Futsal com um telhado de vidro

A COMPETITIVADE QUE O FUTSAL FEMININO PRECISA

Quando se fala no Futsal feminino a situação é mais “amigável”, de certa forma, no que toca a não haver uma equipa campeã ou subidas e descidas. Antes mesmo de se ter declarado a conclusão das competições, no dia 7 de abril surgiu uma proposta muito interessante para desenvolver a modalidade ao nível feminino.

Uma solução com origem no GD Valverde, formação do Fundão, e a proposta acabou mesmo por ser apresentada à FPF, sendo apoiada por 23 clubes. Da “terra da cereja” até à Cidade do Futebol, chegou a proposta da criação de um segundo escalão para o Futsal feminino. Numa altura em que se fala no crescimento da modalidade, e também da maior aposta por parte da UEFA, faz todo o sentido começarmos a pensar em criar este tipo de competições que promovam a modalidade.

O ACDR Areneiros, que estava a fazer uma grande época 2019/20, foi a última equipa a vencer a Taça Nacional de Futsal Feminino em 2019
Fonte: ACDR Arneiros

Não esqueçamos que, atualmente, apenas sobem quatro equipas à 1.ª divisão nacional através da Taça Nacional, que reúne em cada edição 24 equipas. Havia aqui uma grande possibilidade de dar a competição às atletas que precisem melhorar as suas capacidades. Porém, dado à realidade financeira dos diversos clubes tinha de ser uma proposta estudada até ao ínfimo detalhe para que as despesas não se sobreponham às receitas das formações em competição.

A decisão final cabe agora à FPF, que, em princípio, não deverá recuar quanto à posição tomada de “sem subidas ou descidas” no escalão sénior. Agora, fica apenas em aberto quem irá representar Portugal na próxima edição da UEFA Futsal Champions League. Pode até não parecer, mas há uma linha ténue entre a construção de um telhado de vidro ou de um bem consistente, visto que a decisão não vai agradar a todos – tal como em tudo na vida.

Foto de Capa: FPF

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting e Benfica unidos pela mesma causa: equipas dividiram pagamento de avião privado

O Sporting e o Benfica decidiram pagar um avião privado para garantirem os regressos mais rápidos de Luis Suárez e Richard Ríos.

Rodrigo Mora e o mercado: «As notícias chegam-me sempre, eu peço para que não mandem porque não gosto mesmo de ver»

Rodrigo Mora é um dos jogadores com mais potencial do FC Porto e um dos destaques do futebol nacional. O jogador falou sobre o seu atual momento.

Vitória SC com as portas abertas: os jogadores que saíram de Guimarães nas últimas semanas

O Vitória SC perdeu vários nomes no mercado de transferências de verão e existem jogadores que ainda podem deixar o Minho.

Benfica: Bruno Lage com ‘entrave’ para a partida contra o Santa Clara

O Benfica já começou a preparar a partida frente ao Santa Clara, mas apenas vai realizar um treino com o plantel completo.

PUB

Mais Artigos Populares

Amar Dedic deixa mensagem breve depois de revelada a sua lesão

Amar Dedic já deixou uma mensagem nas suas redes sociais a tranquilizar os adeptos do Benfica, depois de revelada a sua lesão.

Reinaldo Teixeira comenta polémicas relacionadas com futuros jogos do FC Porto: «À Liga cabe avaliar e tomar decisões com base nos regulamentos»

Reinaldo Teixeira abordou a polémica que envolveu as partidas do Nacional da Madeira e do Arouca frente ao FC Porto, que se realizam em setembro.

Seguem as saídas: Vitória SC perto de perder mais um jogador

O Vitória SC está perto de ver Nuno Santos rumar ao futebol russo. O médio ofensivo está a um passo de assinar pelo Sochi.