Cabeçalho modalidadesEste ano temos um novo representante em relação ao ano anterior, onde foi o Sport Lisboa e Benfica a marcar presença nesta competição. Mas na época 2015/2016 foi o clube verde e branco a ganhar o campeonato, com todo o mérito. Assim, o Sporting Clube de Portugal irá ser o único representante português na Liga dos Campeões de Futsal, ou UEFA Futsal Cup.

O bom lugar que Portugal ocupa no ranking da UEFA (quinto) permite ao clube leonino entrar apenas nesta fase, pois já foi disputada uma fase de grupos anteriormente. Nesta fase apuram-se os dois primeiros para a fase seguinte, num grupo de quatro equipas, tendo calhado em sorte as formações do Real Rieti, de Itália, do Centar Sarajevo, da Bósnia, e os belgas do FP Halle-Gooik. Do que eu conheço, penso que tanto a equipa da Bélgica como a da Bósnia estão perfeitamente ao alcance do nosso Sporting, caso os comandados de Nuno Dias ponham em prática todo o seu talento. Só o Rieti é que pode causar mais problemas, também pela motivação inerente a jogar em casa nesta fase, e pela má experiência com equipas deste país, pois o Sporting CP perdeu a final desta mesma taça frente ao Montesilvano, na época 2010/2011, que é precisamente do mesmo país que o Real Rieti.

Inspirem-se neste exemplo do SL Benfica e tentem conquistar o troféu Fonte: UEFA
Inspirem-se neste exemplo do SL Benfica e tentem conquistar o troféu
Fonte: UEFA

Até este momento o Sporting já iniciou a sua caminhada com uma goleada perante o Sarajevo, por 7-1. Espero, sinceramente, que o nosso representante possa pelo menos chegar à final four, algo que tem sido bastante frequente nos anos mais recentes. Mas mais importante é pensar jogo a jogo, e pensar primeiro em passar esta fase. Só depois, caso cheguem lá, pensarão na ronda de elite. E só no fim, caso consigam alcançar os quatro finalistas, pensarão em poder chegar à conquista do título europeu, que neste caso seria o segundo para Portugal, uma vez que até aos dias de hoje só o Benfica levantou o troféu, na época 2009/2010.

Por isso, desejo toda a sorte do mundo aos jogadores do Sporting Clube de Portugal, para que possam representar-nos e deixar-nos orgulhosos. Porque qualidade na equipa têm de sobra; agora só falta corrigir pequenas falhas, para no momento da verdade não vacilarem.

Sei que pode ser uma frase polémica para alguns adeptos mais fanáticos, mas inspirem-se no exemplo dado pelos jogadores benfiquistas na época gloriosa para o futsal nacional, de que tudo é possível; basta acreditar. Por isso, em frente, Sporting!

Anúncio Publicitário

Foto de Capa: Sporting CP