Quase sempre o mesmo

Terminou a fase regular do primeiro escalão do futsal português e o SL Benfica acabou por ser o líder com 75 pontos, mais dois do que o Sporting CP. Está assim encontrado o clube que pode ter alguma vantagem, ou não, caso chegue à final. Pois, terá a oportunidade de jogar o primeiro jogo no seu reduto e também, em caso de negra, de jogar o último.

Mas será mesmo importante ganhar a primeira fase da liga? A verdade é que desde que existem play-offs na liga (2004/05) o vencedor da fase regular foi quase sempre o campeão nacional. Houve apenas duas ocasiões em que isso não aconteceu e ambas as vezes os “encarnados” foram os vencedores da primeira fase, acabando por não erguer o título no final da época.

Em 2010/11, o SL Benfica até se superiorizou aos seus adversários no primeiro momento do campeonato com um registo imaculado. As “águias” foram líderes com 23 vitórias, três empates e sem nenhuma derrota. SL Benfica e Sporting CP, segundo lugar, acabaram separados por nove pontos, mas na final a conversa foi outra.

Numa final à melhor de cinco, os “leões” precisaram apenas de três jogos para derrotar o grande rival e sagrarem-se campeões. A equipa do Sporting CP, então comandada por Orlando Duarte, foi a primeira formação a conseguir quebrar a tradição do vencedor da fase regular ser também o campeão nacional.

Mais do que justa, a vitória do Sporting foi clara e inequívoca, pela excelente entrada em jogo dos leões e pela passividade defensiva dos bracarenses
O Sporting CP foi a equipa que fugiu à regra e foi campeão duas vezes sem vencer a fase regular” Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Em 2013/14, o SL Benfica, novamente, terminava a fase regular como líder, se bem que com os mesmos pontos – 68 pontos – que o Sporting CP. Porém, nos jogos dos play-offs, os “encarnados” acabaram por ser surpreendidos nas meias finais por um AD Fundão em excelente forma e que já tinha ganho a Taça de Portugal dessa temporada ao SL Benfica.

A equipa da Beira Baixa teve a possibilidade de discutir a liga com os campeões em título, o Sporting CP, mas acabou por perder. Os “verdes e brancos” não deram muitas hipóteses à equipa estreante na final e venceram em apenas quatro jogos (3-1). A equipa leonina, que era já treinada por Nuno Dias, conseguiu pela segunda vez ganhar a liga sem ter ganho a fase regular.

Nas quatorze vezes que se disputou o play-off de campeão, doze títulos foram ganhos pelo vencedor da fase regular, ou seja, é quase sempre o mesmo clube nos dois momentos da época. É um indicador que raramente falha e que pode ter um peso acrescido na altura de entrar em campo. Porém, há que sempre ter cautela visto que numa fase a eliminar tudo pode acontecer e as equipas que ficaram em posições inferiores podem surpreender.

Entramos no momento da época de que todos – adeptos e jogadores – gostamos: o play-off de apuramento de campeão. É difícil não achar emocionante o facto de todas as partidas serem importantes e o mínimo deslize pode significar a eliminação da competição e, consequentemente, o fim da temporada. Veremos se o vencedor da fase regular se impõe e ganha a liga ou se, pelo contrário, teremos uma surpresa no final.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.