📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Elite Cup: De girino…a Girão

- Advertisement -

A prova da seriedade com que abordaram o jogo esteve na forma como, nos minutos iniciais, ambas equipas colocaram a defesa da sua baliza como prioridade. Não se podia correr o risco de sofrer um golo nos instantes iniciais, e demorou até que uma das equipas se soltasse do medo de perder. Foi o FC Porto que o fez, e ganhou dividendos nesse aspecto, atirando uma bola a trave e criando muito perigo junto da baliza sportinguista, não lhe permitindo, ao mesmo tempo, sair para o ataque. O problema é que, a defendê-la estava Ângelo Girão, uma autêntica muralha que colocou o ataque do Porto (sobretudo Goncalo Alves, a quem defendeu um lance livre, após falta de Tuco) à beira de um ataque de nervos, mantendo o resultado a zeros até ao intervalo.

 Os treinadores dos finalistas ficaram agradados Elite Cup.
Os treinadores dos finalistas ficaram agradados Elite Cup.

Da primeira para a segunda parte, pouco se alterou, e o FC Porto continuava a comandar as operações, mantendo a objectividade nos seus processos, mas tinha uma autêntica montanha tapar o acesso ao golo, que permitiu aos leões crescer na partida. As defesas de Girão galvanizaram o Sporting e passou-se a acreditar na vitória. E quem acredita…vai. O Sporting teve mais bola no reduto do Porto, e o golo surgiu por André Centeno. O Porto pareceu desanimar, e um minuto depois, Goncalo Alves cometeu falta sobre Font, a décima do Porto que significou lance livre para o Sporting. Chamado à marcação, o espanhol que sofrerá a falta converteu-o e fez o 2-0 aos 9 minutos da segunda parte.

O FC Porto não conseguiu reagir, e só a 3 minutos do final foi capaz de beliscar a superioridade estratégica do Sporting, por Vitor Hugo, que fez o 2-1. A equipa portista voltou a colocar-se por cima, mas Girão e a experiência de Pedro Gil (gerindo a posse de bola e cortando linhas de passe aos portistas) atenuou a reação do adversário, que, a 30 segundos do fim abdicou do guarda-redes para criar superioridade numérica no ataque em busca do empate, mas o Sporting estava muito bem fechado, e foram os leões a ampliar a vantagem fazendo “call” ao “all-in” portista – em contra-ataque, 3-1 por Centeno.

O Sporting venceu a Elite Cup, uma prova que contou com o bicampeão nacional e europeu, Benfica e o vencedor da Taça de Portugal, FC Porto. Venceu a concorrência e marcou uma posição rumo à afirmação plena no panorama nacional quando ainda há duas épocas estava no segundo escalão. Passou de girino… a Girão, figura maior deste Sporting e que ilustra a sua ambição – foi eleito melhor jogador do torneio. Dois troféus, um individual e um colectivo, que podem significar muito para o futuro do clube no Hóquei em Patins.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.