📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 2-1 França: A um pequeno passo das meias!

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: JOGO MUITO DISPUTADO DECIDIDO ATRAVÉS DE DETALHES

No nosso segundo jogo desta fase final do Campeonato Europeu de Futsal sub 19, tínhamos pela frente a seleção da França. A vitória no encontro inaugural perante a Polónia dava esse conforto e essa confiança extra, contra uma equipa gaulesa pressionada pela derrota contra a Itália, sabendo que nova derrota praticamente hipotecava as suas hipóteses na competição, no que diz respeito à passagem para a próxima ronda.

Não é à toa que a seleção francesa é uma das potências emergentes na modalidade, mostrando ter uma equipa jovem muito competente e atrevida. A primeira parte foi um hino à modalidade, com vários ataques e contra-ataques, e à passagem do minuto nove conseguimos potenciar esta situação, com um contra-ataque rápido finalizado por Rodrigo Simão, remate onde dá a ideia que o guardião gaulês, Thibaut Garros podia ter feito ligeiramente melhor, pese embora ter sido apanhado em contrapé.

Um dado estatístico que corroborava essa ideia era o número de remates, em que a França liderava por 15-8 a meio dos primeiros 20 minutos, também explicado pelo diferente estilo de jogo das equipas, o francês mais apostado em ações individuais e remate fácil, enquanto que o nosso um estilo mais “rendilhado”, coletivo e demorado.

A nossa agressividade, no sentido positivo do termo, repercutiu-se no número de faltas, tendo atingido o limite de cinco a 90 segundos do fim da primeira parte. A inexperiência perfeitamente natural desta faixa etária notou-se na sexta falta, cometida a meio minuto do intervalo, originando um livre direto sem barreira, convertido por Benslama.

Empate que se verificava no tempo de descanso, um tento para cada lado, resultado aceitável nesta fase do encontro pois a França não merecia estar em desvantagem face ao que produziu em campo na primeira parte.

À segunda parte começou da melhor forma para Portugal, com um golo de Diogo Santos a aproveitar bem um erro monumental do guarda-redes francês, a errar um passe e a permitir ao jogador nacional chutar para uma baliza deserta.

Nos último dois minutos e meio, a França apostou no guarda-redes avançado, para tentar evitar a derrota mas até ao fim o resultado manteve-se inalterado, vantagem mínima apesar de alguns sobressaltos, nomeadamente uma bola na barra da baliza defendida por Tiago Velho.

Vitória muito difícil, pela diferença mínima, mas o apuramento está praticamente garantido, sendo necessário apenas um empate na quarta-feira contra a Itália na última jornada para garantir o apuramento e a liderança no grupo.

A FIGURA

Rodrigo Simão – Bela partida do pivot do Caxinas, a provar que a formação vilacondense é das que melhor trabalha a nível nacional na formação de novos talentos.

O FORA DE JOGO

Sexta falta – Uma falta completamente desnecessária de Kutchy valeu na altura um livre direto convertido com êxito pela França. É um erro perfeitamente natural dada a inexperiência da idade mas que podia ter tido consequências mais graves num jogo tão equilibrado e disputado.

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Um estilo de jogo mais coletivo, apoiado e focado na qualidade coletiva da equipa, algo fundamental para levar de vencida este duro adversário.

5 INICIAIS E PONTUAÇÕES

Tiago Velho (7)
Diogo Santos (6)
Rafael Freire (6)
Rodrigo Simão (7)
Kutchy (6)

SUPLENTES UTILIZADOS

Raúl Moreira (6)
Bruno Maior (6)
Rúben Teixeira (6)
Ricardo Marques (6)
Tiago Macedo (6)
Tomás Colaço (6)
Pedro Santos (6)
Diogo Furtado (6)

ANÁLISE TÁTICA – FRANÇA

Uma tática declaradamente 3×1, com um pivot assumido no ataque, e muitas vezes a jogar com o guarda-redes Garros subido na tentativa de criar mais situações de desequilíbrio na defensiva portuguesa, sendo que os jogadores franceses jogavam de forma simples e rematando sempre que tinham oportunidade.

5 INICIAIS E PONTUAÇÕES
Thibaut Garros (5)
Mathis Gazengel (6)
Amin Benslama (7)
Ibrahima Niakate (6)
Houmany Dembele (6)

SUPLENTES UTILIZADOS

Rahane Kandoussi (6)
Mamady Kouyate (6)
Léo Faytre (6)
Sofiane Alla (6)
Gora Diop (6)
Amine Gueddoura (6)
Marra Diabira (6)
Romaris Obargui (6)

Foto de Capa: UEFA

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Son Heung-min assume que quer voltar a Londres: «Eu mereço dizer-lhes adeus»

O internacional sul-coreano, Son Heung-min, demonstrou interesse em voltar a Londres para que se possa despedir dos adeptos do Tottenham.

Diogo Boa Alma confirmado como diretor-geral do AVS SAD

O AVS SAD confirmou a contratação de Diogo Boa Alma. O dirigente de 43 anos foi o escolhido para assumir a equipa que está no último lugar da Primeira Liga.

Franjo Ivanovic deixa muitos elogios para José Mourinho e para Rui Costa: «Quando o presidente entra na sala, sente-se logo a sua presença»

Franjo Ivanovic fez um balanço da sua experiência no Benfica. O avançado internacional croata deixou elogios para José Mourinho e para Rui Costa.

Nuno Mendes fala da sua evolução: «Considero-me um bom lateral, não gosto de dizer que sou o melhor»

O internacional português e vencedor da última edição da Champions League, Nuno Mendes, refletiu sobre a sua evolução como jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador desejado pelo Manchester United rejeita juntar-se ao clube de Ruben Amorim

O Manchester United de Ruben Amorim demonstrou interesse na contratação de Jobe Bellingham. Médio não quer rumar aos red devils.

Vinícius Júnior vira costas a Xabi Alonso e tem futuro no Real Madrid ameaçado

Vinícius Júnior e Xabi Alonso estão de costas voltadas. O avançado brasileiro pediu aos agentes para avaliarem opções para o futuro.

Fernando Seabra demitido pelo RB Bragantino após três derrotas consecutivas

O RB Bragantino anunciou, na passada segunda-feira, o despedimento do treinador Fernando Seabra, após três derrotas consecutivas.