Europeu de Futsal 2022: Portugal como anfitrião?

Estaríamos a pouco menos de um ano para que o Europeu de Futsal voltasse a ser organizado por alguma nação europeia. Mas, a UEFA decidiu trocar-nos as voltas e alterou o panorama normal para a modalidade no que diz respeito, sobretudo, ao intervalo de tempo que é a competição é realizada e ao número de equipas participantes.

O próximo europeu não será em 2020 como se esperava, mas sim em 2022. A razão desta alteração? Muito simples! Em 2020, a FIFA organiza o Mundial de Futsal na Lituânia e a UEFA não pretende que as duas competições coincidam no mesmo ano. Desta forma, promoveu a alteração para que a competição europeia de seleções aconteça no intervalo entre os dois mundiais (Mundial 2020 – Europeu 2022 – Mundial 2024), ou seja, realizar-se-á de quatro em quatro anos.

Contudo, esta não foi a única alteração. O número de equipas que disputam a prova também foi aumentado e passaremos a ter 16 seleções em vez das 12 que participavam. Já se sabe que a UEFA quer que esta modalidade chegue ao máximo número de países e este tipo de alterações é o exemplo da possibilidade de novas seleções, que outrora não passavam a qualificação, possam jogar na fase final.

A Eslovênia organizou o último europeu e conseguiu eliminar a Itália com o golo do capitão Igor Osredkar
Fonte: UEFA

A UEFA não está só a incentivar as nações europeias com o aumento do número de equipas, mas sim com a possibilidade de serem anfitriãs da competição mais importante de seleções na Europa. Portugal, França e Holanda são os finalistas para receberam a fase final do Europeu em 2022 e esta será a minha opinião de quem deve organizá-lo.

Se tivermos em conta a quantidade de organizações de fases finais de competições da UEFA, Portugal está, claramente, em vantagem visto que já organizou quatro eventos desportivos desta modalidade. Gondomar já recebeu dois europeus: o Euro 2007 e o Europeu Feminino em 2019. Já as outras duas organizações foram em Lisboa ambas para a antiga UEFA Futsal Cup (2010 e 2015). Enquanto, França e Holanda nunca organizaram uma fase final. Este será um fator importante na tomada de decisão pois a UEFA terá em conta as excelentes organizações que os portugueses já realizaram.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti quer Neymar no Mundial: «Está tudo claro»

Carlo Ancelotti garante que Neymar poderá estar no Mundial de 2026, desde que cumpra uma condição essencial: estar em boas condições físicas.

Hansi Flick confirma baixa de Lamine Yamal e ataca seleção espanhola: «Isso não é cuidar dos jogadores»

Hansi Flick confirmou este sábado que Lamine Yamal não vai marcar presença no encontro entre o Barcelona e o Valência.

Nuri Sahin confirmado como treinador do Basaksehir da Turquia

O Basaksehir da Turquia confirmou a contratação de Nuri Sahin como treinador. O técnico turco está de volta ao ativo depois de ter treinado o Borussia Dortmund.

Sergio Ramos deseja regressar ao Bernabéu… mas não é como jogador

Sergio Ramos começou recentemente a sua carreira de cantor e tem o sonho de atuar no Estádio Santiago Bernabéu.

PUB

Mais Artigos Populares

Sevilha perto de dar oportunidade a um ex-Benfica

O Sevilha poderá promover a estreia de Odysseas Vlachodimos na próxima partida, com Nyland a ser relegado para o banco.

Lamine Yamal faz soar os alarmes no Barcelona

Lamine Yamal não se apresentou no último treino da preparação do encontro entre o Barcelona e o Valência e pode falhar a partida.

Arsenal propõe renovação de cinco anos a defesa central

O Arsenal avançou com uma proposta de renovação de contrato a William Saliba, assegurando o central francês até 2032, prolongando o vínculo atual que termina em 2027.