O Sport Club União Torreense está de regresso à Liga principal de Futsal. A equipa de Torres Vedras precisou de apenas uma temporada para voltar a pisar as quadras do escalão principal. Mas este não é um regresso qualquer, pois a formação do Oeste apresenta-se como atual Campeão da II Divisão Nacional de futsal.
Apesar do sucesso na época transata, o Torreense fez uma autêntica reconstrução no seu plantel. Até à data, são 12 as novas caras que irão vestir o azul grená nesta temporada. Entre renovações e contratações, o Torreense deve ser equipa acabada de subir com o plantel mais experiente na Liga Placard dos últimos anos.
Olhando primeiro para as poucas renovações, das quais eu destaco três: o treinador, Carlos Teixeira; o guarda-redes, Gutta; e o ala, Russo. A começar pelo líder da equipa técnica. Carlos Teixeira é um treinador com uma vasta experiência na Liga Placard, nomeadamente ao serviço do Belenenses. Foi um dos responsáveis pela grande época realizada em 2016/2017, onde a equipa do Restelo terminou a época regular no 4.º lugar. Esse Belenenses foi uma das equipas que mais gosto me deu ver jogar. Este é, certamente, o homem certo para comandar o Torreense neste regresso à primeira divisão.
Sobre Gutta, posso dizer que, na minha opinião, é um dos melhores guarda-redes a nível nacional. Tem 26 anos e acredito que ainda tem muito para dar ao futsal do nosso país. Mesmo tendo apenas duas temporadas no escalão principal, ao serviço do Portimonense, Gutta já provou ter enormes capacidades. É um ótimo guarda-redes entre os postes e consegue, ainda, ter muita qualidade a jogar com os pés. Será, sem dúvida alguma, um dos pontos fortes deste Torreense. Antevejo uma grande temporada para este jovem guarda-redes.
Eduardo Santos, apelidado de Russo no mundo do futsal, vem trazer a experiencia que qualquer equipa a este nível precisa. Na época passada fez o gosto ao pé 14 vezes em 30 partidas. O atleta de 29 anos vai para a sua sexta temporada no primeiro escalão. Os seus melhores anos foram ao serviço do Viseu 2001, onde chegou a ser, inclusive, capitão de equipa. Nas cinco épocas que fez apontou 109 golos. Uma renovação muito importante para a formação de Torres Vedras.
Entrando nas contratações tem três jogadores que preciso de destacar: os alas, Nuno Miranda e Fábio Lima; e o ala/pivô, Júnior. Nuno Miranda é o tipo de ala que consegue partir qualquer tipo de defesa. Na época passada esteve ao serviço do Levante, na liga espanhola. Infelizmente teve uma lesão que dificultou a sua adaptação à nova realidade. Decidiu então voltar a terras lusitanas, onde já causou estragos no passado. Nas duas últimas épocas que esteve em Portugal, ao serviço do Portimonense, foi quando Miranda “explodiu”. Em 57 jogos fez 39 golos. Deste jogador podemos esperar desequilíbrios nas alas, golos bonitos e toda a qualidade que se pode esperar na manobra ofensiva. Miranda é, ainda, internacional A pela seleção nacional. Vem para acrescentar qualidade ao nosso campeonato.
Fábio Lima vai regressar à Liga Placard depois de na época passada ter representado a Burinhosa e a Lusitânia dos Açores na II Divisão Nacional, onde apontou 29 golos no total em ambos os clubes. No Torreense, vai assumir o papel de capitão de equipa. O atleta de 34 anos é um dos mais experientes da liga. Fábio avança para a sua 11.º temporada no mais alto nível, tendo passagens pelo Rio Ave, Sporting e Modicus. Para juntar ao seu currículo, o ala é ainda internacional A por Portugal 30 vezes, tendo marcado presença em Europeus e Mundiais. Se o Fábio estiver na sua melhor forma, tem, na minha opinião, a capacidade para ser um dos melhores alas do campeonato.
Carlos Fonseca, conhecido por Júnior, é internacional SUB 21 e vem proveniente do SC Braga. Este ala/pivô é um goleador nato. É o tipo de jogador que não precisa de muitas oportunidades nem muito espaço para fazer golo. Tem um pé esquerdo potente e uma grande facilidade de remate. Em 16 jogos ao serviço dos bracarenses marcou 11 golos. Será certamente uma arma ofensiva muito importante para a equipa do Torreense. Tendo mais minutos do que o ano passado, prevejo que o Júnior possa fazer o gosto ao pé muitas vezes ao longo da temporada. É um jogador com potencial para estar entre os melhores marcadores do campeonato.
Na pré-época o Torreense já fez três jogos amigáveis, tendo vencido o Fundão por 2-0, perdido perante o Sporting por 3-2 e vencido o Vitória FC por 5-2. Existe ainda outros nomes que podem destacar-se ao longo da época. Este Torreense junta experiência com juventude, uma “poção” importante para se ter sucesso a este nível. Acredito que o seu objetivo seja garantir a manutenção. Porém, aos meus olhos, são uma equipa com capacidade para lutar por um lugar nos playoffs.
Artigo redigido por Tiago Rosário