Elite Cup: De girino…a Girão

- Advertisement -

A prova da seriedade com que abordaram o jogo esteve na forma como, nos minutos iniciais, ambas equipas colocaram a defesa da sua baliza como prioridade. Não se podia correr o risco de sofrer um golo nos instantes iniciais, e demorou até que uma das equipas se soltasse do medo de perder. Foi o FC Porto que o fez, e ganhou dividendos nesse aspecto, atirando uma bola a trave e criando muito perigo junto da baliza sportinguista, não lhe permitindo, ao mesmo tempo, sair para o ataque. O problema é que, a defendê-la estava Ângelo Girão, uma autêntica muralha que colocou o ataque do Porto (sobretudo Goncalo Alves, a quem defendeu um lance livre, após falta de Tuco) à beira de um ataque de nervos, mantendo o resultado a zeros até ao intervalo.

 Os treinadores dos finalistas ficaram agradados Elite Cup.
Os treinadores dos finalistas ficaram agradados Elite Cup.

Da primeira para a segunda parte, pouco se alterou, e o FC Porto continuava a comandar as operações, mantendo a objectividade nos seus processos, mas tinha uma autêntica montanha tapar o acesso ao golo, que permitiu aos leões crescer na partida. As defesas de Girão galvanizaram o Sporting e passou-se a acreditar na vitória. E quem acredita…vai. O Sporting teve mais bola no reduto do Porto, e o golo surgiu por André Centeno. O Porto pareceu desanimar, e um minuto depois, Goncalo Alves cometeu falta sobre Font, a décima do Porto que significou lance livre para o Sporting. Chamado à marcação, o espanhol que sofrerá a falta converteu-o e fez o 2-0 aos 9 minutos da segunda parte.

O FC Porto não conseguiu reagir, e só a 3 minutos do final foi capaz de beliscar a superioridade estratégica do Sporting, por Vitor Hugo, que fez o 2-1. A equipa portista voltou a colocar-se por cima, mas Girão e a experiência de Pedro Gil (gerindo a posse de bola e cortando linhas de passe aos portistas) atenuou a reação do adversário, que, a 30 segundos do fim abdicou do guarda-redes para criar superioridade numérica no ataque em busca do empate, mas o Sporting estava muito bem fechado, e foram os leões a ampliar a vantagem fazendo “call” ao “all-in” portista – em contra-ataque, 3-1 por Centeno.

O Sporting venceu a Elite Cup, uma prova que contou com o bicampeão nacional e europeu, Benfica e o vencedor da Taça de Portugal, FC Porto. Venceu a concorrência e marcou uma posição rumo à afirmação plena no panorama nacional quando ainda há duas épocas estava no segundo escalão. Passou de girino… a Girão, figura maior deste Sporting e que ilustra a sua ambição – foi eleito melhor jogador do torneio. Dois troféus, um individual e um colectivo, que podem significar muito para o futuro do clube no Hóquei em Patins.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

David Simão despede-se do Arouca: «Nem sempre termina da forma como esperamos»

David Simão anunciou nas redes sociais a saída do Arouca. Médio havia perdido espaço nas opções de Vasco Seabra.

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Kikas vai a jogo na despedida ao Estrela da Amadora e seguir para a Bélgica

Kikas está a caminho da Bélgica e do Eupen. O avançado vai despedir-se do Estrela da Amadora esta noite contra o Estoril Praia.

Derrota contra o FC Porto provoca 2 baixas no Vitória SC para a próxima jornada

O Vitória SC ficou sem duas peças fulcrais para a próxima jornada. Beni Mukendi e Telmo Arcanjo são baixas para o Estoril Praia.

Sporting e Jeremiah St. Juste negoceiam rescisão de contrato

Jeremiah St. Juste pode deixar o Sporting nos próximos dias. Defesa negoceia rescisão de contrato com os leões.