Big Four atingem Meias-finais

    cab futsal

    A expressão que eu utilizo no título costuma aplicar-se no ténis, quando temos pela frente os quatro expoentes máximos da atual geração. Neste caso, penso que se enquadra muito bem no Euro 2014, pois as quatro grandes referências da modalidade, a nível europeu, estão classificadas para a fase final da competição, que reúne os quatro semifinalistas ainda com hipóteses de vencer o troféu mais desejado.

    Terminados, hoje, os jogos referentes aos quartos de final, é justo dizer que as quatro equipas mais fortes do continente europeu estão nas meias-finais do Euro 2014. Já antes do torneio começar, eram vistas como os pesos-pesados da competição, sendo natural ver Portugal, Itália, Espanha e Rússia a lutar pelo título.

    Dado que a análise do jogo entre Portugal e Ucrânia já foi feita, ontem, vou apresentar a minha visão sobre os outros três jogos:

    Rússia 6-0 Roménia – O jogo mais desnivelado desta fase, no qual a Rússia se mostrou uma equipa demolidora e com fome de golos. A vitória não sofre qualquer contestação, sendo que, ao intervalo, o resultado já registava 4-0 para a equipa russa. Mais uma vez, a referência ofensiva Eder Lima mostrou o seu instinto matador, ao apontar um hat-trick, estando confortavelmente na liderança dos melhores marcadores, com sete golos. De resto, uma exibição sólida da equipa, com o guarda-redes a mostrar muita segurança, sempre que chamado a intervir. Agora, resta à Rússia preparar o encontro frente à congénere espanhola, num encontro explosivo e onde o espetáculo está garantido. Por outro lado, a Roménia mostrou-se impotente para travar o poderio do seu adversário, não apagando, no entanto, a boa imagem deixada na fase de grupos.

                             Eder Lima, um dos grandes destaques do Euro Fonte: Uefa.com
    Eder Lima, um dos grandes destaques do Euro
    Fonte: Uefa.com

    Itália 2-1 Croácia – O nosso próximo adversário, nas meias-finais, teve de suar bastante para vencer a sempre complicada equipa croata. Curiosamente, o jogo ficou resolvido aos nove minutos, quando a formação transalpina desfez o 1-1 que persistia no jogo, por intermédio de Fortino. Antes, a Itália abriu o marcador no minuto inicial (Romano), tendo a Croácia empatado aos quatro minutos (Jelovcic). Até ao fim, a formação balcânica tentou, pelo menos, empatar e levar o jogo a prolongamento, mas, desta vez, não teve sucesso. De notar que esta equipa tinha conseguido, nos dois jogos anteriores, empatar perto do fim, dando a ideia de quão aguerrida e lutadora é. Fica na retina a prestação lutadora da Itália, que tem pela frente a equipa portuguesa. Neste capítulo particular, a Itália tem sido a nossa “besta negra”, tendo-nos eliminado no último Europeu e no último Mundial, ambas as ocasiões nos quartos de final. Esperemos que, para além da fase da competição ser diferente, o desfecho também o seja.

     

    Imagem que demonstra a intensidade do jogo Fonte: Uefa.com
    Imagem que demonstra a intensidade do jogo
    Fonte: Uefa.com

     

    Espanha 4-0 Eslovénia – Mais um resultado teoricamente expectável. A tetracampeã em título avançou para as meias-finais, perante uma Eslovénia que se apurou, surpreendentemente, para esta fase. Apesar de tudo, mostrou todo o seu valor, e lutou com os seus recursos para tentar travar o poderio espanhol, amplamente conhecido. Ao intervalo, o marcador registava 2-0, e a equipa centro-europeia tentou sempre inverter o rumo dos acontecimentos, mas esbarrou no guarda-redes Rafa, que se mostrou muito competente em todas as ações de jogo. Já no fim da segunda metade, o espanhol Aicardo bisou e dobrou a vantagem da sua equipa, fixando o resultado num 4-0 algo enganador. Creio que a Eslovénia merecia, no mínimo, um golo de honra. Fica, no entanto, a excelente prestação desta equipa, que venceu pela primeira vez na sua história um jogo referente a um campeonato europeu, e logo diante da Itália.

     

    Meias-Finais:

    Portugal vs Itália (17h)
    Espanha vs Rússia (19h30)

     

    Creio que não há muito a dizer em relação a estes dois fabulosos jogos, que serão disputados no dia 6. Os quatro gigantes do futsal europeu vão lutar pelos dois bilhetes disponíveis para a grande final, disputada no Palácio dos Desportos de Antuérpia, dia 8 de fevereiro. Sendo assim, vamos todos apoiar Portugal, e esperar que os nossos heróis possam repetir a façanha de 2010, isto é, atingir o jogo mais desejado.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Antevisão GP China | McLaren soma mais uma pole

    George Russell, no seu Mercedes, acabou numa sanduiche de McLaren, terminando a qualificação na segunda posição.

    João Pereira é o novo treinador do Alanyaspor

    O Alanyaspor oficializou este sábado a contratação de João Pereira. Técnico português deixou o Sporting B e rumou à Turquia.

    Atenção Sporting: Morita dispensado do Japão devido a lesão

    A Federação Japonesa de Futebol anunciou este sábado que Hidemasa Morita e Ayase Ueda foram dispensados por lesão.

    Maxi Araújo reage à derrota do Uruguai com a Argentina e conflito com Romero: «São coisas que acontencem»

    O Uruguai perdeu esta madrugada com a Argentina por 1-0 na qualificação sul-americana para o Mundial 2026. Maxi Araújo reagiu.

    Benfica: Atlético Madrid pode avançar por Álvaro Carreras no verão

    O Atlético Madrid está interessado em contratar Álvaro Carreras no próximo mercado de transferências. Alvo prioritário dos espanhóis.
    Eduardo Nunes
    Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.