Os representantes desconhecidos pela maioria

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades O meu artigo desta semana visa falar sobre os dois árbitros que vão estar presentes na fase de elite da UEFA Futsal Cup, Eduardo Coelho e Miguel Castilho.

Se o nome do primeiro já é um habitué nestas andanças, o nome de Miguel Castilho aparece como uma bela novidade para todos nós. Porque é sinal que a qualidade dos nossos árbitros é reconhecida em termos internacionais, e que por vezes todo o burburinho que surge em torno de uma alegada má decisão da terceira equipa não é justificado. E agora refiro-me a todas as modalidades, pois alguns intervenientes adoram justificar os seus falhanços com eventuais erros dos árbitros. Em algumas situações têm toda a razão, mas é necessário perceber que os homens do apito são seres humanos, como todos nós, e não estão, por isso, isentos de erros.

Com isto quero dizer que, olhando para todo o mundo, os árbitros portugueses são dos que menos erram, e devemos por isso sentir orgulho pela sua nomeação para jogos desta importância a nível europeu. Como se sabe, cada conjunto de árbitros é enviado para um determinado país onde se discute um grupo desta fase da UEFA Futsal Cup, tendo Eduardo Coelho sido nomeado para apitar na Croácia e Miguel Castilho nomeado para estar na Eslovénia.

O árbitro Eduardo Coelho tem um currículo bastante recheado Fonte: FPF
O árbitro Eduardo Coelho tem um currículo bastante recheado
Fonte: FPF

É certo que temos sido muito bem representados pelo árbitro da AF Aveiro que, ao longo destes últimos tempos, tem sido presença assídua em alguns jogos importantes não só a nível nacional como também europeu ou mesmo mundial (de lembrar que Eduardo Coelho já esteve presente na final da Liga dos Campeões de futsal em 2013/2014, também já foi chamado para dois campeonatos do mundo, em 2012 e 2016 e três Europeus- 2012, 2014 e 2016) tem, como se pode comprovar, um currículo bem completo no que concerne aos grandes palcos, e agora tem um compatriota oriundo da AF Lisboa, depois de recentemente termos também Nuno Bogalho da AF Coimbra em algumas competições de relevo.

É certo que não é possível prever se Miguel Castilho irá conseguir sequer aproximar-se do estatuto do aveirense, ou se foi apenas uma chamada sem continuidade, mas é sinal de que a UEFA está atenta aos nossos árbitros e às suas prestações, e que estes prémios atribuídos aos árbitros portugueses é um atestado de que os nossos representantes não são assim tão maus como alguns os pintam…

Texto revisto por: Carlos Valente
Foto de capa: Futsal Global

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: onde ver o encontro decisivo da Champions League?

O Benfica e o Real Madrid enfrentam-se durante a noite de terça-feira. O jogo será transmitido em direto na Sport TV 5.

Onde ver o AS Mónaco x PSG no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Champions League

O AS Mónaco recebe o PSG na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Champions League. Parisienses vêm de uma derrota na Ligue 1.

Champions League: Real Madrid anuncia lista de convocados para a visita ao Benfica com uma baixa de peso

O Real Madrid revelou a lista dos 24 jogadores jogadores convocados para a primeira mão do playoff da Champions League frente ao Benfica.

Benfica em alerta: há 2 indiscutíveis em risco de castigo na Champions League

Nicolás Otamendi e Samuel Dahl estão em risco de serem castigados na Champions League, caso sejam admoestados com um cartão amarelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro continua num bom caminho em direção à subida para a Liga Saudita

O Al Ula de José Peseiro conseguiu uma vitória importante por 3-1 na visita ao segundo classificado Al Diriyah.

Rui Borges soma 13 vitórias consecutivas em casa e ultrapassa Augusto Inácio e Ruben Amorim

A vitória do Sporting de Rui Borges frente ao Famalicão foi o 13.º triunfo consecutivo em Alvalade. O terceiro melhor registo da história do clube.

Daniel Bragança estreia-se em registo na sua carreira

Daniel Bragança marcou pela primeira vez na sua carreira um golo de cabeça, dando a vitória ao Sporting contra o Famalicão.