📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 5-3 Turquia: Lusos vencem turcos aguerridos

- Advertisement -

Após ter conquistado o apuramento para a Superfinal da Liga Europeia de 2018 em Baku, Portugal voltou à competição na etapa da Liga Europeia da Nazaré, tendo defrontado a Turquia – equipa que subiu esta temporada à divisão de elite do Futebol de Praia europeu. Embora seja um conjunto novo neste nível de competitividade, a Turquia deixou uma boa imagem, mas acabou por perder contra Portugal por 5-3.

Portugal entrou forte e, em cima da marca dos dois minutos de jogo, Jordan deixou o primeiro aviso. Segundos depois, Bê Martins recebeu um passe de Jordan e, após um excelente trabalho de pés, o número onze da seleção portuguesa fez o 1-0. Contudo, pouco depois, Recep, com muito espaço, disparou de longe e restabeleceu a igualdade.

Mesmo sendo, teoricamente mais forte, Portugal não estava a ser absolutamente dominador e a Turquia ia conseguindo ter alguma posse de bola e criar uma ou outra chance de golo. Exemplo disso, foi um pontapé de bicicleta de Keskin, ainda desviado na areia, que obrigou Andrade a voar e defender para canto. No entanto, a seleção nacional ia controlando a partida e depois de uma iniciativa individual de Bê Martins, que resultou num belo remate, Portugal voltou a passar para a frente do marcador.

Já dentro dos últimos dois minutos antes da pausa, com Portugal a controlar o jogo, Andrade tentou desequilibrar e rematou de longe, mas Mehmet esticou-se todo e impediu o terceiro golo português. Momentos depois, foi Madjer a procurar as redes turcas, mas o destino do lance foi exatamente o mesmo do anterior. Nos derradeiros instantes, a seleção das quinas voltou a ficar perto de marcar, mas um cabeceamento de Madjer passou ligeiramente ao lado da baliza de Mehmet.

Finalizado o primeiro período, Portugal vencia a Turquia por 2-1. O resultado não demonstrava a diferença de qualidade entre as duas formações, mas o estilo de jogo paciente dos comandados de Mário Narciso leva a que, por vezes, os golos não surjam com grande frequência. Todavia, Portugal controlava e apenas em alguns lances via Andrade ser incomodado.

Jordan apontou o 5-3 na sequência deste livre
Fonte: Nazaré Beach Events

Portugal começou a segunda parte a controlar e cedo dispôs de um livre em zona bastante favorável. Contudo, Coimbra atirou por cima da baliza turca. Pouco depois, belo lance ofensivo começado em Andrade, que colocou a bola em Léo e este serviu Jordan que, por pouco, não fez o terceiro da tarde.

As oportunidades para a seleção nacional iam-se sucedendo, mas o esférico teimava a não voltar a entrar. Nem a Madjer deu essa gentiliza. A Turquia, por vezes, também conseguia chegar à baliza portuguesa e através de Keskin, sobretudo ele, ia dando trabalho a Andrade.

A meio da segunda metade, Von conseguiu “sacar” um livre-direto a Erkan e em posição frontal, o jovem jogador português atirou rasteiro, apontando o 3-1.

O golo fez bem a Portugal, pois recuperou o controlo da partida e apesar da Turquia ainda conseguir chegar junto da baliza de Andrade já não o fazia com a mesma facilidade, nem com mesma frequência que anteriormente. De forma paciente, a seleção nacional ia tentando construir lances de golo e avolumar o score. Todavia, não era fácil passar pela defensiva turca.

Já perto do final do período, Jordan sofreu falta de Recep, que acabou por ver um cartão amarelo, em zona extremamente favorável. O número cinco de Portugal tomou muito balanço, mas acabou por rematar à figura de Mehmet.

À entrada para o último minuto, Madjer aproveitou uma bola em excelentes condições e com um grande remate de pé esquerdo, fez tremer o travessão da baliza turca. O quarto golo ficou a milímetros.

Concluído o segundo período, Portugal continuava na dianteira, mas desta feita por 3-1. Apesar da Turquia ter estado bem durante boa parte dos segundos doze minutos do encontro, não conseguiu marcar. Através de um golo de livre direto, a seleção nacional recuperou o controlo do jogo, mas, também, conseguiu melhorar os índices defensivos e, somente por pouca sorte, não alcançou uma vantagem mais segura.

