📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem merece o terceiro lugar no Top 20 da HLTV? | CS:GO

- Advertisement -

O ranking dos top 20 jogadores da HLTV.org (relativo ao ano anterior) tem o costume de fazer algum barulho. Diversas vezes relativamente a quem figura o primeiro lugar, que nos últimos anos tem sido entre ZywOo e s1mple. Porém, a polémica do ano 2021 não foi essa. Aliás, o primeiro lugar está bem seguro para o ucraniano, sendo que o francês ficou no topo nos dois anos anteriores, 2019 e 2020.

O líder, pelo menos no aspeto técnico, da melhor equipa do mundo, atualmente, fez mais que o suficiente para ser unânime como primeiro classificado.

Assim, o tópico de discussão na scene internacional de CS:GO é acerca do terceiro lugar. NiKo ou sh1ro? Sh1ro ou NiKo?

Ontem, a HLTV.org anunciou o quarto classificado que, no caso, foi o russo dos Gambit. O top 3 apenas será oficializado no dia 22 de janeiro, porém é uma mera formalidade.

Sh1ro liderou a equipa da zona CIS para seis trofeús, tendo sido MVP de três deles, o mais relevante sendo o IEM Katowice. Foi o ano de explosão do jovem jogador, que em 2019 não figurou sequer o top 20.

Liderou a equipa para o terceiro lugar no PGL Major Stockholm 2021 e segundo na Blast Premier: World Final 2021, dois dos torneios mais importantes do ano, em termos de prizepool.

Em termos individuais, foi o jogador que menos morreu no servidor por ronda, com 0.52 deaths por ronda, um recorde histórico, dado que ultrapassou markeloff que, em 2010, estabeleceu o recorde de 0.53 DPR no ano.

Foi o jogador mais clutch, tendo vencido 112 situações de 1vsX contra os outros jogadores. Foi um jogador extremamente consistente, ao longo do ano. O seu pior rating em qualquer evento foi de 1.14, tendo sido maior que a média de outros jogadores que entraram nesta lista. Falando em ratings, ficou em terceiro lugar com a melhor média de rating da HLTV, em grandes eventos, 1.22.

Apesar da sua, digamos, falta de agressividade nos inícios de ronda, sendo que teve os primeiros duelos do jogo 16% das vezes, venceu esses duelos 69.6% das vezes, uma eficácia tremenda.

Agora, NiKo, que figurará o top 3 da lista, teve um ano especial, em particular.

Em termos coletivos, o melhor que conseguiu, em grandes torneios, foi o segundo lugar no PGL Major Stockholm 2021. Esse torneio foi o ponto mais alto do ano de NiKo. Carregou a equipa dos G2 à final, acabou o torneio com um rating de 1.36, apenas ultrapassado por s1mple.

Contra adversários do top 5 e top 10, teve um rating bem superior ao do “rival” russo. 1.24 vs 1.15 e 1.23 vs 1.18, respetivamente. Apareceu, principalmente, na segunda metade do ano, com o regresso das LANs e será justo dizer que o seu ponto mais alto apenas não foi superior ao ponto mais alto de s1mple.

A sua estatística de impact que, segundo a HLTV, “mede o impacto de kills iniciais, clutches e de rondas com mais de uma kill” foi de 1.30 contra 1.14 do russo.

É certo que não teve tantos clutches ou que morreu mais vezes que sh1ro, mas quando temos em conta o papel de cada jogador. NiKo é um entry-fragger, tendo sido considerado pela Blast como o melhor da sua função em 2021.

Procura mais duelos iniciais, procura ganhar espaço no mapa, envolve-se em lutas iniciais e está menos presente que sh1ro, que pode assumir um papel mais passivo no início da ronda.

Parece justa a premiação de NiKo no terceiro lugar. Teve um ponto de nível mais alto que sh1ro (e até ZywOo), mas durante menos tempo que o russo e muito menos que o francês, apesar de não ser completamente injusto se sh1ro ficasse no pódio.

Agora com o regresso definitivo às LANs e com colegas novos, m0NESY e, dizem as más (ou boas) línguas que os G2 procuram, Aleksib e o treinador XTQZZZ, após as partidas de nexa e AMANEK, veremos como NiKo se comportará com uma equipa, na teoria, mais forte.

Foto de Capa: G2 Esports / ESL Gaming

Henrique Silva
Henrique Silvahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol desde cedo, tendo praticado durante uns tempos e, nos últimos anos, descobriu novas paixões: a NBA e os eSports.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt destaca 2 objetivos para 2026 e ainda diz: «Há muitas coisas que eu quero realizar»

Victor Froholdt falou sobre os seus objetivos para 2026 e há dois destacados. Ir ao Mundial e ganhar o campeonato com o FC Porto.

Final dramático no Feirense x Paços de Ferreira, Portimonense regressa às vitórias e há empate em Vizela: eis os resultados da Segunda Liga

O Paços de Ferreira venceu fora de casa o Feirense por 1-0 com direito a final dramático. Eis os resultados do dia da Segunda Liga.

João Henriques acredita ser possível inverter a situação no AVS SAD: «O AVS tem um conjunto de jogadores que não está a espelhar o seu...

João Henriques prestou as primeiras declarações como treinador do AVS SAD. O técnico de 53 anos sucede a João Pedro Sousa no cargo.

Novidades: Rafa Silva volta aos convocados e começa jogo do Besiktas no banco

Rafa Silva está presente entre os convocados do Besiktas. Avançado português começa jogo do emblema turco no banco.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo derrotado por Pep Guardiola em show de Haaland: Eis os primeiros resultados do dia da Premier League

O Manchester City venceu o West Ham de Nuno Espírito Santo por 3-0 na Premier League. Eis os resultados do dia até ao momento.

Hat-trick de avançado do Wolfsburg não evita derrota frente ao Friburgo: Eis os resultados do dia da Bundesliga

O Friburgo deslocou-se ao terreno do Wolfsburg e venceu por 4-3. O hat-trick de Dzenan Pejcinovic não evitou a derrota dos Die Wölfe.

Benfica próximo de fechar a contratação de Sidny Cabral

O Benfica está muito perto de fechar a contratação de Sidny Cabral. O lateral cabo-verdiano representa o Estrela da Amadora.