Europeu de Futsal 2022: Portugal como anfitrião?

- Advertisement -

Estaríamos a pouco menos de um ano para que o Europeu de Futsal voltasse a ser organizado por alguma nação europeia. Mas, a UEFA decidiu trocar-nos as voltas e alterou o panorama normal para a modalidade no que diz respeito, sobretudo, ao intervalo de tempo que é a competição é realizada e ao número de equipas participantes.

O próximo europeu não será em 2020 como se esperava, mas sim em 2022. A razão desta alteração? Muito simples! Em 2020, a FIFA organiza o Mundial de Futsal na Lituânia e a UEFA não pretende que as duas competições coincidam no mesmo ano. Desta forma, promoveu a alteração para que a competição europeia de seleções aconteça no intervalo entre os dois mundiais (Mundial 2020 – Europeu 2022 – Mundial 2024), ou seja, realizar-se-á de quatro em quatro anos.

Contudo, esta não foi a única alteração. O número de equipas que disputam a prova também foi aumentado e passaremos a ter 16 seleções em vez das 12 que participavam. Já se sabe que a UEFA quer que esta modalidade chegue ao máximo número de países e este tipo de alterações é o exemplo da possibilidade de novas seleções, que outrora não passavam a qualificação, possam jogar na fase final.

A Eslovênia organizou o último europeu e conseguiu eliminar a Itália com o golo do capitão Igor Osredkar
Fonte: UEFA

A UEFA não está só a incentivar as nações europeias com o aumento do número de equipas, mas sim com a possibilidade de serem anfitriãs da competição mais importante de seleções na Europa. Portugal, França e Holanda são os finalistas para receberam a fase final do Europeu em 2022 e esta será a minha opinião de quem deve organizá-lo.

Se tivermos em conta a quantidade de organizações de fases finais de competições da UEFA, Portugal está, claramente, em vantagem visto que já organizou quatro eventos desportivos desta modalidade. Gondomar já recebeu dois europeus: o Euro 2007 e o Europeu Feminino em 2019. Já as outras duas organizações foram em Lisboa ambas para a antiga UEFA Futsal Cup (2010 e 2015). Enquanto, França e Holanda nunca organizaram uma fase final. Este será um fator importante na tomada de decisão pois a UEFA terá em conta as excelentes organizações que os portugueses já realizaram.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica intensifica esforços por renovação de Daniel Banjaqui e há tubarão europeu atento: eis o ponto de situação

O Benfica quer muito renovar contrato de Daniel Banjaqui e intensifica esforços. Barcelona está de olho no jovem lateral.

Tottenham de João Palhinha eliminado da Taça de Inglaterra: eis mais resultados do dia

O Tottenham de João Palhinha foi eliminado pelo Aston Villa na Taça de Inglaterra. Fica com os resultados do dia da prova até ao momento.

Al Ahli derrota Al Okhdood com golo de Ivan Toney: Eis os resultados do dia da Liga Saudita

O Al Ahli venceu o Al Okhdood por 1-0, no encontro referente à 14ª. jornada da Liga Saudita. Ivan Toney foi o autor do único golo.

Bayer Leverkusen de Grimaldo goleado em casa: eis os resultados do dia da Bundesliga

O Bayer Leverkusen perdeu em casa com o Estugarda por 4-1 na jornada 16 da Bundesliga. Alejandro Grimaldo marcou o único golo da sua equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes iniciais para o Vitória SC x Braga da final da Taça da Liga

Vitória SC e Braga medem forças na final da Taça da Liga deste ano. O dérbi minhoto inicia-se às 20h e já são conhecidos os onzes iniciais.

Reinaldo Teixeira garante que quer a Taça da Liga com todas as equipas e assume: «Vamos ver se em Leiria. Estrangeiro? Não temos nenhum...

Reinaldo Teixeira fez um ponto de situação sobre a Taça da Liga. O presidente da Liga Portugal garantiu que quer que todas as equipas participem na competição.

Antigo jogador do Benfica mais perto de rumar ao Sporting

Ivan Chishkala está muito perto de assinar pelo Sporting. O jogador deve deixar nos próximos dias o Torpedo.