A Turquia foi a primeira seleção a dar um sinal de perigo na última parte, mas Andrade, com uma excelente defesa, evitou o golo turco. Porém, cerca de um minuto depois, numa jogada em que a “redondinha” passou pelos irmãos Martins e Coimbra, Bê Martins fez o 4-1.  Pouco depois, Turkmen tentou um pontapé de bicicleta, mas Andrade defendeu a bola para canto.

Os turcos não baixavam os braços e depois de muito insistir, Keskin, com uma bicicleta, reduziu a desvantagem para 4-2. Pouco depois, numa jogada de insistência, Keskin roubou a bola a Torres e, apenas com Andrade pela frente, atirou a contar. Num curto espaço de tempo, Portugal via uma vantagem confortável, passar para a margem mínima. Esta situação de jogo poderia ter durado uns breves momentos, mas Mehmet conseguiu parar um forte remate de Jordan no lance de retoma do jogo.

A “almofada de conforto” de três golos de que Portugal dispôs já não era real e a seleção nacional voltou para o controlo do jogo e por algumas vezes esteve perto de marcar. Exemplo disso foi um cabeceamento de Coimbra à barra da baliza turca. A Turquia não desistia e após uma perda de bola de Bê Martins que ficou a milímetros do golo. No entanto, pouco depois, Jordan, de livre-direto, rematou rasteiro e fez o 5-3.

Terminado o encontro, Portugal venceu a Turquia por 5-3. Resultado algo equilibrado, consoante as diferenças entre as equipas, mas justificado pela grande combatividade demonstrada pelo conjunto turco, seleção que está a fazer a sua estreia na Divisão A da Liga Europeia, pois nunca baixou os braços, tendo lutado sempre contra a adversidade com as “armas” de que dispunha.  A seleção portuguesa, por sua vez, realizou um bom jogo, mas com algumas alturas menos boas, assim como algum azar a nível ofensivo, impediram que a margem tivesse sido outra.

Portugal: 12-Elinton Andrade (GR), 2-Coimbra, 3-Léo Martins, 5-Jordan e 11-Bê Martins

Jogaram ainda: 4-Torres, 7-Madjer (CAP.), 13-Ricardinho e 15-Von

Banco: 1-Tiago Petrony (GR)

Turquia: 1-Mehmet Aslamaci, 3-Erkan Anzaflioglu, 4-Volkan Yesilirmak, 7-Semih Turkmen e 8-Baris Terzioglu

Jogaram ainda: 2-Yasin Bagci, 6-Recep Demir, 10-Cem Keskin e 14-Seyit Ahmet Suer (CAP.)

Banco: 12-Ismail Turhan (GR)

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes numa lista de peso: Manchester United de Ruben Amorim com baixas importantes para o jogo do Boxing Day frente ao Newcastle

O Manchester United de Ruben Amorim tem várias baixas confirmadas para o jogo do Boxing Day, frente ao Newcastle. Bruno Fernandes é a ausência mais notada.

Benfica quer segurar jovem e subir a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros

O Benfica pretende renovar contrato de José Neto e aumentar a cláusula de rescisão. Passar de 30 para 80 milhões de euros.

Kompany elogia jovem português que lançou no Bayern Munique: «Sabíamos que podíamos confiar»

David Daiber jogou pela primeira vez na equipa principal do Bayern Munique. Treinador Vincent Kompany elogiou jovem.

Ruben Amorim mais perto de perder avançado do Manchester United para a Serie A

O negócio entre o Manchester United e a AS Roma por Joshua Zirkzee está a avançar. O internacional neerlandês deve ser emprestado ao clube italiano já em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Feio elogiado por defesa da AS Roma: «Conhecimento tático é incomparável»

Gonçalo Feio foi muito elogiado por um dos seus antigos jogadores. Jan Ziólkowski falou da experiência com o treinador português no Légia Varsóvia.

Lúcia Alves recebeu contactos de 3 equipas da liga norte-americana de futebol

Lúcia Alves pode vir a deixar o Benfica nos próximos tempos. A lateral internacional portuguesa tem três clubes interessados na sua contratação.

Ricardo Mangas revela detalhes da sua vida e confessa: «Sinto que estou no melhor momento da minha carreira»

Ricardo Mangas reforçou o Sporting neste mercado de verão. Lateral foi o protagonista do último episódio "Um Dia Com".