Duplo confronto contra um novo Brasil

- Advertisement -

No fim deste mês, mais concretamente no dia 30, e no primeiro dia de fevereiro, a nossa seleção vai defrontar a congénere do Brasil em dois encontros de cariz particular, a disputar respetivamente no pavilhão João Rocha e no pavilhão da Luz, sendo que, no caso da casa dos leões, será a primeira vez que a seleção lá irá jogar.

Este duplo compromisso é marcado por situações inéditas: para além da estreia desse pavilhão nos jogos da nossa formação nacional, será a estreia em encontros luso-brasileiros com o estatuto de campeões europeus da modalidade, algo alcançado no dia 10 de fevereiro de 2018 na arena Stozice em Liubliana, na Eslovénia.

Irão ser o 21.º e o 22.º encontros no historial de jogos entre estes dois conjuntos, sendo que nos 20 anteriores não há qualquer registo de vitória portuguesa, apenas 16 vitórias brasileiras e quatro empates. Para além disso, não irá haver um encontro entre os melhores jogadores de futsal da história, uma vez que o mago do país irmão, conhecido no mundo do futsal por Falcão, abandonou a sua carreira no passado mês de dezembro e portanto não iremos voltar a ver um reencontro entre os jogadores mais mediáticos. que são, naturalmente, os ícones das suas seleções (Falcão e Ricardinho).

Falcão abandonou uma longa e brilhante carreira no fim de 2018, aos 41 anos
Fonte: Magnus Futsal

Sendo estes jogos marcados por uma nova era da modalidade, sem um dos seus expoentes máximos, esperemos que seja também a oportunidade para finalmente tombarmos a formação sul-americana, nem que seja em encontros amigáveis, que servem de preparação para a fase de qualificação do Mundial 2020, a disputar na Lituânia.

De referir que a turma canarinha defrontou Portugal pela última vez no ano de 2015, no tal encontro muito falado na altura pelas lendas do desporto, e que teve a curiosidade de se disputar num campo de futsal especialmente colocado num dos recintos que acolheram o Mundial 2014 de futebol de 11, isto é, a Arena Castelão em Fortaleza.

Esta dupla jornada, mais importante para ganhar rotinas e testar novos modelos de jogo, como habitual em todos os jogos deste tipo, onde o resultado não é o mais importante, mas creio que seria motivador ganhar ao penta-campeão mundial pela primeira vez na nossa história, ainda para mais numa altura em que o nosso novo estatuto pode trazer uma pressão adicional na hora de encarar grandes competições internacionais e a qualificação para as mesmas.

Texto revisto por Mariana Coelho

Foto de Capa: FPF

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Tommaso Pobega assina em definitivo pelo Bolonha até 2028

O Bologna confirmou oficialmente a opção de compra de Tommaso Pobega ao AC Milan, com o médio a assinar um contrato até 30 de junho de 2028, incluindo opção de renovação para a época seguinte.

RB Salzburgo anuncia saída de Thomas Letsch

O RB Salzburgo confirmou a saída do treinador alemão Thomas Letsch, mesmo com a equipa a ocupar a primeira posição da liga austríaca.

Jogador do Atlético Madrid com acordo para rumar ao Real Madrid

Aimar García vai trocar o Atlético Madrid pelo Real Madrid. A jovem promessa final está em final de contrato com os colchoneros.

Peixinho renova com o Estoril até 2028

Peixinho renovou contrato com o Estoril Praia até 2028 e tem sido aposta de Ian Cathro, já soma sete jogos entre a Liga Portugal e a Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Ousmane Dembélé volta a lesionar-se no AS Mónaco vs PSG

Luis Enrique apostou em  Ousmane Dembélé como titular frente ao AS Mónaco, mas o extremo do PSG saiu lesionado ainda na primeira parte, após apenas 27 minutos em campo.

WWE regressa a Portugal após 10 anos de ausência

A WWE está de volta a Portugal. A principal companhia de Wrestling do mundo confirmou o retorno após dez anos de ausência.

Bruno Sá apresenta programa para liderar o Sporting

Bruno Sá apresentou esta quinta-feira o seu programa eleitoral. O candidato à liderança do Sporting anunciou medias a vários prazos.