logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Campeonato

Balanço da primeira volta do Campeonato | Futsal

Terminada a primeira volta do Campeonato Nacional de Futsal, chegou a altura de fazermos o balanço das primeiras 13 jornadas da contenda e conhecermos as oito equipas que avançam para a final-eight da Taça da Liga.

Numa análise global à tabela classificativa, realça-se que, sem grandes surpresas, Sporting CP e SL Benfica ocupam as duas primeiras posições. Os dois rivais de Lisboa continuam a dominar a modalidade e estão uns degraus acima do restante “pelotão”. A grande novidade desta edição é o facto de as duas equipas já terem conhecido o sabor da derrota em três ocasiões – uma derrota para o Sporting e duas para o Benfica – aquando da entrada na segunda volta do Campeonato, algo que não acontecia desde a temporada 2014/15.

Waltinho celebra o quarto golo da sua equipa, diante do rival SL Benfica
Fonte: Sporting CP

Um dos fatores que explica esse hipotético decréscimo exibicional nas primeiras partidas desta temporada, prende-se com o Campeonato do Mundo. Tanto os “leões” como as “águias” começaram a preparar a época sem os internacionais que representaram as suas seleções na Lituânia.

A completar o pódio, encontra-se a AD Fundão, a grande surpresa desta primeira volta. Recorde-se que, a equipa da Beira Baixa, liderou o Campeonato até à 9.ª Jornada e venceu Sporting e SC Braga em sua casa. Sob a batuta de Mário Freitas, Thalles e restante plantel, a equipa de Nuno Couto soma 25 pontos.

A AD Fundão venceu, em sua casa, o Campeão Europeu Sporting CP
Fonte: FPF

Relativamente aos oito primeiros e à participação na próxima Taça da Liga, o lote de equipas é fechado com: CRC Quinta dos Lombos, FC Azeméis, Eléctrico FC, SC Braga e CR Candoso.

E é precisamente em Guimarães que milita mais uma equipa surpresa desta Liga. Se as restantes sete equipas repetem a participação nos oito primeiros lugares, o Candoso é a grande novidade e vai disputar, pela primeira vez na sua história, a Taça da Liga de Futsal. Este feito é ainda mais surpreendente se recuarmos até à última edição da Liga, quando o Candoso esteve a lutar pela manutenção até à última jornada e terminou em igualdade pontual com o ADCR Caxinas, a primeira equipa abaixo da “linha de água”.

Voltando ao presente, a grande novidade desta edição do Campeonato Nacional de Futsal prende-se com o facto de descerem quatro equipas, devido à redução implementada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Ora, se olharmos à tabela, estas quatro posições são ocupadas por: Portimonense SC, AD Modicus, SCU Torreense e GCR Nun’Álvares. Se as duas últimas estão em estreia absoluta no escalão máximo do Futsal nacional, o mesmo não se pode dizer das formações de Portimão e de Sandim. Surpreendentemente – ou não – Portimonense e Modicus estão em posição de descida, depois de terem terminado a última temporada nos Quartos de Final.

Fora da zona de descida e da zona de play-off, estão Viseu 2001 ADSC e CR Leões de Porto Salvo, duas equipas que atingiram esta fase na última temporada e que, ainda assim, estão na luta e em posição para lograr novo feito. Recorde-se que a formação chegou às meias-finais, caindo diante do campeão Sporting.

Em jeito de conclusão e apesar do nosso Campeonato estar concentrado e segregado a apenas duas equipas, a competitividade tem aumentado e as restantes começam a revelar progressos competitivos, quer ao nível da organização, quer da preparação. E nisso, o Futsal sai a ganhar… e todos nós.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo redigido por Tiago Alexandre

O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

FC PORTO vs CD TONDELA