A CRÓNICA: SPORTING CP VENCE FUTSAL AZEMÉIS EM JOGO COM POUCO BRILHO
Depois de já ter vencido por duas vezes o Futsal Azeméis durante a fase regular, o Sporting CP voltou a fazê-lo, desta vez a contar para os quartos-de-final dos “playo-ffs” da liga portuguesa de futsal. A equipa leonina venceu o encontro por 3-0 e leva assim vantagem para o segundo jogo da série que se realiza no dia quatro de junho, no Pavilhão João Rocha.
No Pavilhão Municipal Vale de Cambra, o jogo foi marcado por um ritmo baixo e por duas equipas que mostraram dificuldades ofensivas que lhes impediu que chegassem a zonas de finalização e criassem perigo. O Futsal Azeméis tentou sempre sair a jogar com a bola controlada desde trás, mas, fruto de algumas debilidades técnicas e do bom posicionamento leonino, foram escassas as vezes que o emblema de Oliveira de Azeméis chegou à baliza de Guitta. Já a equipa lisboeta também não estava a conseguir desbloquear o jogo, visto que mostrava bastantes dificuldades em bola corrida, mostrando-se incapaz de ligar o seu jogo com o pivot. Perante este imbróglio, era muitas Merlin, no um para um pela esquerda, ou Guitta, como guarda-redes avançado, que tentavam criar desequilíbrios no adversário. Ora, se de bola corrida estava difícil, foi através da bola parada que o Sporting chegou à vantagem. “Fora” batido, remate de João Matos defendido por Leandro e Pauleta na recarga fez o primeiro aos 13 minutos de jogo. O melhor que a equipa de Ricardo Canavarro consegui fazer na primeira parte foi conquistar a sexta falta ao Sporting. Mas, na marca dos dez metros, Gonçalo Portugal defendeu o remate de Ricardinho. Antes de terminar a primeira parte, o Sporting fez novamente uso de uma das suas melhores qualidades: as bolas paradas. Nuno Dias pediu desconto de tempo antes ser batido um “fora” para o trabalhar com os jogadores. O treinador português parece ter acertado em cheio na sua decisão visto que, na sequência do “fora”, Pauleta apareceu ao segundo poste e fez o segundo na conta pessoal, aos 19 minutos.
#FutsalSCP | ⏹ FINAL DO JOGO:
Os Leões venceram o FC Azeméis por 0-3, no jogo 1 dos quartos-de-final do Campeonato Nacional! 💪
⚽ Pauleta (2) e @panyvarela18 #FCASCP pic.twitter.com/VQc19PxxHB
— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades) May 27, 2022
Se a primeira parte tinha-se mostrado pouco interessante, a segunda acentuou ainda mais essa tendência. A equipa de Oliveira de Azeméis sem argumentos para incomodar a equipa leonina, e o Sporting que, agradado com o resultado, procurou controlar a partida a um ritmo baixo, sem grandes intenções de alargar a vantagem. O lance de maior destaque do segundo tempo acabou mesmo por ser o terceiro golo da equipa visitante, marcado por Pany Varela, a poucos segundos do fim, quando o Futsal Azeméis estava já em 5-4.
Assim, o Sporting CP parte em vantagem para o segundo jogo desta série, que se realiza no próximo dia 4 no Pavilhão João Rocha e tendo este jogo como referência, espera-se novamente um jogo de um sentido só.
A FIGURA
#FutsalSCP | 🎙 13′ GOLOOOOOOOO!! PAULETA!!#FCASCP | 0-1 | pic.twitter.com/deDFlsxjxv
— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades) May 27, 2022
Pauleta – Quando a equipa jogava sem um pivot fixo, mostrou-se bastante importante para dar profundidade ao ataque leonina e, mais importante do que tudo, foi ele o autor de dois golos importantes que colocam o Sporting com um pé nas meias finais da liga de futsal portuguesa.
O FORA DE JOGO
Ruan Silvestre – Tem sido um dos jogadores em destaque ao longo da época da equipa de Oliveira de Azeméis, mas hoje, à imagem da restantes equipa, mostrou-se incapaz de fazer a diferença.
ANÁLISE TÁTICA- FUTSAL AZEMÉIS
A equipa de Ricardo Canavarro deambulava sempre entre um sistema tático com um pivot fixo, Ricardinho, um sistema sem pivot, de forma a não dar referências ao adversário. Tentou sempre a sair jogar com bola controlada deste a sua baliza, mas o desnível técnico das equipas impediu que a equipa tivesse sucesso em chegar à baliza de Guitta.
5 INICIAL E PONTUAÇÕES
Leandro (8)
Tiago Sousa (6)
Ruan Silvestre (5)
Rúben Freire (6)
Alan Gitahy (7)
SUBS
Romada (6)
Ricardinho (5)
Costelinha (6)
Tito (6)
ANÁLISE TÁTICA- SPORTING CP
O Sporting, como já nos habituou, durante a partida é bastante camaleónico ao nível do sistema tático. Tanto jogou com Waltinho ou Esteban como pivot fixos para dar profundidade à equipa, como em outros momentos optou por colocar Pauleta nessa posição, para dar mais mobilidade à equipa. Essa última opção acabou por ser mais certeira, visto que o Sporting nunca conseguiu ligar o seu jogo ao pivot de referência.
5 INICIAL E PONTUAÇÕES
Guitta (7)
Erick (6)
João Matos (6)
Cavinato (6)
Merlin (6)
SUBS
Gonçalo Portugal (6)
Tomás Paçó (6)
Pauleta (8)
Waltinho (5)
Pany Varela (6)
Esteban (6)
Foto de Capa: Sporting CP – Modalidades