SITE TEMPORÁRIO

22 de Janeiro, 2022

SL Benfica jogadores abraçados

SL Benfica e Sporting CP cumprem e seguem em frente | Futsal

Benfica e Sporting ganham na champions futsal

Na passada semana disputou-se a ronda principal da Liga dos Campeões de Futsal 2021/22 e, como esperado, os nossos dois representantes (SL Benfica e Sporting CP) avançaram para a ronda seguinte, dado que avançavam três equipas em cada grupo da ronda principal A (12 equipas às quais se juntam os quatro vencedores dos grupos da Ronda Principal B).

Esse objetivo foi cumprido com grande brilhantismo e de forma afirmativa, pois ambas as equipas somaram por triunfos todos os seis jogos realizados na Eslováquia (SL Benfica) e Eslovénia (Sporting CP), garantindo o estatuto de cabeças-de-série no sorteio da próxima fase.

Pese embora o sucesso absoluto, nem todos os jogos foram fáceis, sendo de destacar um encontro muito apertado para ambos os clubes portugueses, curiosamente o jogo de abertura.

No caso dos encarnados, uma vitória muito complicada e suada diante dos belgas do Halle Gooik, por duas bolas a uma, enquanto os leões sofreram para levar de vencida os franceses do ACCS, sorrindo ao emblema leonino o resultado de 4-3. De resto, duas vitórias relativamente tranquilas, perante o Sinara Yekaterinburg (Rússia, 5-1) e os anfitriões do Lucenec (Eslováquia, 10-1).

No caso do Sporting CP, para além de derrotar o representante gaulês, também bateu o Atyrau (Cazaquistão, 8-1) e a equipa que recebeu esta fase, o Dobovec (Eslovénia, 6-1). O encontro com os cazaques teve como ponto de destaque um golo de belo efeito do jovem guardião Bernardo Paçó, de baliza a baliza, aproveitando uma situação de perda de bola no 5×4 adversário.

O sorteio da ronda de Elite decorre no próximo dia 3, sendo que já são conhecidos os anfitriões da próxima fase, e dois deles são precisamente os representantes nacionais, ou seja, é certo que não se irão defrontar na próxima fase e, portanto, podemos ambicionar colocar dois clubes na final four.

Para além dos dois grupos jogados em Lisboa, irá decorrer, entre 30 de Novembro e 5 de Dezembro, um agrupamento na República Checa e outro na Rússia. As 16 equipas apuradas para esta fase irão ser divididas em quatro grupos com quatro equipas cada, onde só o vencedor garante o acesso à final four, em local a decidir após a ronda de Elite.

O meu desejo mais sincero é que o sorteio seja simpático (dentro do possível) para o SL Benfica e o Sporting CP, e que, empurrados pelos seus adeptos, possam discutir uma presença nos quatro clubes mais fortes do Continente, para que o sucessor do Sporting CP possa ser o próprio emblema leonino ou então as águias, algo excelente para a nossa solidificação como potência não emergente, mas hegemónica a nível Europeu e Mundial.

Foto de Capa: Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

BenficaA