📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O fruto da aposta feminina | Futsal

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O SC Braga anunciou, há poucas semanas, a aposta numa equipa feminina nos escalões séniores e de formação para a próxima temporada. A primazia num projeto feminino numa modalidade como o futsal.

Ora, em Portugal, a liga feminina de futsal é disputada por 12 equipas, que serão os próximos adversários do Sporting de Braga para a época 2023/24. Na temporada anterior, algumas destacaram-se.

SL BENFICA

O SL Benfica esteve em grande destaque por se ter sagrado campeão nacional. Ao longo da época, a equipa feminina das águias não fugir à regra e manteve-se estável e com resultados positivos sucessivos. Logo, na segunda jornada, a formação das jogadoras encarnadas conquistou a primeira posição da tabela classificativa e desse lugar não voltaram a sair até ao final. Foi diante do Nun’Álvares que conquistaram o título nacional, deixando para trás equipas como EDC Gondomar e Santa Luzia, na fase de eliminatórias do play-off da final.

O caminho pela liga ao longo da temporada verificou-se positivo e de uma supremacia evidente. Além disso, resultou no hexacampeonato para o Benfica e na conquista do troféu da Taça da Liga feminina, frente ao Nun’Álvares, também.

SC NUN’ÁLVARES

Sendo um clube já com alguma história no futsal, o Nun’Álvares fez o hexacampeão suar para conquistar o derradeiro título nacional. Embora tenham começado logo na primeira posição, foram, logo, ultrapassadas pelas encarnadas, ainda assim, a equipa feminina do clube de Paredes optou por tentar complicar a tarefa do Benfica ao máximo, tendo sido as vice-campeãs da competição.

SPORTING CP

O Sporting foi uma das equipas que também merecem ver o reconhecimento pelo duro trabalho concretizado ao longo da temporada passada. Além de terem conquistado um lugar na fase do play-off graças ao terceiro lugar na tabela classificativa, as atletas dos verdes e brancos evidenciaram a capacidade de se manterem fiéis às ambições e de conseguirem atingir uma superioridade que só se viu mais frágil diante de equipas que se manifestaram, igualmente, fortes nesta época que já terminou.

NOVASEMENTE GD

Uma das equipas que conseguiu ter um lugar também nas fases eliminatórias do play-off da final da liga. Apesar de ter sido afastada pelo Santa Luzia apenas nos quartos de final, no meu ponto de vista, merece ter um lugar neste top de destaque, exatamente, por ter conseguido chegar tão longe. Com 14 vitórias num total de 22 encontros, as atletas do clube com origem em Espinho merecem o reconhecimento por alguns momentos inéditos na época, como a vitória larga diante do Sporting. É de ter atenção, uma vez que as jogadoras mostram a confiança necessária para conquistar cada vez mais destaque.

SANTA LUZIA FC

Santa Luzia foi, talvez, das equipas que mais mereceu chegar até onde chegou. Para fechar esta lista, é difícil escolher entre o Novasemente e o Santa Luzia, uma vez que as duas equipas podem, e devem, ser consideradas como equipas a que se deve prestar atenção. É muito difícil ‘dar a volta’ ao estilo de jogo e de conseguir ultrapassar o domínio que conseguem estabelecer desde muito cedo no jogo.

Utilizando como critério o número de vitórias, olho para a equipa feminina do Santa Luzia como uma das favoritas para a próxima temporada a alcançar o mesmo lugar que o da temporada passada, ou até mesmo mais longe, tendo em conta que as atletas apenas viram “o sonho” terminado nas meias-finais ao perderem com o Benfica, nos três jogos da fase final.

Esta lista de cinco equipas que chamaram as atenções, na temporada 2022/23, resulta de uma grande aposta no feminino por parte de cada um dos clubes e até mesmo de Portugal. O SC Braga vai ter uma longa missão nesta competição, encontrando verdadeiras adversárias.

No entanto, de facto, a aposta feminina na modalidade começa a ser uma constante, o que significa o grande passo na história do futsal e do desporto, em geral.

Artigo de opinião redigido por Mariana Gomes

Mariana Gomes
Mariana Gomes
Desde pequena, a Mariana foi habituada a gostar de desporto por causa da família. A paixão reside no Sport Lisboa e Benfica, mas gosta muito de estar a par de todas as atualizações desportivas. Foi na faculdade que ganhou o interesse por Fórmula 1 e Moto GP. Está no último ano de Jornalismo, o que a fez abraçar este projeto com muita motivação.

Subscreve!

Artigos Populares

CONMEBOL quer Mundial 2030 com 64 seleções e há resistência

A CONMEBOL quer aumentar o número de seleções do Mundial 2030. Passar de 48 para 64 equipas, mas há quem se oponha.

Benfica revela quando José Mourinho fará a antevisão relativo à Taça de Portugal

José Mourinho fará a conferência de imprensa de antevisão ao Atlético CP x Benfica na quinta-feira às 14h00.

Lecce rejeita proposta da Premier League e define preço de Tiago Gabriel

O Lecce quer receber cerca de 25 milhões de euros por Tiago Gabriel. Emblema da Serie A rejeitou proposta do West Ham.

Ivan Juric foi despedido 3 vezes em 2025 e está em vias de ter novo clube neste mês

Ivan Juric está próximo de ter novo clube. O treinador croata de 50 anos, que saiu recentemente da Atalanta, foi contactado para assumir o Spartak Moscovo.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado de janeiro: Sporting não quer saídas e fecha porta de Alvalade

O mercado de transferências reabre em janeiro. Sporting não quer deixar sair ninguém, porém pode haver entrada.

Venceu a Champions League com o Barcelona e está a ser apontado como o substituto de Rafa Silva no Besiktas

Com a saída de Rafa Silva cada vez mais certa, o Besiktas já trabalha num sucessor. Rafinha Alcântara está a ser apontado como alvo do clube turco.

Onde ver o Portugal x Suíça dos quartos de final do Mundial Sub-17

Portugal defronta a Suíça nos quartos de final do Mundial Sub-17. Jogos da seleção lusa na prova têm transmissão televisiva no Canal 11.