📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Elite Cup: De girino…a Girão

- Advertisement -

A prova da seriedade com que abordaram o jogo esteve na forma como, nos minutos iniciais, ambas equipas colocaram a defesa da sua baliza como prioridade. Não se podia correr o risco de sofrer um golo nos instantes iniciais, e demorou até que uma das equipas se soltasse do medo de perder. Foi o FC Porto que o fez, e ganhou dividendos nesse aspecto, atirando uma bola a trave e criando muito perigo junto da baliza sportinguista, não lhe permitindo, ao mesmo tempo, sair para o ataque. O problema é que, a defendê-la estava Ângelo Girão, uma autêntica muralha que colocou o ataque do Porto (sobretudo Goncalo Alves, a quem defendeu um lance livre, após falta de Tuco) à beira de um ataque de nervos, mantendo o resultado a zeros até ao intervalo.

 Os treinadores dos finalistas ficaram agradados Elite Cup.
Os treinadores dos finalistas ficaram agradados Elite Cup.

Da primeira para a segunda parte, pouco se alterou, e o FC Porto continuava a comandar as operações, mantendo a objectividade nos seus processos, mas tinha uma autêntica montanha tapar o acesso ao golo, que permitiu aos leões crescer na partida. As defesas de Girão galvanizaram o Sporting e passou-se a acreditar na vitória. E quem acredita…vai. O Sporting teve mais bola no reduto do Porto, e o golo surgiu por André Centeno. O Porto pareceu desanimar, e um minuto depois, Goncalo Alves cometeu falta sobre Font, a décima do Porto que significou lance livre para o Sporting. Chamado à marcação, o espanhol que sofrerá a falta converteu-o e fez o 2-0 aos 9 minutos da segunda parte.

O FC Porto não conseguiu reagir, e só a 3 minutos do final foi capaz de beliscar a superioridade estratégica do Sporting, por Vitor Hugo, que fez o 2-1. A equipa portista voltou a colocar-se por cima, mas Girão e a experiência de Pedro Gil (gerindo a posse de bola e cortando linhas de passe aos portistas) atenuou a reação do adversário, que, a 30 segundos do fim abdicou do guarda-redes para criar superioridade numérica no ataque em busca do empate, mas o Sporting estava muito bem fechado, e foram os leões a ampliar a vantagem fazendo “call” ao “all-in” portista – em contra-ataque, 3-1 por Centeno.

O Sporting venceu a Elite Cup, uma prova que contou com o bicampeão nacional e europeu, Benfica e o vencedor da Taça de Portugal, FC Porto. Venceu a concorrência e marcou uma posição rumo à afirmação plena no panorama nacional quando ainda há duas épocas estava no segundo escalão. Passou de girino… a Girão, figura maior deste Sporting e que ilustra a sua ambição – foi eleito melhor jogador do torneio. Dois troféus, um individual e um colectivo, que podem significar muito para o futuro do clube no Hóquei em Patins.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.