

A ANTEVISÃO: ESTAMOS DE VOLTA!
Este sábado, no histórico campo dos Lisboa Navigators, o Sport Fubeol Palmense, a FPFA irá dar início à primeira LPFA Preseason de sempre, num duelo entre os Lisboa Navigators e os Lisboa Bulldogs.
Começamos então pelos caseiros, os Lisboa Navigators. O ano passado, os Lisboa Navigators chegaram à meia-final dos playoffs, onde caíram frente aos campeões, Lisboa Devils. Infelizmente, dado o secretismo das equipas nesta fase, é difícil conseguirmos entender quais são as principais mudanças que todos passam, seja de jogadores novo/que se reformam, mudanças de equipa técnica, entre outros, mas podemos pegar num dos pontos mais pertinentes do ano passado, a grande questão do quarterback.
O ano passado, os Lisboa Navigators apostaram em Nuno Rodrigues para abandonar a posição de cornerback e dedicar-se a ser o novo QB1 dos azuis e brancos. Esta foi uma decisão que muitos duvidaram (eu incluído), pois deixam de ter Tiago Ladeira a QB1, quarterback que levou os Lisboa Navigators à final da LPFA XIV (2024), final que perderam por um ponto.
Por um lado, perdem um excelente quarterback, por outro ganham um excelente receiver (mesmo que percam um dos melhores safeties da liga). Estou muito curioso para ver quem irá começar este fim-se-semana, frente aos Lisboa Bulldogs.
Do outro lado do campo temos os Lisboa Bulldogs. Todos os anos esta equipa enche todos de esperança, através dos seus atletas claramente repletos de talento, mas que acabam por nunca funcionar enquanto unidade coesa. Este ano, trocam de treinador pela quarta vez, em quatro anos. Algo se passa na equipa de Alvalade. Mas quem é este novo treinador? Gonçalo Matos, ex-campeão nacional pelos Lisboa Devils e um treinador da casa, onde já cumpriu quase todas as funções de treinador possível, sendo que este ano irá sentar-se na cadeira principal.
Esta parece-me a escolha mais acertada (por mais que gostasse muito do trabalho do Hugo Amaral). Os Bulldogs trazem para o comando principal da equipa um treinador no qual os jogadores já têm bastante confiança depositada e no qual confiam as chaves do seu futuro (será difícil fazer pior, pois os Lisboa Bulldogs terminaram a época passada com zero vitórias e seis derrotas).
Mas olhando para a equipa mais detalhadamente. Neste momento, os Bulldogs têm perdido algumas peças, sendo que o ano passado perderam Paulo Alves e Gustavo Machado para os Cascais Crusaders, este ano têm Pedrinho, claramente um dos melhores jogadores da equipa, mas que está neste momento a atuar na Alemanha, sendo que não temos a informação se o mesmo voltará para jogar este ano ou não.
Vai ser muito interessante entender como se comportaram os Bulldogs este ano. Vão para o seu quinto ano de competição e cada vez têm mais jogadores experientes na sua equipa, vamos ver se Gonçalo Matos consegue gerir esta equipa e como correrá este primeiro jogo.
5 FACTOS SOBRE O ENCONTRO
– Este será o primeiro jogo de sempre da LPFA Preseason.
– Gonçalo Matos já foi treinador de linha ofensiva e coordenador defensivo dos Lisboa Bulldogs.
– Este será o primeiro jogo de Gonçalo Matos enquanto treinador principal dos Lisboa Bulldogs.
– Os Lisboa Navigators foram eliminados dois anos seguidos pelos Lisboa Devils.
– Os Navigators e os Bulldogs só se defrontarão de novo dia 01/03/2026, para a época regular.
JOGADORES A TER EM CONTA
José Soares- Mais um ano, mais uma época onde falo constantemente de José Soares. O linha defensivo passou umas “férias” na Alemanha, onde teve a oportunidade de atuar pelos Potsdam Royals, onde se sagrou campeão nacional na principal divisão Alemã e acabou a época com 10.5 tackles, 3.5 sacks e 1 return, números incríveis para um Português numa divisão estrangeira. Existe, certamente, um argumento a ser feito sobre este senhor ser o melhor jogador português da atualidade e sábado é mais uma oportunidade de o demonstrar.
Nuno Represas- New year, same quarterback. O Nuno tem vindo a melhorar a olhos vistos (sendo que foi o único quarterback de sempre dos Bulldogs a manter-se na posição de um ano para outro), mas será suficiente para continuar a liderar uns Bulldogs que têm vindo a enfraquecer ano após ano? Eu considero que sim. Sabemos que o balneário dos Bulldogs é bastante unido e creio que Nuno está no centro disso. Vamos ver que melhorias ele traz para este primeiro jogo de pré-temporada.
EQUIPAS PROVAVEÍS
Este fim-de-semana ainda não irão ser colocadas equipas prováveis, devido à incerteza de plantel que todas as equipas têm neste momento. Obrigado.
PREVISÃO DE RESULTADO
Lisboa Bulldogs 10-21 Lisboa Navigators

