Pedro Costa abandona o Japão oito anos depois

- Advertisement -

Pedro Costa, a antiga lenda da seleção nacional de futsal, capitão da até à data única equipa portuguesa a vencer a UEFA Futsal Cup no ano de 2010, está de saída do clube que representou nos últimos oito anos, o Nagoya Oceans.

Chegou ao clube nipónico na época 2010/11para ingressar no clube em que terminou a sua carreira como jogador, no ano de 2015. Para além de ter pendurado as chuteiras, iniciou a sua carreira como treinador por essas bandas, com o mesmo sucesso enquanto jogador, pois, nos três anos que passou como timoneiro da formação japonesa, conseguiu conquistar dois campeonatos nacionais, duas taças, duas super-taças e uma competição continental, o campeonato asiático de futsal em 2016.

Como jogador, conquistou cinco campeonatos, três taças e quatro super-taças, para além de dois campeonatos asiáticos de futsal em 2011 e 2014 no país do sol nascente, para além dos múltiplos troféus ganhos em Portugal, nomeadamente sete títulos nacionais, quatro super-taças, quatro taças e a já referida UEFA futsal cup.

Pedro Costa fez parte da equipa que venceu a UEFA Futsal Cup em 2010
Fonte: UEFA

A juntar a todos estes troféus ganhos durante uma longa carreira que incluiu passagens pelo Freixieiro, Sporting, Benfica e Nagoya Oceans, há que referir as 119 aparições do universal com a camisola das quinas, onde apontou 53 golos.

Para já, num curto prazo, Pedro Costa não pode treinar no continente europeu, porque não possui o nível mínimo exigido no curso de treinador (atualmente só possui o nível um), pelo que só está – por enquanto – habilitado a treinar no continente asiático, fator esse que deve levar um dos melhores jogadores portugueses da história a continuar a sua vida profissional na Ásia.

No médio/longo prazo, e estou certo de que é um grande desejo pessoal do Pedro, o seu futuro deverá mesmo passar pelo nosso país, porventura como treinador do Benfica, ou, quem sabe, do Sporting. Em jeito de recordação, lembro que o título europeu conquistado pelos encarnados foi sob os comandos de um antigo jogador do clube, André Lima.

Como se costuma dizer na cultura popular, “o bom filho à casa torna”. Como o profissional em questão já representou ambos os clubes que eu coloquei em cima como hipóteses, seria sempre um regresso, pese embora o maior sucesso na passagem pelas águias, onde conquistou tudo e esteve praticamente oito anos.

 Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Nagoya Oceans

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Michel Mboula na mira do Famalicão para o mercado de verão

Famalicão é um dos clubes europeus interessados em Michel Mboula. O defesa de 22 anos representa o Metz da França.

Rodrigo Zalazar deixa mensagem de despedida para os adeptos do Braga: «Serei sempre mais um guerreiro»

Rodrigo Zalazar despediu-se dos adeptos do Braga com uma publicação nas redes sociais. Médio uruguaio será reforço do Sporting.

França chega a princípio de acordo com treinador que venceu três Champions League

Zinédine Zidane chegou a um princípio de acordo com a Seleção Francesa para assumir o comando técnico após o Mundial 2026.

Ricky Van Wolfswinkel admite arrependimento: «Devia ter ficado no Sporting»

Ricky van Wolfswinkel afirmou que sair do Sporting foi o maior arrependimento da sua carreira e recordou com carinho a passagem por Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva recorda episódio com José Mourinho após dérbi em Old Trafford: «Não parecia muito feliz»

Bernardo Silva recordou a confusão que se seguiu ao dérbi entre o Manchester City e o Manchester United de José Mourinho em 2017.

Jornal Marca garante: José Mourinho está 99,9% fechado como treinador do Real Madrid

O jornal espanhol Marca avança que o regresso de José Mourinho ao Real Madrid é apenas uma questão de tempo.

Antigo internacional espanhol comenta possível regresso de José Mourinho ao Real Madrid: «Já não é o Mourinho de há uns anos»

Gaizka Mendieta considera que o José Mourinho não deve ser uma opção para assumir o comando técnico do Real Madrid.