📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma surpresa assim não tão surpreendente

- Advertisement -

E porque é que falei da Europa Central? Pois, não podemos esquecer de uma potência do Futebol que, a médio-longo prazo, será destaque no Futsal. Há crescente aposta da Deutscher Fussball-Bund, a Federação Alemã, na modalidade, sobretudo com a criação de um campeonato no país, que começará em 2021/22. Apesar de já existirem algumas competições internas, a criação de algo mais constante será muito mais enriquecedor para o Futsal alemão.

Curioso, mas esta foi outra seleção que Portugal também já teve oportunidade de defrontar e logo em competições oficiais. A partida contou com vitória para a seleção das Quinas por 5-0, num jogo a contar para o apuramento para o Mundial 2020. Mais uma aposta, a ter em conta por estes lados da Europa.

O que pode então ter motivado a aposta no Futsal destas duas poderosas potências do Futebol (e tantas outras)? Possivelmente, as constantes mudanças (para melhor, e ainda bem!) nas competições organizadas pela UEFA.

Começamos pelas competições de seleções. A possibilidade de mais quatro nações participarem no Europeu é, obviamente, um aspeto que permite a entrada de países que não têm tanta tradição no Futsal Europeu. A “Elite Europeia” deixa então de estar tão restrita e não se surpreenda que daqui a diante não tenhamos alguma “nação-surpresa” no Europeu. Basta olhar para o próximo anfitrião do Europeu: os Países Baixos. É uma seleção que, com esta organização, poderá, de aqui a pouco tempo, ser uma seleção a ter em conta. Porque não? E seria mais uma nação da Europa Ocidental a emergir na modalidade (Ahn, disse que estavam a emergir!).

Os Países Baixos vai ser o próximo anfitrião do Europeu e podem ser mais uma seleção a ter em conta no Futsal
Fonte: UEFA

Olhando para as competições de clubes, a UEFA Futsal Champions League tem aberto muitas portas aos clubes periféricos que, outrora, eram restritas – ou diria fechadas mesmo. Mas o pensamento da UEFA de expandir a modalidade para outros países está a ser muito bem conseguido e já temos a presença nas fases mais avançadas da prova dos clubes mais periféricos. Basta olhar para a Main Round, onde tínhamos representantes de muitos países que não estávamos habituados a ver nesta fase.

As alterações nas competições estão a promover de forma correta aquilo que é a competitividade no Mundo do Futsal. Se estou ansioso por todas estas mudanças? Claro que sim! Temos vivido numa Europa dominada por Espanha, Portugal e Rússia (essencialmente), há que ver outro tipo de nações representadas nestes palcos e foi muito por aí que a UEFA olhou para esta modalidade: não ser mais uma dominada pelos mesmos.

Agora, será assim uma surpresa tão grande a vinda de Ricardinho para França? Penso que não. Apenas uma confirmação de que o Mundo do Futsal está a crescer e não se limita apenas aos palcos que consideramos “os melhores do Mundo”. Temos de deixar de ter esta visão, pois o crescimento da modalidade está debaixo dos nossos narizes. Surpresas como esta? Só mesmo para os mais desatentos.

Foto de Capa: ACCS Futsal Club

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Depois de Nico Williams, Oihan Sancet ou Mikel Jauregizar: há uma nova estrela a nascer no Athletic

O Athletic é conhecido pela sua firme aposta na formação, já que não pode contratar jogadores sem ligação ao País Basco.

Ex-Manchester United arrasa Florian Wirtz: «Pareceu uma criança em campo (…) Foi completamente engolido por Matheus Nunes e pelos outros»

Gary Neville criticou a exibição de Florian Wirtz na derrota do Liverpool com o Manchester City. Nome do Matheus Nunes na conversa.

Benfica com processo disciplinar instaurado devido ao jogo com o Gil Vicente

O Benfica vê um processo disciplinar instaurado, devido ao jogo com o Gil Vicente. Na altura, as águias queixaram-se da arbitragem.

Reforçou o FC Porto no mercado de verão e está a destacar-se na equipa B

João Costa regressou ao FC Porto no último mercado de transferências e realizou dois encontros pela equipa B.

PUB

Mais Artigos Populares

Conselho Superior do FC Porto aprova voto de louvor e apoio a Villas-Boas em «solidariedade pela defesa dos legítimos interesses do clube»

O Conselho Superior do FC Porto aprovou por «unanimidade» um voto de louvor e apoio a André Villas-Boas, presidente dos dragões.

Vidros partidos em Alvalade: Conselho de Disciplina instaura processo ao FC Porto

O Conselho de Disciplina da FPF abriu um processo disciplinar ao FC Porto. Em causa, a situação dos vidros partidos em Alvalade.

Azar para uns, sorte para outros: avançado espreita oportunidade no Sporting

Rodrigo Ribeiro deverá merecer uma oportunidade na equipa principal do Sporting, devido à lesão de Fotis Ioannidis.