Europeu de Futsal 2022: Portugal como anfitrião?

- Advertisement -

Estaríamos a pouco menos de um ano para que o Europeu de Futsal voltasse a ser organizado por alguma nação europeia. Mas, a UEFA decidiu trocar-nos as voltas e alterou o panorama normal para a modalidade no que diz respeito, sobretudo, ao intervalo de tempo que é a competição é realizada e ao número de equipas participantes.

O próximo europeu não será em 2020 como se esperava, mas sim em 2022. A razão desta alteração? Muito simples! Em 2020, a FIFA organiza o Mundial de Futsal na Lituânia e a UEFA não pretende que as duas competições coincidam no mesmo ano. Desta forma, promoveu a alteração para que a competição europeia de seleções aconteça no intervalo entre os dois mundiais (Mundial 2020 – Europeu 2022 – Mundial 2024), ou seja, realizar-se-á de quatro em quatro anos.

Contudo, esta não foi a única alteração. O número de equipas que disputam a prova também foi aumentado e passaremos a ter 16 seleções em vez das 12 que participavam. Já se sabe que a UEFA quer que esta modalidade chegue ao máximo número de países e este tipo de alterações é o exemplo da possibilidade de novas seleções, que outrora não passavam a qualificação, possam jogar na fase final.

A Eslovênia organizou o último europeu e conseguiu eliminar a Itália com o golo do capitão Igor Osredkar
Fonte: UEFA

A UEFA não está só a incentivar as nações europeias com o aumento do número de equipas, mas sim com a possibilidade de serem anfitriãs da competição mais importante de seleções na Europa. Portugal, França e Holanda são os finalistas para receberam a fase final do Europeu em 2022 e esta será a minha opinião de quem deve organizá-lo.

Se tivermos em conta a quantidade de organizações de fases finais de competições da UEFA, Portugal está, claramente, em vantagem visto que já organizou quatro eventos desportivos desta modalidade. Gondomar já recebeu dois europeus: o Euro 2007 e o Europeu Feminino em 2019. Já as outras duas organizações foram em Lisboa ambas para a antiga UEFA Futsal Cup (2010 e 2015). Enquanto, França e Holanda nunca organizaram uma fase final. Este será um fator importante na tomada de decisão pois a UEFA terá em conta as excelentes organizações que os portugueses já realizaram.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Jérémie Boga reforça Juventus por empréstimo do Nice

A Juventus confirmou a chegada de Jérémie Boga. Junta-se agora à equipa de Turim por empréstimo do Nice até ao final da temporada, num acordo que inclui opção de compra.

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

Gustavo Sá deixa Famalicão e vai ser treinado por Sérgio Conceição

O Al Ittihad garantiu a contratação de Gustavo Sá junto do Famalicão. Médio de 21 anos será treinado por Sérgio Conceição.

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

PUB

Mais Artigos Populares

As primeiras palavras de Seko Fofana no FC Porto: «Sou um jogador que dá sempre o máximo, gosto de me cansar»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

FC Porto oficializa chegada de Seko Fofana: eis os detalhes

O FC Porto oficializou a contratação de Seko Fofana. Médio chega por empréstimo do Rennes sem opção de compra.

Ennio Van der Gouw é reforço do Rio Ave

Rio Ave reforça a baliza com a chegada de Ennio Van der Gouw. Cedido pelo Zulte Waregem até ao final da época presente.