📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pedro Costa abandona o Japão oito anos depois

- Advertisement -

Pedro Costa, a antiga lenda da seleção nacional de futsal, capitão da até à data única equipa portuguesa a vencer a UEFA Futsal Cup no ano de 2010, está de saída do clube que representou nos últimos oito anos, o Nagoya Oceans.

Chegou ao clube nipónico na época 2010/11para ingressar no clube em que terminou a sua carreira como jogador, no ano de 2015. Para além de ter pendurado as chuteiras, iniciou a sua carreira como treinador por essas bandas, com o mesmo sucesso enquanto jogador, pois, nos três anos que passou como timoneiro da formação japonesa, conseguiu conquistar dois campeonatos nacionais, duas taças, duas super-taças e uma competição continental, o campeonato asiático de futsal em 2016.

Como jogador, conquistou cinco campeonatos, três taças e quatro super-taças, para além de dois campeonatos asiáticos de futsal em 2011 e 2014 no país do sol nascente, para além dos múltiplos troféus ganhos em Portugal, nomeadamente sete títulos nacionais, quatro super-taças, quatro taças e a já referida UEFA futsal cup.

Pedro Costa fez parte da equipa que venceu a UEFA Futsal Cup em 2010
Fonte: UEFA

A juntar a todos estes troféus ganhos durante uma longa carreira que incluiu passagens pelo Freixieiro, Sporting, Benfica e Nagoya Oceans, há que referir as 119 aparições do universal com a camisola das quinas, onde apontou 53 golos.

Para já, num curto prazo, Pedro Costa não pode treinar no continente europeu, porque não possui o nível mínimo exigido no curso de treinador (atualmente só possui o nível um), pelo que só está – por enquanto – habilitado a treinar no continente asiático, fator esse que deve levar um dos melhores jogadores portugueses da história a continuar a sua vida profissional na Ásia.

No médio/longo prazo, e estou certo de que é um grande desejo pessoal do Pedro, o seu futuro deverá mesmo passar pelo nosso país, porventura como treinador do Benfica, ou, quem sabe, do Sporting. Em jeito de recordação, lembro que o título europeu conquistado pelos encarnados foi sob os comandos de um antigo jogador do clube, André Lima.

Como se costuma dizer na cultura popular, “o bom filho à casa torna”. Como o profissional em questão já representou ambos os clubes que eu coloquei em cima como hipóteses, seria sempre um regresso, pese embora o maior sucesso na passagem pelas águias, onde conquistou tudo e esteve praticamente oito anos.

 Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Nagoya Oceans

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.