Os eSports como mercado sustentável

Cabeçalho modalidadesDesporto ou lazer, certo é que os eSports ou desportos electrónicos vieram para ficar. E não se limitam a ficar. Crescem. Muito! Estamos a longas distâncias dos primórdios da competição electrónica, com eventos pelo puro “bragging right” ou por prémios simbólicos. Embora imaturo quando comparado com as estruturas dos desportos tradicionais, o mundo dos eSports caminhou para uma profissionalização ainda em fase de ajuste. Há contratos, ordenados, prémios de jogo, valores de passes… Ainda recentemente, e na senda da sua vitória no The International 7 que os catapultou para o topo das equipas que mais dinheiro angariaram de sempre, o co-CEO dos Team Liquid afirmou que alguns dos seus jogadores auferem de um salário entre os 100.000 e os 200.000 dólares anuais.

A questão, pertinente, que muitos colocam é: “De onde vem este dinheiro”? E outras perguntas poderiam ser feitas, como “Porquê?” ou “Até quando?”. Pois bem, como aqui abordámos há umas semanas, a instituição de um videojogo como esport pode (e cada vez mais é esse o caso) partir de um planeamento orientado para tal por parte da empresa responsável pelo seu desenvolvimento. É uma maneira de prolongar o período de exposição e rentabilização. Em busca desse período extenso de rentabilização há, então, algum investimento que, por vezes, é levado a cabo pelos responsáveis pelo desenvolvimento. A ideia é dar um objectivo à massa de jogadores, fazê-la crescer e organizar-se de forma competitiva. Eventualmente, ir reduzindo o investimento e colher apenas os frutos dos investimentos passados.

As receitas do mundo dos eSports continuam a crescer
Fonte: Newzoo / Esportsinsider

Essa é, então, a primeira fonte do dinheiro que surge nos eSports. Aquela que faz com que o jogo ganhe massa crítica. Jogadores a trazerem mais jogadores. Jogadores a organizarem, participarem e assistirem a eventos. A segunda parte daí e é provavelmente a maior fonte de dinheiro do desporto, transversalmente: a publicidade.

Os eSports são terreno fértil para campanhas publicitárias. Mais do que fértil até, são o terreno ideal. O mercado coloca filtros a si mesmo. É preciso ter o equipamento, é preciso ter o jogo, é preciso ter melhores acessórios e melhor hardware… Essas barreiras de entrada permitem com que o levantamento feito ao público afecto aos eSports revele uma faixa sócio-económica relativamente bem definida. O grau de dificuldade do jogo colabora também com uma faixa etária. É, portanto, possível categorizar com bastante acuidade os diferentes estratos e agir sobre eles enquanto push de marcas, bens e serviços. E sendo que vivemos naquela que é conhecida como a Era da Informação, esta vai sendo obtida e catalogada em eventos e transmissões dos mesmos.

Ricardo Mota
Ricardo Motahttp://www.bolanarede.pt
Desde há muito tempo ligado ao mundo dos videojogos, Ricardo Mota é Professor de criação de videojogos no Instituto Politécnico da Maia. Escreve sobre videojogos e desportos electrónicos para o Rubber Chicken, a RTP Arena e o Observador e traz agora para o Bola na Rede os primeiros passos sobre os esports. Organiza o projecto Indie Dome, na Lisboa Games Week, e trabalha como Relações Públicas e Gestor de Comunidades na Bigmoon Studios.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica já conhece os 2 possíveis adversários e a data do jogo caso chegue aos quartos de final do Mundial de Clubes

Benfica ou Chelsea já sabem que vão enfrentar Palmeiras ou Botafogo nos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Já há 4 jogos definidos para os oitavos de final do Mundial de Clubes

Com os resultados já conhecidos, ficaram definidos quatro encontros nos oitavos de final do Mundial de Clubes. O Benfica enfrenta o Chelsea.

Chelsea bate Espérance de Tunis e Flamengo empata com Los Angeles FC no fecho do grupo D do Mundial de Clubes

O Chelsea não teve problemas para derrotar o Espérance de Tunis por 3-0, na última jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. Clube londrino ficou no segundo lugar.

Benfica já conhece adversário dos oitavos de final do Mundial de Clubes 2025

O Benfica vai defrontar o Chelsea nos oitavos de final do Mundial de Clubes. O clube londrino ficou no segundo lugar do grupo D.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage elogia Renato Sanches e fala de Álvaro Carreras: «Entendemos que se houver uma boa proposta essas pessoas vão tratar desse assunto»

O Benfica venceu o Bayern Munique por 1-0 na terceira jornada do Mundial de Clubes 2025. Bruno Lage já reagiu ao triunfo histórico.

Comitiva do FC Porto chega a Portugal e é recebida com insultos e pedidos de demissão

A comitiva do FC Porto chegou a Portugal na noite desta terça-feira e foi recebida com vários insultos e pedidos de demissão.

Vincent Kompany lamenta derrota com o Benfica: «Resultado decepcionante»

Vincent Kompany lamentou a derrota do Bayern Munique com o Benfica. O técnico belga analisou o desaire da equipa.