Futsal | A caminhada para a Holanda começa agora

Dado que fomos campeões no Futsal Euro 2018, uma nova edição terá lugar em 2022, nas cidades holandesas de Amsterdão e Groningen com a respetiva qualificação a arrancar ainda este ano, desta vez em moldes um pouco diferentes do habitual. Ao invés de ser jogado apenas a uma volta, como era habitual, a qualificação irá envolver mais jogos entre as diferentes formações nacionais. Significa que em vez dos três jogos, cada seleção presente na ronda da Elite joga seis encontros, em casa e fora.

Acho a medida interessante mas, numa altura tão delicada como a que o mundo atravessa, até parece irónica a mudança numa altura em que as deslocações entre países são fortemente desaconselhadas, mas a UEFA quando decidiu implementar essa alteração ainda não estávamos a passar esta fase de pandemia.

O grupo que nos separa da prova disputada na Holanda é composto pelas seleções da República Checa, Polónia e Noruega, sendo que a próxima edição do Campeonato da Europa será marcada pelo alargamento para 16 equipas finalistas e pela realização do Europeu a cada quatro anos. Nesta ronda de Elite estão presentes 32 equipas, as 16 finalistas da ronda de Elite de qualificação para o Campeonato do Mundo e mais as equipas apuradas de rondas anteriores.

O emparelhamento resultou num total de oito grupos com quatro equipas cada, apurando-se para o Futsal Euro 2022, tirando o país organizador, os oito primeiros classificados de cada grupo mais os seis melhores segundos, sendo que os dois piores segundos jogam um play-off entre si para definir o último apurado.

Analisando o nosso grupo, a principal ameaça poderá vir da Polónia, apurada para o Euro 2018 (de tão boa memória para nós) ou da República Checa, habitual presença nas fases finais de Campeonatos da Europa de Futsal mas que falhou o bilhete para a edição anterior, ao cair nos play-off diante da Sérvia.

A Noruega é um dos adversários de Portugal nesta fase.
Fonte: UEFA

A Noruega não tem nenhuma tradição de apuramento para grandes competições mas que não pode nem deve ser menosprezada. Apesar de tudo, o nosso atual estatuto exige a nossa presença na Holanda em 2022, tanto com uma passagem como com a liderança do grupo, algo que será algo perfeitamente alcançável caso os comandados de Jorge Braz se apresentem ao seu nível habitual.

Mas, para já, ainda falta mais de um mês para a nossa participação, faltando ainda apurar uma seleção para esta fase, saída do confronto entre Arménia e Bulgária. A ronda de Elite ainda arranca em 2020, com o iniciar da competição de alguns dos grupos, sendo que o grupo 8, onde se insere Portugal, apenas arranca no próximo ano.

Foto de Capa: UEFA

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting anuncia lucro de 20 milhões de euros

O Sporting comunicou durante esta quinta-feira que a sua SAD gerou 20 milhões de euros de lucro na temporada 2024/25.

Bruno Fernandes vai continuar a ser pretendido nas próximas janelas de transferências: Arábia Saudita não desiste do médio

Bruno Fernandes continua a ser pretendido pela Arábia Saudita e o Manchester United pode receber propostas em janeiro de 2026.

Manchester United: Rúben Neves pode juntar-se a Ruben Amorim e companhia

Rúben Neves pode ser reforço do Manchester United no próximo mercado de transferências. O jogador pertence aos quadros do Al Hilal.

João Mário de saída do Besiktas para rumar ao campeonato da Grécia

João Mário pode vir a deixar o Besiktas neste mercado de transferências. O AEK de Atenas fez proposta pelo médio português.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Margarido elogia FC Porto e garante: «O Nacional, como princípio, nunca coloca autocarros»

Tiago Margarido fez a antevisão do FC Porto x CD Nacional, da quinta jornada da Primeira Liga. O técnico elogiou a equipa azul e branca.

Guillermo Ochoa tem novo clube: guarda-redes mexicano de 40 anos assina pelo AEL Limassol

Guillermo Ochoa tem mais um clube na carreira. Depois de ter estado no AVS SAD, o guardião é reforço do AEL Limassol.

Renato Paiva rejeita proposta de clube presente no Mundial de Clubes 2025

Renato Paiva rejeitou uma proposta para assumir o comando técnico do Al Ahly do Egito. Recentemente, o treinador português foi despedido do Fortaleza.