cab futsal

Hoje, para fugir à rotina habitual da minha escrita e diversificá-la, vou falar sobre uma equipa que admiro muito e que me surpreendeu de forma muito positiva este ano: os Leões de Porto Salvo.

Os Leões de Porto Salvo apresentam-se como uma equipa amadora, obviamente, mas com uma entrega e atitude de profissionais. Se olharmos para os recentes resultados e os compararmos com o passado desta equipa, apercebemo-nos de que há uma tremenda evolução.

Anúncio Publicitário

Nos últimos anos, o clube tem efetuado boas temporadas, estando regularmente entre os oito melhores clubes de Portugal. Na época de 2011/2012, os Leões de Porto Salvo ficaram em quinto lugar, tendo atingido as meias-finais do play-off de campeão. Em 2012/2013, alcançaram a sexta posição na competição e os quartos-de-final no play-off de campeão.

Este ano, a equipa está a realizar uma excelente temporada, estando isolada no quarto lugar e ainda a lutar pelo terceiro. Está a quatro pontos do Braga e, faltando apenas três jornadas para o final da Fase Regular, necessita de não perder pontos e de esperar que a equipa bracarense perca pontos, o que, na minha opinião, não será nada fácil.

Para a equipa de Oeiras, faltam três jogos para terminar a fase regular. Para a finalizar, terá ainda de defrontar o Rio Ave em casa, o Póvoa Futsal fora e o Dramático de Cascais, em Cascais.

 

Classificação da fase regular do Campeonato Nacional de Futsal Fonte: Zerozero.pt
Classificação da fase regular do Campeonato Nacional de Futsal
Fonte: Zerozero.pt

 

O jogo frente ao Rio Ave será certamente muito complicado, devido ao facto de os vila-condenses estarem a apenas um ponto do Fundão e de esta equipa receber o Braga, ou seja, uma perda de pontos do Fundão e uma vitória do Rio Ave leva-os ao quinto lugar da classificação. Relativamente ao jogo contra o 12º classificado, Póvoa Futsal, prevejo uma partida intensa e complicada, onde o adversário tudo fará para conquistar os respetivos três pontos.

Quanto ao jogo com o Cascais, este será igualmente difícil, porque a equipa tem a manutenção quase assegurada e ainda luta pelo último lugar que dá acesso ao play-off, dependendo de outros resultados, obviamente.

Para mim, esta equipa é uma enorme revelação, e o seu treinador, Ricardo Lobão, de 44 anos, está a fazer um belíssimo trabalho e merece todo o crédito pelas exibições da sua formação.

É treinador desta equipa desde 2010, sendo esta uma aposta de continuidade que está a dar frutos bem visíveis, contribuindo em grande medida para a melhoria do futsal português.

Este ano, ao longo de todas as jornadas já disputadas, esta equipa alcançou resultados excecionais.Em seguida, enumero alguns resultados que, na minha ótica, são muito positivos e espantosos.

Jornada 2: Leões de Porto Salvo 7-5 Braga

Jornada 3: Belenenses 4-9 Leões de Porto Salvo

Jornada 5: Benfica 2-2 Leões de Porto Salvo

Jornada 7: Académica 5-10 Leões de Porto Salvo

Jornada 8: Leões de Porto Salvo 12-5 Modicus

Jornada 9: Fundão 3-9 Leões de Porto Salvo

Jornada 10: Leões de Porto Salvo 8-3 Boavista

Jornada 11: Rio Ave 1-4 Leões de Porto Salvo

Jornada 16: Leões de Porto Salvo 8-3 Belenenses

Jornada 17: Sporting 6-5 Leões de Porto Salvo

Jornada 18: Leões de Porto Salvo 3-2 Benfica

Jornada 21: Modicus 1-5 Leões de Porto Salvo

Jornada 23: Boavista 2-3 Leões de Porto Salvo

 

O resultado obtido logo na segunda jornada, diante do Braga, mostrou que esta equipa iria fazer uma temporada destemida – grande vitória! O empate no Pavilhão da Luz, na quinta jornada, deixou muitos adeptos chocados, mas o resultado foi claramente justo, mostrando mais uma vez que esta equipa jogava de igual para igual em qualquer campo. A derrota na jornada 17, diante do Sporting, por 6-5, foi claramente injusta. A equipa visitante foi superior ao campeão nacional e não merecia ter perdido daquela forma. Recordo que o Sporting esteve a perder até ao final da partida, mas num minuto acabou vencedor, com um golo em cima do toque da buzina de jogo. Uma partida controversa e um resultado claramente injusto para a equipa visitante!

Coincidência ou não, depois desta derrota, a equipa dos Leões de Porto Salvo venceu o Benfica, por 3-2, voltando a realizar uma excelente exibição.

Faltam quatro jogos para esta equipa terminar a época (em seguida, seguem-se os play-offs) e antevêem-se quatro partidas difíceis, em que o espírito lutador e o espírito de grupo estarão mais uma vez à prova. A equipa viajará até Maia, para defrontar o Arsenal Parada, equipa de escalões inferiores, num jogo que será certamente complicado. Contudo, antecipo uma passagem às meias-finais da competição por parte dos Leões de Porto Salvo.

Caso a passagem se suceda, será mais um grande feito para esta equipa e respetiva equipa técnica.