- Advertisement -

Em Buenos Aires, Portugal conseguiu mais um feito notável e que devia ser motivo de orgulho para todos os portugueses espalhados pelo mundo, ainda para mais numa modalidade que eu tenho o privilégio de poder acompanhar com regularidade, o futsal. 

Num torneio perfeito, com seis vitórias em igual número de jogos, batemos na final o conjunto asiático do Japão por quatro bolas a uma, numa final onde se antecipava desde cedo uma final entre as duas equipas mais fortes do torneio, Portugal e Espanha, só que o Japão estragou a possibilidade de um encontro ibérico no jogo decisivo ao surpreender os nossos vizinhos com uma vitória por três a dois na meia-final, enquanto que nós chegámos ao jogo decisivo com uma vitória contundente sobre a Bolívia por esclarecedores 16-2. 

Para trás tinha ficado a fase de grupos, onde a nossa seleção averbou três triunfos expressivos sobre o Chile (15-2), República Dominicana (14-0) e Camarões (6-0) e uma vitória menos robusta frente aos nossos futuros adversários no último jogo (2-0). Tudo somado, saímos da capital Argentina com o primeiro ouro de sempre em Jogos Olímpicos da Juventude e com um goal-average impressionante (em seis jogos, 57(!) golos marcados – média de 9,5 golos por jogo-  e apenas 5 golos consentidos -0,83 por partida – e com a melhor marcadora destacada da competição, com um total de 21 tentos apontados, Fifó.

Aqui fica uma fotografia da equipa responsável por trazer o ouro para Portugal

Fonte: Comité Olímpico de Portugal

Mais do que todas estas conquistas maravilhosas que este grupo de atletas soberbas averbou, deu-nos a garantia plena de que esta geração de futsalistas promete muito e que temos equipa para continuar a encher o nosso povo de orgulho. Porque, mais uma vez, não é só o futebol que nos dá grandes alegrias, e estas guerreiras merecem todo o nosso apreço e gratidão. 

Não podendo fazer este agradecimento de outra maneira , faço através deste artigo: muito obrigado, meninas! Desfrutem deste momento porque vocês conseguiram algo inédito e que nunca irá ser apagado da história, por muitas medalhas que possamos conquistar: vocês trouxeram o primeiro ouro de sempre nesta competição, em futsal feminino sub-19.

Não é uma competição tão mediática como os Jogos Olímpicos de Verão, porque não o é, mas é um indicador maravilhoso para os anos que se seguem, quem sabe podermos num futuro não muito distante lutar nos Jogos Olímpicos por medalhas nesta modalidade, sendo para isso necessário que o futsal seja incluído no programa olímpico, algo que tendo em atenção a globalização deste desporto e o número crescente de seguidores em todo o mundo, não deve tardar muito.

Foto de Capa: Comité Olímpico de Portugal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal garante apuramento com goleada frente à Hungria

Na segunda jornada do Europeu de Futsal, Portugal bateu a Hungria por 5-1 e garantiu a passagem às eliminatórias, liderando o grupo D.

Barcelona fecha mais um defesa em negócio que pode ultrapassar os 2 milhões de euros

O Barcelona garantiu a contratação de um promissor lateral direito. Patricio Pacifico vai chegar aos culés proveniente do Uruguai.

Kaio César deixa Al Hilal por empréstimo e ex-Vitória SC já se encontra no Brasil

Kaio César foi emprestado pelo Al Hilal ao Corinthians. Empréstimo do extremo que passou pelo Vitória SC contempla opção de compra.

Aston Villa oficializa contratação de Tammy Abraham e prepara-se para apresentar mais um médio

O Aston Villa garantiu a contratação de Tammy Abraham. Além do avançado internacional inglês, o clube da Premier League deve apresentar Douglas Luiz nas próximas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

O Athletic e uma política única de contratações

O Athletic é um dos emblemas com maior personalidade no mercado de transferências, mantendo-se com uma política altamente restrita.

Estrela da Amadora volta a ir à 3ª Divisão da Alemanha e está perto de contratar lateral-direito com formação no Bayern Munique

O Estrela da Amadora está a fechar a contratação de Max Scholze. O lateral direito tem 20 anos e foi formado no Bayern Munique.

Como ver todos os jogos da última jornada da Champions League em simultâneo?

A DAZN vai ter um programa especial para acompanhar a última jornada da Champions League. 18 jogos em simultâneo.