Olhando para a atual classificação da primeira divisão do campeonato nacional de futsal, os lugares de topo já estão praticamente certos, especialmente se olharmos para o pódio (Sporting CP já garantiu o primeiro lugar na fase regular, o SL Benfica ficará na vice-liderança e o SC Braga já tem o terceiro lugar garantido), na luta pelo quarto estão o MODICUS e o Futsal Azeméis, e a AD Fundão ainda pode roubar o quinto posto aos Oliveirenses, mas é a partir daqui que o campeonato se torna mais interessante.

Na luta pelos sétimo e oitavo lugares estão cinco equipas, com apenas dois pontos de diferença entre o 7.º e o 11.º, prometendo uma luta taco-a-taco até ao fim do campeonato, nestas duas jornadas que faltam. Para além do Unidos Pinheirense e da Quinta dos Lombos (que estão em posição que dá acesso ao play-off) a Burinhosa, o Belenenses e o Rio Ave querem desalojar os seus adversários do sétimo e oitavo lugares, respetivamente.

Em termos de calendário, este é claramente mais penalizador para o Rio Ave, que ainda tem que jogar em Sandim, na casa do MODICUS e no seu reduto perante o Sporting e também a Quinta dos Lombos, que vai ao campo do Braga/AAUM e recebe na derradeira jornada o Benfica. O Unidos Pinheirense joga em casa com o Futsal Azeméis, depois de ir até à cidade beirã do Fundão. A equipa sensação da temporada 2015/16, ao chegar às meias-finais, ainda tem que se descolar até Oliveira de Azeméis para jogar com o Futsal Azeméis, antes de jogar com o Braga na Aldeia do Futsal. Por fim, a equipa de Belém tem que ir jogar ao Pavilhão João Rocha jogar com o líder incontestado da Liga, antes de receber os Leões de Porto Salvo.

Com estes jogos no cardápio, veremos quais os dois conjuntos capazes de acompanhar os restantes seis clubes, sendo que quem lá chegar tem uma de duas hipóteses de “escolha”, ou o Benfica para o sétimo posicionado, ou o Sporting para quem ficar no oitavo e último lugar de apuramento. Apesar de tudo, é muito vantajoso alcançar o top oito na classificação final, pois os clubes que o conseguirem estão a salvo de uma eventual despromoção à II divisão, pois é para evitar essa situação que os clubes entre o nono e o 12.º irão lutar a partir de meados de Maio. Os dados estão lançados, veremos quais as equipas que conseguem chegar ao play-off .

Este jogo pode definir no imediato a vida do Fabril e dos Leões de Porto Salvo
Fonte: Leões de Porto Salvo

Na luta pela manutenção, temos o Desportivo das Aves já condenado, ao passo que o Fabril do Barreiro tenta evitar a despromoção, encontrando-se a dois pontos do seu rival mais próximo, os Leões de Porto Salvo. Estas duas equipas ainda se encontram na jornada 25, neste fim-de-semana, num jogo que pode decidir a vida das duas equipas ou baralhar ainda mais as contas. No último jogo os Leões deslocam-se até Belém, ao passo que a equipa barreirense recebe a Desportiva do Fundão. Com tanto por se decidir, sobretudo nas posições mais baixas, não vai querer perder a emoção destas derradeiras duas jornadas, pois não?

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Manique

Comentários