
Na quinta jornada da Liga Portuguesa de Futsal decorreu o segundo dérbi lisboeta da temporada, depois da vitória do Sporting na Supertaça, o Benfica redimiu-se ao derrotar os leões, por 4-2. Esta é a primeira derrota leonina nesta época, onde ficou notória a fraca primeira parte da Turma de Alvalade.
Jacaré, Lúcio Rocha, por duas vezes, e Edmilson Kutchy foram os autores dos golos das águias, Taynan e Tomás Paçó encontraram o caminho do golo na equipa de Nuno Dias. Com esta vitória os encarnados juntam-se aos Leões Porto Salvo na liderança do campeonato, as duas equipas são as únicas 100% vitoriosas.
Nuno Dias para este jogo não contou com Zicky Tê, Allan Guilherme, Felipe Valério, Gonçalo Portugal, João Matos e Pedro Santos. Enquanto, Cassiano Klein voltou a ter Pany Varela disponível e o internacional português foi a jogo.
A jogar em casa, o técnico brasileiro optou pelo cinco base com Léo Gugiel, Afonso Jesus, Arthur, Lúcio Rocha e André Coelho. Nuno Dias também não surpreendeu nas escolhas com Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Alex Merlim, Diogo Santos e Taynan.
O Benfica entrou com tudo e em apenas dois minutos já poderia estar a vencer. Edmilson Kutchy, nos instantes iniciais, viu o seu remate a ser intercetado por Tomás Paçó, depois Arthur rematou ao lado.
A superioridade do Benfica era evidente e aos 12 minutos chegou o primeiro golo da tarde. Após um pontapé lateral de Arthur, Jacaré rematou na zona dos seis metros para inaugurar o marcador. Este foi quinto golo do brasileiro no campeonato.
O intervalo chegou, mas a vantagem do Benfica era curta para as inúmeras oportunidades que tiveram para ampliar o marcador. O Sporting também desperdiçou algumas chances de golo, com Rúben Freire a atirar à barra e Bruno Maior a falhar na cara de Léo Gugiel.
No recomeço na segunda parte, o Sporting atacou mais e acabou por chegar ao golo do empate. Na sequência de um canto, a bola sobrou para Tomás Paçó que rematou, mas foi Taynan, no poste esquerdo, a colocar a bola no fundo das redes. Estava tudo empatado e tínhamos jogo.
A resposta encarnada não tardou e no minuto seguinte o Benfica voltava a estar na liderança. Higor de Souza serviu Lúcio Rocha, que não desperdiçou. As águias assumiam as rédeas do encontro e no lance a seguir ao golo, Lúcio esteve perto do terceiro, mas o poste não deixou.
O 3-1 aconteceu aos 30 minutos. Grande jogada individual de Kutchy que assistiu Higor. Contudo, o remate do pivot brasileiro foi defendido por Bernardo Paçó e na recarga Kutchy não falhou e fez o segundo golo na temporada.
Nos últimos minutos, houve mais dois golos. Nuno Dias apostou no 5×4 e deu frutos, com Tomás Paçó a reduzir. A assistência foi do mágico Alex Merlim. Faltava apenas um minuto para a buzinar tocar e o Lúcio Rocha aproveitou a baliza deserta do Sporting para sentenciar o resultado em 4-2.
A figura do jogo
Edmilson Kutchy (Benfica) – Apesar dos dois golos de Lúcio Rocha, tenho que destacar o grande jogo de Kutchy. O ala português fez uma excelente jogada no terceiro golo dos encarnados, ao livrar-se de dois jogadores do Sporting com muita qualidade. Salientar ainda, a entrega do jovem internacional português que não dava nenhuma bola como perdida.