Espanha 4-0 Portugal: Isto é tudo muito bonito, mas o que interessa é marcar

- Advertisement -

Pavilhão lotado e uma rivalidade histórica: a receita perfeita para encontrar o primeiro Campeão Europeu de Futsal Feminino. E que jogo! Um jogaço, especialmente de Portugal, sempre por cima, sempre com fome de baliza. Tudo muito bonito, mas… Pois, aí é que a porca torce o rabo, é que o que realmente importa é marcar e isso a Espanha fez, mas Portugal não. Foram bolas ao lado, foram bolas por cima, foi uma Aguete imbatível, mas não entrou. E a Espanha é Campeã da Europa.

A Espanha começou a partida e foi a primeira a criar perigo, mas Ana Catarina defendeu. Portugal respondeu por Carla Vanessa, cujo remate embateu numa adversária e resvalou para a barra. E depois, logo aos três minutos, começou a tragédia lusitana. Catarina defendeu um primeiro remate, mas a bola sobrou para zona proibida e Mayte inaugurou o marcador.

Um golo madrugador que mexeu com Portugal. Sentia-se o nervosismo e a pressão. Sara Ferreira fez uma asneira de todo o tamanho – perdeu a bola de forma infantil e aproveitou Anita para aumentar para dois a vantagem castelhana.

O filme repetiu-se no minuto seguinte, desta feita com Ruta Duarte, mas Ana Catarina evitou que situação piorasse ainda mais. Pouco depois, Jenny teve uma boa oportunidade para reduzir, mas falhou o chuto e, com apenas dez minutos jogados, a Espanha chegou ao terceiro, mas com polémica.

Num ataque que deveria ter dado canto para a equipa nacional, a árbitra decretou reposição pela guardiã espanhola. Apanhadas em contra-pé, as portuguesas tiveram de recorrer à falta. O remate saiu direto, ainda houve um ressalto antes de ela entrar, mas Catarina fica mal na fotografia.

O golpe de final: 4-0
Fonte: UEFA

Pode-se dizer que o mal estava feito, mas o treinador Luís Conceição pediu um timeout e conseguiu incutir alguma tranquilidade à equipa, que começou a carburar de outra forma. Tanto assim foi, que Portugal tomou definitivamente conta do jogo e com Pisko, Cátia e Carla Vanessa a crescerem no jogo começou o festival de remates, mas, ora para fora, ora para as mãos de Aguete, manteve-se tudo assim até ao intervalo.

A segunda metade foi o expoente desse domínio nacional. As portuguesas abafaram a Espanha, que poucas vezes se aproximou da baliza à guarda de Ana Catarina, mas nunca conseguiram concretizar e, desde os falhanços de Lídia aos remates perigosos de Fifó, a bola não queria entrar. Entrou foi do outro lado, aproveitando as espanholas uma altura em que Pisko jogava como guarda-redes avançado para matar a partida.

E pronto, foi isto. A Espanha é a campeã. Mas fiquemos com a vitória moral, jogámos melhor. Ah! E a Cátia… Não podia deixar de falar dela. Que exibição! De longe a mais lúcida jogadora em campo. Ainda ofereceu uns golos, mas as colegas não estavam para aproveitar.

EQUIPAS INICIAIS

Espanha: Aguete; Isa Garcia, Ampi, Peque, Vanessa Sotelo 

Portugal: Ana Catarina, Inês Fernandes, Carla Vanessa, Ana Azevedo, Pisko

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Protesto em Braga: eis a razão que motivou vários adeptos a virarem-se de costas para o relvado no Braga x Sporting

Houve momento de protesto no Braga x Sporting. Ao 12.º minuto, número associado aos adeptos, claques voltaram-se de costas para o relvado.

Kika Nazareth abre o coração e admite: «Não quero estar no mesmo saco que Figo, Mourinho e Cristiano Ronaldo»

Kika Nazareth deu uma entrevista onde falou da pressão e da insegurança. Avançada falou da adaptação ao Barcelona e da vontade de trilhar o seu caminho.

Jogada de génio de Rodrigo Zalazar e golo de Ricardo Horta frente ao Sporting

O Braga recebe o Sporting na 25.ª jornada da Primeira Liga. Ricardo Horta igualou o resultado no Estádio Municipal de Braga.

Gonçalo Inácio inaugura o marcador a favor do Sporting no Estádio Municipal de Braga

O Braga recebe o Sporting na 25.ª jornada da Primeira Liga. Gonçalo Inácio inaugurou o marcador a favor dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do FC Porto x Sporting em Hóquei em Patins

O FC Porto venceu o Sporting por 5-3 na Liga de Hóquei em Patins. Conhece os destaques do encontro.

Farense com 10 garanta o empate frente ao Penafiel nos descontos e afasta-se dos lugares de despromoção: eis os resultados do dia na Segunda...

O Penafiel empatou por 1-1 com o Farense. Os algarvios marcaram no fim do jogo e garantiram um ponto na corrida contra a despromoção.

Portugal goleia Eslováquia e continua só com vitórias na caminhada até ao Mundial Feminino 2027

Mais um jogo, mais uma vitória para Portugal. Na receção ao Eslováquia, goleada clara das Navegadoras e novo triunfo.