Portugal 4-1 Países Baixos: Passo de gigante rumo aos quartos!

- Advertisement -

Neste encontro, o segundo do campeão europeu em título de Futsal, estavam frente a frente as duas equipas vitoriosas na jornada inaugural, e procuravam dar um passo de gigante rumo aos quartos-de-final da prova. Ao contrário do jogo anterior contra a Sérvia, a equipa portuguesa entrou bem melhor e mais perigosa, assumindo o controlo do jogo e criando algumas boas situações junto da baliza neerlandesa, mas o guardião

O corolário desta boa entrada deu-se ao sexto minuto, com um remate de Zicky a desviar num jogador adversário e caprichosamente a acabar no fundo das redes, dando assim um aspeto no resultado mais condizente com os primeiros minutos do encontro.

A exibição de Portugal estava a ser bastante positiva e antes do intervalo ainda surgiu mais um golo para a nossa seleção, de Pany Varela. Apesar de não ter sido o autor do tento, destaque para o trabalho soberbo de Zicky, a mostrar que, com ele em campo, a equipa é muito mais objetiva e a sua qualidade e magia muito auxilia na criação de espaços para desmarcar os seus colegas de equipa.

O resultado ao intervalo traduz bem a superioridade portuguesa no encontro e é um fiel representante daquilo que foram os primeiros 20 minutos.

A segunda metade iniciou da melhor maneira para os nossos rapazes: logo aos três minutos conseguimos marcar mais um, por intermédio de Pany Varela, após uma reposição lateral, assistência para o jogador do Sporting CP que marcou após um remate de meia distância,  num lance onde ficou a ideia que o guarda-redes adversário é mal batido.

Nos minutos finais, destaque para um golo dos Países Baixos, num lance em que o jogador neerlandês viu a posição de André Sousa, tentou um golo de bandeira mas acertou na trave e sobrou para Bouyouzan que no frente a frente com André Sousa não desperdiçou e abriu a discussão do resultado quando ainda faltavam mais de seis minutos.

Até ao fim, os Países Baixos somente apostaram no 5×4 nos últimos 30 segundos e rapidamente se percebeu o motivo: uma perda de bola infantil do defensor graças à sua indecisão relativamente ao destinatário do seu passe permitiu a Afonso Jesus o roubo da bola. Com a baliza deserta, o golo foi uma mera formalidade e assim garantimos uma vitória tranquila e plenamente justa, que permite abordar o próximo jogo perante a Ucrânia em posição privilegiada de apuramento.

 

A FIGURA

Zicky Té – Não marcou mas fez um jogo tremendo, pois assim que era chamado a jogo este mudava de feição, mostrando a sua importância vital na manobra ofensiva e defensiva da equipa. Teve um pequeno erro no golo neerlandês, mas tem bastante tempo para evoluir (afinal, ele só tem 20 anos!).

O FORA DE JOGO

Maximiliaan Tjaden – O selecionador da equipa organizadora mostrou bastante respeito pela nossa seleção, talvez até demais, pois raramente procurou inverter o rumo dos acontecimentos, mesmo quando estava a perder por três golos. Dá a ideia que já ia mentalizado que ia perder.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Portugal- Jorge Braz, como habitual, apostou inicialmente na tática 4:0, sem pivot fixo no ataque, mas muito mutável ao longo do encontro, entrando Zicky sempre que se justificasse a mudança para 3:1, e foi nesta última tática que conseguimos criar mais perigo e situações iminentes de golo.

5 INICAIS E PONTUAÇÕES

André Sousa (6)

Erick Mendonça (6)

João Matos (6)

Bruno Coelho (6)

Pany Varela (7)

SUBS UTILIZADOS

André Coelho (6)

Tomás Paçó (6)

Afonso Jesus (6)

Fábio Cecílio (6)

Miguel Ângelo (6)

Tiago Brito (6)

Pauleta (7)

Zicky Té (8)

 

ANÁLISE TÁTICA – PAÍSES BAIXOS

A organizadora deste torneio apostou num pivot declarado no ataque, Said Bouzambou. Ao longo do encontro não criou grandes sobressaltos à equipa portuguesa. Não revelou grande audácia durante o tempo de jogo, parecendo que entrou resignado com uma eventual derrota.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES

Manuel Kuijk (6)

Mats Velseboer (5)

Karim Mossaoui (5)

Yoshua St Juste (5)

Said Bouzambou (5)

SUBS UTILIZADOS

Oualid Saadouni (4)

Jamal El Ghannouti (5)

Lahcen Bouyouzan (5)

Amir Molkarai (5)

Mohamed Attaibi (5)

Jordany Martinus (5)

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.