Análise da Final Four da Taça de Portugal 2021/22 | Hóquei em Patins

No derradeiro dia, FC Porto e SL Benfica encontraram-se no Pavilhão Multiusos de Paredes. Olhando à história, este seria o 15.º encontro entre ambas em finais da Taça de Portugal, com o saldo a ser favorável aos dragões (oito vitórias contra seis). Já nesta temporada, e como não poderia deixar de ser… uma vitória para cada – 4-1 na Luz e 4-3 no Dragão. A juntar isto ao fantástico apoio dos adeptos às suas equipas, estavam reunidos todos os ingredientes para a Final.

Com apenas três minutos de jogo, o duelo ficou inevitavelmente envolto em polémica. Os dragões estavam no seu ataque e, inicialmente, a dupla de arbitragem assinalou uma falta ofensiva. Ainda assim, Gonçalo Alves foi inteligente, cobrou rapidamente o livre e colocou a bola no fundo das redes. Após a partida, o SL Benfica teceu sérias críticas a esta decisão e anunciou que “protestou o jogo […] devido a um erro técnico grave no primeiro golo do jogo”.

Voltando ao jogo, com o golo numa fase tão prematura, os dragões colocaram-se confortáveis na partida e controlaram bem o seu opositor. As águias procuraram o empate, mas não conseguiram, revelando-se incapazes de superar a muralha defensiva. Assim, o 1-0 seguiu para o intervalo.

A abrir o segundo tempo, Grande Penalidade a favor do FC Porto, com Gonçalo Alves a voltar a bater Pedro Henriques. O Benfica subiu as linhas, esteve mais pressionante, criou as suas ocasiões e reduziu, aos 38’, através de um Livre Direto de Nicolía. Porém, nem um minuto tinha passado até Mena voltar a fixar a vantagem em duas bolas. Aos 44’, no penálti para Gonçalo Alves converter. Os encarnados não gostaram da decisão e apresentaram um protesto na mesa. A quatro minutos do fim, novo penálti e novo golo, desta feita para Carlo Di Benedetto, que fechou a contagem em 1-5.

Com três golos, Gonçalo Alves foi a grande figura da Final.

No final, a festa vestiu-se, justamente, de azul. Apesar de ter sofrido sérias dificuldades diante do OC Barcelos, o FC Porto apresentou-se em Paredes com uma equipa bastante personalidade e coesa defensivamente. As bolas paradas acabaram por se revelar decisivas e a equipa de Ricardo Ares foi bastante competente.

Assim, com esta goleada diante do seu rival, o FC Porto conquistou pela 18.ª vez a Taça de Portugal de Hóquei em Patins. Os dragões são mesmo a equipa que já levantou mais vezes o troféu, estando agora com três títulos de vantagem sobre os encarnados. UD Oliveirense (quatro), Sporting CP (quatro), OC Barcelos (quatro), HA Cambra (uma) e CD Malhangalene (uma) são as restantes equipas que já venceram o troféu.

Foto de Capa: CM Paredes

Artigo de opinião de Tiago Alexandre

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona tem oferta de 60 milhões de euros por Ferran Torres

O Barcelona pode perder Ferran Torres neste mercado de transferências. O jogador está a ser pretendido pela Arábia Saudita.

À atenção do Manchester United: RB Leipzig define preço de Benjamin Sesko

O RB Leipzig quer receber muito dinheiro com a transferência de Benjamin Sesko. Avançado é a prioridade do Manchester United.

Real Madrid: Xabi Alonso fecha a porta a jogador pretendido pelo Borussia Dortmund

O Real Madrid não tem interesse em vender Diego Aguado neste mercado. O defesa está a ser pretendido pelo Borussia Dortmund.

Giannis Konstantelias foi associado ao Benfica e tem futuro definido

Giannis Konstantelias vai continuar no PAOK. O clube grego convenceu o médio a ficar e a renovar contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oferece 11 milhões de euros para contratar excedentário do PSG

O Benfica quer contratar um novo extremo direito e pensa em Marco Asensio. Águias chegam aos 11 milhões de euros pelo espanhol.

Foi rejeitado pelo Sporting e está em conversas para reforçar o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest quer reforçar o meio-campo e pensa em Douglas Luiz. Médio representa a Juventus, mas não entra nas contas dos italianos.

Georgios Vagiannidis não vai estar presente no Estádio do Algarve

Georgios Vagiannidis vai ser confirmado em breve como reforço do Sporting, mas não vai assistir à Supertaça de Portugal.