- Advertisement -

Em Buenos Aires, Portugal conseguiu mais um feito notável e que devia ser motivo de orgulho para todos os portugueses espalhados pelo mundo, ainda para mais numa modalidade que eu tenho o privilégio de poder acompanhar com regularidade, o futsal. 

Num torneio perfeito, com seis vitórias em igual número de jogos, batemos na final o conjunto asiático do Japão por quatro bolas a uma, numa final onde se antecipava desde cedo uma final entre as duas equipas mais fortes do torneio, Portugal e Espanha, só que o Japão estragou a possibilidade de um encontro ibérico no jogo decisivo ao surpreender os nossos vizinhos com uma vitória por três a dois na meia-final, enquanto que nós chegámos ao jogo decisivo com uma vitória contundente sobre a Bolívia por esclarecedores 16-2. 

Para trás tinha ficado a fase de grupos, onde a nossa seleção averbou três triunfos expressivos sobre o Chile (15-2), República Dominicana (14-0) e Camarões (6-0) e uma vitória menos robusta frente aos nossos futuros adversários no último jogo (2-0). Tudo somado, saímos da capital Argentina com o primeiro ouro de sempre em Jogos Olímpicos da Juventude e com um goal-average impressionante (em seis jogos, 57(!) golos marcados – média de 9,5 golos por jogo-  e apenas 5 golos consentidos -0,83 por partida – e com a melhor marcadora destacada da competição, com um total de 21 tentos apontados, Fifó.

Aqui fica uma fotografia da equipa responsável por trazer o ouro para Portugal

Fonte: Comité Olímpico de Portugal

Mais do que todas estas conquistas maravilhosas que este grupo de atletas soberbas averbou, deu-nos a garantia plena de que esta geração de futsalistas promete muito e que temos equipa para continuar a encher o nosso povo de orgulho. Porque, mais uma vez, não é só o futebol que nos dá grandes alegrias, e estas guerreiras merecem todo o nosso apreço e gratidão. 

Não podendo fazer este agradecimento de outra maneira , faço através deste artigo: muito obrigado, meninas! Desfrutem deste momento porque vocês conseguiram algo inédito e que nunca irá ser apagado da história, por muitas medalhas que possamos conquistar: vocês trouxeram o primeiro ouro de sempre nesta competição, em futsal feminino sub-19.

Não é uma competição tão mediática como os Jogos Olímpicos de Verão, porque não o é, mas é um indicador maravilhoso para os anos que se seguem, quem sabe podermos num futuro não muito distante lutar nos Jogos Olímpicos por medalhas nesta modalidade, sendo para isso necessário que o futsal seja incluído no programa olímpico, algo que tendo em atenção a globalização deste desporto e o número crescente de seguidores em todo o mundo, não deve tardar muito.

Foto de Capa: Comité Olímpico de Portugal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola coloca Iván Fresneda na rota do Arsenal

Iván Fresneda pertence aos quadros do Sporting e interessa ao Arsenal, emblema atualmente orientado por Mikel Arteta.

Descontos amargam a estreia de Vítor Pereira na Premier League pelo Nottingham Forest e Marco Silva vence: eis os resultados do dia na prova

Últimos minutos de loucos amarguraram estreia de Vítor Pereira na Premier League. Liverpool venceu por 1-0.

Atalanta leva a melhor sobre o Nápoles para a Serie A

A Atalanta recebeu e venceu o Nápoles por 2-1 durante este domingo, num encontro a contar para a 26.ª jornada da Serie A.

Atlético Madrid quer mais um defesa esquerdo e vai oferecer 45 milhões de euros por jogador espanhol

O Atlético Madrid deseja reforçar o lado esquerdo da defesa. Carlos Romero, lateral do Espanyol, é alvo dos colchoneros.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid prepara-se para exercer cláusulas de recompra: 3 jogadores devem regressar por apenas 27 milhões de euros

O Real Madrid quer contar com três jogadores no seu plantel da próxima temporada: Jacobo Ramón, Chema Andrés e Nico Paz.

José Neto depois da estreia a titular pelo Benfica: «Acho que entrei confiante»

José Neto foi titular no Benfica x AVS SAD na estreia no onze inicial encarnado. Defesa destacou trabalho de formação e confiança depositada por José Mourinho.

Marca impressionante: Cristiano Ronaldo chega aos 500 golos depois dos 30 anos e já ultrapassou esse número

Desde que completou os 30 anos que Cristiano Ronaldo marcou 501 golos. Marca dos 500 superada na vitória do Al Nassr sobre o Al Hazem.