SITE TEMPORÁRIO

20 de Janeiro, 2022

Brasil pentacampeão mundial no futebol de areia

Cabeçalho modalidadesO Brasil é pentacampeão mundial. Não estou me referindo ao futebol de campo e sim ao futebol de areia. A Seleção Brasileira venceu o Taiti por 6 a 0, no último domingo, e sagrou-se mais uma vez a melhor seleção do mundo no futebol de areia. Além da conquista do título, a seleção “canarinho” obteve a sua 35.ª vitória seguida, uma marca expressiva que comprova que não há outra seleção melhor do que a brasileira. A Copa do Mundo de futebol de areia foi disputada nas Bahamas e o Brasil não disputava uma final de Mundial desde 2011 (nessa edição o Brasil perdeu a final para a Rússia).

O Brasil sempre teve uma certa hegemonia no futebol de areia. A Copa do Mundo, organizada pela FIFA, apenas se iniciou em 2005. Entretanto, 10 anos antes (em 1995) o Brasil já organizava o primeiro Campeonato Mundial. O Campeonato Mundial foi disputado entre 1995 e 2004. Todas as edições foram disputadas no Brasil e a seleção verde e amarela apenas não venceu a edição de 2001. Vale lembrar que na referida edição (2001) a seleção de Portugal venceu o Campeonato Mundial de maneira brilhante. Hernani e Alan fizeram a diferença a favor dos portugueses naquela competição.

É sempre gostoso lembrar a época do Campeonato Mundial. Não apenas pelas tantas conquistas obtidas, mas por ter tido a oportunidade de ver aos domingos de manhã – na praia de Copacabana – vários ex-jogadores de campo que se arriscavam em um novo esporte. Paulo Sérgio, Júnior Negão, Zico e principalmente o Júnior foram os melhores jogadores da época e serão sempre lembrados. Por falar no Júnior, ele foi um “monstro” nos gramados e nas areias.

Nossa homenagem a grande Seleção Brasileira que conseguiu as primeiras conquistas no futebol de areia para o país Em pé: Zico, Júnior Negão, Paulo Sérgio e Edinho; Agachados: Magal, Júnior, Cláudio Adão e Renan. Fonte: studio marketing e entretenimento
Nossa homenagem à grande Seleção Brasileira, que conseguiu as primeiras conquistas em futebol de areia para o país
Em pé: Zico, Júnior Negão, Paulo Sérgio e Edinho
Agachados: Magal, Júnior, Cláudio Adão e Renan
Fonte: studio marketing e entretenimento

Após a FIFA reconhecer e “abrigar” o esporte, já tivemos nove edições da Copa do Mundo de futebol de areia. O Brasil é o maior vencedor com cinco conquistas (2006, 2007, 2008, 2009, 2017); em segundo é a Rússia com duas conquistas (2011 e 2013) e depois vem a França e Portugal com uma conquista cada, nos anos de 2005 e 2015 respectivamente.

O jogo contra o Taiti foi mais tranquilo do que o esperado. A seleção da Oceania era a atual vice-campeã do mundo e tem uma boa base. Porém, o Brasil aproveitou as falhas da seleção taitiana e logo no primeiro tempo de jogo já foi abrindo uma boa vantagem. Mauricinho (2x), Daniel (2x), Dantinho e Catarino marcaram os gols da Seleção Brasileira. A torcida brasileira vibrou com o pentacampeonato e já visa o hepta em 2019.

Ficha Técnica da final:

Brasil: Mão, Catarino, Bruno Xavier, Datinho e Mauricinho
Reservas: Rafa Padilha, Fernando DDI, Filipe, Daniel, Lucão, Bokinha e Rodriguinho

Taiti: Jo, Taiarui, Tepa, Li Fung Kuee e Zaveroni
Reservas: Beo, Angel, Teriitau, Mo, Tavanae, Bennett e Labaste

Campanha do Brasil:

Grupo D – Brasil, Taiti, Japão e Polônia
Fase de classificação:
28.04 – Brasil 4 x 1 Taiti
30.04 – Polônia 4 x 7 Brasil
02.05 – Brasil 9 x 3 Japão

Quartas de final
04.05 – Brasil 4 x 3 Portugal

Semifinal
06.05 – Brasil 8 x 4 Itália

Final
07.05 – Brasil 6 x 0 Taiti

Foto de Capa: Conmebol