Este sábado arranca a época 2018/19 em futsal, com a disputa da Supertaça entre o grande dominador nas últimas temporadas, o Sporting CP, e o GD Fabril.

O Sporting CP apresenta um plantel fabuloso, indiscutivelmente um dos melhores conjuntos da Europa. Este plantel repleto de qualidade e soluções para todas as posições parte para este primeiro jogo oficial da nova época com a motivação extra, pois ganhou a Masters Cup, o torneio mais importante da pré-temporada.

Nesta final, a equipa leonina defrontará o GD Fabril, uma equipa que em 2017/18 desceu para o segundo escalão do futsal português, numa temporada difícil para os barreirenses, que tiveram na segunda competição do futsal nacional uma espécie de “tábua de salvação“, ao chegarem à final contra o clube de alvalade. O GD Fabril viveu, neste último Verão, um período muito conturbado, com uma grande incerteza relativamente ao próprio futuro da sua secção de futsal.

Mas neste tipo de jogos tudo pode acontecer e a própria final da Taça foi exemplo disso mesmo. Num jogo onde o clube do Barreiro equilibrou a contenda durante grande parte dos 40 minutos do tempo regulamentar, apenas quebrou nos minutos finais. Mas, como já referi anteriormente, muitos problemas assolaram o Fabril nesta pré-temporada, alguns perfeitamente naturais quando uma equipa desce de divisão, tais como a perda de alguns dos seus jogadores mais influentes e a mudança na equipa técnica.

Mesmo assim, o meu desejo enquanto amante desta modalidade é que este jogo, disputado no pavilhão municipal de Loulé, seja um jogo bem disputado e correto dentro e fora das quatro linhas, tal como sucedeu na final da Taça, onde se viram excelentes exemplos de fair-play entre os jogadores das duas formações.

Bom exemplo de fair-play e companheirismo dados pelos jogadores do Sporting e Fabril
Fonte: GD Fabril do Barreiro

Em termos de favoritismo e pressão de ganhar, esta cai toda nos “verde e brancos”, que têm a “obrigação” de levar a melhor. Esse trunfo pode jogar a favor do Fabril, mas as probabilidades disso acontecer são muito reduzidas. Posto isto, que vença a melhor equipa e que seja um bom jogo, com três boas equipas, fortes e competentes (esperemos) no Sul do país a começar com chave de ouro uma época que promete ser muito animada.

Foto de Capa: Sporting CP – Futsal

Comentários