

A ANTEVISÃO: O DERBY MAIS QUENTE DO NORTE ESTÁ DE VOLTA
Este domingo, vamos ter o segundo jogo da LPFA Preseason, no Complexo Municipal de Cutamas, casa dos históricos Maia Mutts. Ainda que nos encontremos na primeira jornada da pré-época, vamos tentar entender quais são os principais fatores do jogo e o que podemos esperar deste primeiro derby nortenho do ano.
Começamos então com a equipa da casa, os Maia Mutts. Os Mutts são um caso difícil de entender (muito também pela falta de números que temos), pois nunca sabemos quantos jogadores vão apresentar para toda a época. O ano passado tiveram múltiplos jogos onde não chegaram aos 20 jogadores na ficha de jogo, o que foi (e continuará a ser) bastante prejudicial para os nortenhos.
De qualquer modo, continuam a ser uma excelente equipa, com muito talento e experiência espalhada por todo o plantel. Mas será suficiente para saírem como vencedores neste seu primeiro jogo? Bom, o mais próximo que temos para analisar foi o último jogo entre as duas equipas, que acabou no inacreditável resultado de 0-0. Neste jogo, os Renegades não tinham o seu quarterback principal, Francisco Pereira e (mesmo com essa vantagem), os Mutts nunca conseguiram chegar a marcar. Os Mutts têm uma das melhores defesas da liga, mas será o seu poderio ofensivo suficiente para vencer os Renegades, desta vez já com Francisco Pereira?
Olhando um pouco mais para baixo no mapa, chegamos à Campanhã, casa dos Salgueiros Renegades, os adversários dos Mutts, que vêm de uma época abaixo do esperado. Como referi há pouco, este ano (alegadamente) Francisco Pereira voltará a ser o QB1 dos nortenhos, o que voltará a trazer aos vermelhos e brancos mais qualidade e experiência na posição. Caso não seja Francisco, com certeza será Camarinha, que demonstrou claros sinais de qualidade nos jogos que teve. Só amanhã saberemos qual irá ser a decisão de Marcus Allex.
Os Renegades vêm para esta época com um objetivo claro, voltar a ser tubarões na disputa dos playoffs, mesmo que tenham perdido algumas peças e, uma das principais, tenha acabado de voltar de uma lesão gravíssima, sofrida no ano passado frente aos Lisboa Devils, na segunda jornada.
Este primeiro derby pode dar-nos uma leve ideia de como está o nível da competição na zona norte este ano, zona que tem vindo a ter alguns problemas nos últimos anos, em comparação com as equipas de Lisboa.
5 FACTOS SOBRE O ENCONTRO
– Os Lisboa Navigators participaram em todas as competições da LPFA, desde o seu início.
– Os Renegades ficaram em quinto lugar no ano passado.
– Os Maia Mutts acabaram em sexto lugar no ano passado.
– Na época passada, os Salgueiros Renegades falharam pela primeira vez os playoffs, desde 2022.
– Segundo o website da FPFA, os Salgueiros Renegades contam com 60 jogadores, os Maia Mutts contam com apenas 28.
JOGADORES A TER EM CONTA
Nuno Simões- Continua a ser, para mim, o melhor jogador dos Maia Mutts e um dos melhores linhas defensivos do país. O veterano continua a trazer muita qualidade dos nortenhos, dos dois lados da bola e sempre com a mesma consistência (algo de extrema dificuldade, dado o específico caso dos Mutts).
Francisco Pereira- Estou muito curioso para entender o nível de Francisco para esta época. Em condições normais, Francisco é sem dúvida um dos melhores quarterbacks da liga, mas neste momento, o mesmo não se encontra nessas mesmas condições normais. Vindo de lesão, de um campeonato de europa de flag e com os Hammers, o Francisco teve uma off-season repleta de atividades, amanhã saberemos qual será o nível que irá apresentar ao longo de toda a época.
EQUIPAS PROVAVEÍS
Este fim-de-semana ainda não irão ser colocadas equipas prováveis, devido à incerteza de plantel que todas as equipas têm neste momento. Obrigado.
PREVISÃO DE RESULTADO
Salgueiros Renegades 14-10 Maia Mutts

