Portugal 5-0 Alemanha: Vitória indiscutível da melhor equipa

- Advertisement -

Sabendo de antemão que a República Checa tinha ganho à Letónia e feito os seis pontos, Portugal sabia que bastava ganhar à congénere da Alemanha para se apurar para a fase seguinte. Para passar para a liderança do agrupamento, Portugal tinha que ganhar por seis golos de diferença e assim precisava apenas de um empate no derradeiro jogo para garantir a liderança deste grupo 8.

O encontro começou tal como se esperava, com a nossa seleção a ter muito mais volume de jogo e oportunidades de abrir o marcador. A estratégia alemã passava por retardar o golo inicial dos portugueses. Os alemães apostavam em possíveis contra-ataques originados por uma eventual desatenção defensiva portuguesa provocada pela ansiedade de a bola não entrar na baliza adversária.

E a verdade é que a estratégia germânica estava a resultar, com o nulo a manter-se até bem perto do intervalo, pelo menos a parte defensiva. Só que uma jogada muito bem construída por Portugal permitiu a Fábio Cecílio um remate de longa distância, com a bola a entrar no canto superior da baliza defendida por Phillip Pless. O ala que representa o SL Benfica foi bem assistido por Ricardinho a menos de cinco minutos do intervalo, e abria assim o marcador em Viseu.

Ainda antes do descanso, mais um golo português a registar, da autoria de Pedro Cary, após passe do seu antigo colega de equipa, João Matos. Os primeiros 20 minutos terminavam assim com uma vantagem de 2-0 da nossa seleção, num encontro muito fechado, apenas desbloqueado com o golo de Fábio Cecílio.

Pedro Cary marcou o segundo golo da seleção nacional antes de o jogo ir para intervalo
Fonte: FPF

A segunda parte começou com uma tática semelhante à do início. Portugal a assumir as despesas do jogo com uma novidade: o elevado número de faltas dos alemães. Os germânicos tiveram um total de quatro nos primeiros quatro minutos e meio, algo que podia ser explorado para ganhar livres diretos de dez metros, atingidos a partir da sexta falta do adversário. Pelo meio, Fernando Cardinal fez o terceiro golo, numa finalização de qualidade, num lance onde o guardião germânico parece ser mal batido.

Os minutos que se seguiram foram bastante monótonos, com o tempo a passar e sem grandes oportunidades junto da baliza da Alemanha e da nossa, já que a formação alemã era inexistente em termos ofensivos. A apatia na partida foi apenas interrompida pelo grande golo de Cardinal: uma finalização felina do pivot português, após um passe brilhante de Ricardinho.

O jogador do Sporting CP foi aliás o único marcador nesta segunda parte. O número sete ainda marcou mais um fruto da sociedade Ricardinho/Cardinal, na mesma sequência da jogada anterior, permitindo assim o hat-trick do pivot do último minuto do encontro. O quinto golo de Portugal foi curto para garantir o primeiro lugar.

Perante um rival muito “fechadinho” lá atrás e praticamente inofensivo no ataque, Portugal realizou uma exibição boa mas não brilhante. Resultado final, em Viseu, foi 5-0 favorável à seleção portuguesa, que garante assim a passagem à Ronda de Elite.

CINCOS INICIAIS:

Portugal – Vítor Hugo (GR), Fábio Cecílio, João Matos, Ricardinho e Bruno Coelho

Alemanha – Pless (GR), Wittig, Schnitzerling, Hoffmann e Heinze

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Adversário de Portugal à vista: Onde ver o playoff decisivo entre RD Congo e Jamaica de acesso ao Mundial 2026?

O Grupo K do Mundial 2026, composto por Portugal, Colômbia e Uzbequistão, conhecerá o último membro no playoff marcado para as 22h do dia 31 de março.

Jermain Defoe inicia carreira de treinador no Woking

Antigo avançado do Tottenham, Jermaine Defoe foi anunciado como novo treinador do Woking, da National League, e já tem estreia marcada frente ao Eastleigh.

Basquetebol: Benfica derrota Ovarense e mantém-se no topo da tabela

O Benfica manteve a liderança da Liga de Basquetebol com uma vitória sobre o Ovarense por 89-70, na 18.ª jornada da fase regular.

Antigo jogador do Sporting pode renovar com o Estrela da Amadora

Renan Ribeiro pode continuar no Estrela da Amadora. O brasileiro chegou à Reboleira no começo da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona volta a dominar o Real Madrid e reforça liderança da La Liga Feminina

Na 27.ª jornada da La Liga Feminina, o Barcelona venceu mais um 'El Clásico' frente ao Real Madrid, por três bolas a zero.

David Beckham elogia Michael Carrick e apoia continuidade no Manchester United: «Exatamente o que esperávamos»

David Beckham reforçou os elogios a Michael Carrick. A antiga estrela dos red devils destacou a capacidade do treinador em unir a equipa como um dos principais motivos para merecer o cargo a longo prazo.

Colômbia de Luis Suárez e Richard Ríos derrotada pela França em preparação para o Mundial 2026

Luis Suárez e Richard Ríos foram titulares no desaire da Colombia diante da França por 3-1, no segundo jogo de preparação para o Mundial 2026.