida. O grau de dificuldade do jogo colabora também com uma faixa etária. É, portanto, possível categorizar com bastante acuidade os diferentes estratos e agir sobre eles enquanto push de marcas, bens e serviços. E sendo que vivemos naquela que é conhecida como a Era da Informação, esta vai sendo obtida e catalogada em eventos e transmissões dos mesmos.

Ricardo Mota
Ricardo Motahttp://www.bolanarede.pt
Desde há muito tempo ligado ao mundo dos videojogos, Ricardo Mota é Professor de criação de videojogos no Instituto Politécnico da Maia. Escreve sobre videojogos e desportos electrónicos para o Rubber Chicken, a RTP Arena e o Observador e traz agora para o Bola na Rede os primeiros passos sobre os esports. Organiza o projecto Indie Dome, na Lisboa Games Week, e trabalha como Relações Públicas e Gestor de Comunidades na Bigmoon Studios.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa explica contratação de José Mourinho: «Foi um privilégio enorme perceber de imediato que o mister Mourinho tinha vontade de treinar o Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

José Mourinho em conferência de imprensa: «Estou aqui para servir e fazer o Benfica ganhar»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

José Mourinho: «Vou viver para o Benfica e para a minha missão»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

Rui Costa: «É uma honra, privilégio e orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.