cab hoquei

Emoção até ao fim, decisões polémicas e goleadas. Assim vai o campeonato nacional de hóquei. Chegamos à última jornada sem campeão definido, com uma equipa que pode alcançar o estrelato, e uma certeza: o Benfica não será campeão.

Um final de época ingrato para os encarnados, que este fim-de-semana golearam o Valongo por uns incríveis 12-0. Sim, esse mesmo, o conjunto sensação do campeonato. Mas o que se terá passado com o Valongo para levar uma goleada assim? A explicação é simples. O conjunto nortenho não precisava deste jogo para nada. Independentemente do resultado contra o Benfica, o Valongo continuava a depender de si para ser campeão. Para poupar os atletas para a partida decisiva frente ao Porto, o conjunto nortenho decidiu actuar no Pavilhão da Luz com as reservas. O jogo não tem muita história; o Benfica teve sempre o controlo face à inexperiência dos atletas do Valongo, e os maiores destaques são João Rodrigues, Valter Neves e Carlos Lopez, com um hattrick cada um. É um fim de época infeliz para o Benfica, que goleia em casa o Valongo e o Porto mas não consegue ser campeão. Oportunidades de atacar a liderança falhadas e uma arbitragem em casa do Valongo que prejudicou a equipa encarnada foram importantes para deixar o Benfica afastado do título.

Anúncio Publicitário
Será que o Valongo vai ser feliz? Fonte: advalongo.pt
Será que o Valongo vai ser feliz?
Fonte: advalongo.pt

O Benfica entrou em campo já a saber que estava fora da luta pelo título. Tudo graças à vitória do Porto nos Açores. Os dragões golearam o Candelária por 5-0, com Reinaldo Ventura a marcar quatro golos. Um resultado que coloca o Porto na frente, com mais três pontos do que Valongo e Benfica.

As contas do título são estas: na ultima jornada há um AD Valongo vs FC Porto. Para os homens da casa, só a vitória interessa, pois ficariam com vantagem no confronto directo. Para o Porto, o empate basta para ser bi-campeão. Mas muitos vão perguntar pelo Benfica, pois os encarnados estão com os mesmos pontos do Valongo e têm vantagem no confronto directo com os dois clubes. Se o Benfica ganhar o seu jogo e o Valongo derrotar o Porto, não é campeão porquê? Nesse cenário, as três equipas ficariam com 74 pontos ambas. Mas, mesmo em vantagem no confronto directo, o Benfica não seria campeão. Tudo porque, no mini-campeonato entre estas três equipas, o Valongo fica sempre à frente das águias. É fácil fazer as contas. O Benfica fez seis pontos contra Porto e Valongo; o Porto e Valongo (com menos um jogo cada) fizeram quatro. Portanto, se o Valongo ganhar na última jornada, fará sete pontos no campeonato entre estes clubes e ficará na frente. O primeiro critério de desempate são os pontos conquistados nos jogos entre si. Contas um pouco complicadas de se perceber ao inicio

Mas, feitas as contas, aquilo a que poderemos assistir no próximo fim-de-semana é a consagração ou o entrar na história. Para o Porto, será o cimentar do domínio no hóquei português; para o Valongo, será uma oportunidade única de se sagrarem campeões e quebrar a hegemonia que dura há 13 anos entre Porto e Benfica no nosso campeonato. E que bem merece este conjunto do Valongo.