📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Em Buenos Aires, Portugal conseguiu mais um feito notável e que devia ser motivo de orgulho para todos os portugueses espalhados pelo mundo, ainda para mais numa modalidade que eu tenho o privilégio de poder acompanhar com regularidade, o futsal. 

Num torneio perfeito, com seis vitórias em igual número de jogos, batemos na final o conjunto asiático do Japão por quatro bolas a uma, numa final onde se antecipava desde cedo uma final entre as duas equipas mais fortes do torneio, Portugal e Espanha, só que o Japão estragou a possibilidade de um encontro ibérico no jogo decisivo ao surpreender os nossos vizinhos com uma vitória por três a dois na meia-final, enquanto que nós chegámos ao jogo decisivo com uma vitória contundente sobre a Bolívia por esclarecedores 16-2. 

Para trás tinha ficado a fase de grupos, onde a nossa seleção averbou três triunfos expressivos sobre o Chile (15-2), República Dominicana (14-0) e Camarões (6-0) e uma vitória menos robusta frente aos nossos futuros adversários no último jogo (2-0). Tudo somado, saímos da capital Argentina com o primeiro ouro de sempre em Jogos Olímpicos da Juventude e com um goal-average impressionante (em seis jogos, 57(!) golos marcados – média de 9,5 golos por jogo-  e apenas 5 golos consentidos -0,83 por partida – e com a melhor marcadora destacada da competição, com um total de 21 tentos apontados, Fifó.

Aqui fica uma fotografia da equipa responsável por trazer o ouro para Portugal

Fonte: Comité Olímpico de Portugal

Mais do que todas estas conquistas maravilhosas que este grupo de atletas soberbas averbou, deu-nos a garantia plena de que esta geração de futsalistas promete muito e que temos equipa para continuar a encher o nosso povo de orgulho. Porque, mais uma vez, não é só o futebol que nos dá grandes alegrias, e estas guerreiras merecem todo o nosso apreço e gratidão. 

Não podendo fazer este agradecimento de outra maneira , faço através deste artigo: muito obrigado, meninas! Desfrutem deste momento porque vocês conseguiram algo inédito e que nunca irá ser apagado da história, por muitas medalhas que possamos conquistar: vocês trouxeram o primeiro ouro de sempre nesta competição, em futsal feminino sub-19.

Não é uma competição tão mediática como os Jogos Olímpicos de Verão, porque não o é, mas é um indicador maravilhoso para os anos que se seguem, quem sabe podermos num futuro não muito distante lutar nos Jogos Olímpicos por medalhas nesta modalidade, sendo para isso necessário que o futsal seja incluído no programa olímpico, algo que tendo em atenção a globalização deste desporto e o número crescente de seguidores em todo o mundo, não deve tardar muito.

Foto de Capa: Comité Olímpico de Portugal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Catarina Campos e a chegada da árbitra à Primeira e Segunda Liga: «Fui a primeira e espero que não tenha sido apenas para ficar...

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

Antigo internacional sueco do Benfica e Arsenal elogia e aconselha Viktor Gyokeres a perder peso: «Penso que o ajudaria»

Stefan Schwarz, antigo internacional sueco do Benfica e Arsenal, dá conselho a Viktor Gyokeres para melhorar na Premier League.

Catarina Campos representou Portugal no Euro Feminino em 2025: «Enche-me de orgulho poder ser a pessoa que levou essa bandeira»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

Catarina Campos revela: «Estou na pré-seleção para poder estar presente no Mundial 2027»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda a polémica: Schjelderup vai esta quarta-feira a Tribunal e já se sabe horas

Andreas Schjelderup vai esta quarta-feira ao Tribunal da Copenhaga. Sessão judicial inicia às 12h15 e tem duração de 45 minutos.

Más notícias para o Arsenal em relação a Gabriel Magalhães

Gabriel Magalhães pode não jogar mais em 2025. O defesa-central brasileiro sofreu uma lesão pela seleção do Brasil e pode falhar um a dois meses de competição.

Darwin Núñez volta aos treinos no Al Hilal: como está a ser a aventura do ex-Benfica?

Darwin Núñez está de volta aos treinos do Al Hilal. Avançado uruguaio de 26 anos esteve lesionado durante um mês.