«The Last Dance»: O adeus ao melhor de sempre | Futsal

- Advertisement -

Ricardinho estreou-se pela Seleção A em 2003, numa partida diante de Andorra, a contar para o Torneio Internacional do Algarve, competição na qual marcou o primeiro golo, diante da Eslováquia. Com apenas 17 anos, o ala do Miramar FC dava nas vistas num conjunto que, poucos anos antes, havia alcançado a fantástica medalha de bronze no Mundial da Guatemala. Falamos da geração de João Benedito, Pedro Costa, André Lima, Arnaldo e por aí fora. Ele ali estava. O pequeno no meio dos grandes. O pequeno que, muito rapidamente, se fez grande.

Em 2007, o primeiro momento alto desta longa e bonita caminhada. Aos 22 anos, Ricardinho estreava-se em grandes competições com a camisola nacional e logo em casa. O Campeonato da Europa disputava-se em Gondomar, Portugal estava a crescer na modalidade e Ricardinho acompanhava essa trajetória ascendente. Por isso, mereceu a chamada de Orlando Duarte. Na competição em que Portugal terminou no quarto posto, o número 2 começou de início em todos os jogos e marcou quatro golos – Chéquia, Roménia (2) e Espanha. Esse golo à Espanha acabou por tornar-se um ícone da sua carreira e, quinze anos, ainda está na memória de muitos amantes da modalidade.

No ano seguinte, foi o momento de se estrear em Campeonatos do Mundo, participando no Mundial do Brasil. Na fase de grupos, Portugal bateu os Estados Unidos, Paraguai, Tailândia e perdeu com a Itália, e acabou eliminado da competição. À semelhança da restante equipa, Ricardinho saiu dessa competição pela porta pequena, tendo marcado apenas um golo. Em 2014, Ricardinho chegou às 100 internacionalizações, numa partida disputada em Caminha, em que Portugal bateu a Suiça por 10-0.

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez e a chegada a Portugal: «Foi um orgulho ver a FPF confiar num estrangeiro»

Roberto Martínez abordou a chegada à seleção nacional. Selecionador de Portugal destacou ainda qualidade do futebol português.

José Mourinho faz capa em Espanha: Reencontro do ‘Special One’ com o Real Madrid

Antes de o Benfica receber o Real Madrid na Champions League, José Mourinho foi capa da Marca, na qual destacaram o reencontro com os blancos.

João Almeida lança objetivos para 2026 e antevê Volta ao Algarve: «É a corrida em Portugal com o mais alto nível e vou tentar...

João Almeida deu uma conferência de imprensa de antevisão da época de 2026. Ciclista vai correr Giro e Vuelta pela UAE Emirates.

Neemias Queta chega a recorde pessoal na carreira na vitória nos Boston Celtics

Neemias Queta somou o máximo de assistências na carreira. Recorde atingido na vitória dos Boston Celtics sobre os Portland Blazers.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia jogador do FC Porto: «Teve jogos difíceis e cometeu alguns erros, mas nunca tive dúvidas da qualidade dele»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Ángel Di María reflete sobre primeira passagem no Benfica e destaca José Mourinho: «Número um, longe dos outros, como pessoa e como treinador»

Numa entrevista ao jornal AS , Angel Di María refletiu sobre vários pontos da sua ilustre carreira, incluindo as passagens pelo Benfica, e elogiou José Mourinho.

Francesco Farioli e o penálti de Samu: «Aquela bola na rede foi com o empurrão de muita gente»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.