FC Porto 5-0 SL Benfica: Dragões controlaram o jogo

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: PORTISTAS CONSISTENTES NA GESTÃO DE JOG

A Final do Campeonato de Hóquei em Patins opõe frente a frente o FC Porto e o Benfica, em perspetiva um grande jogo. Os dragões eliminaram o OC Barcelos com três vitórias em três jogos e as Águias mais desgastadas tiveram de jogar a negra frente ao Sporting CP para alcançar a final.

No Dragão Arena, os portistas chegaram à vantagem logo, aos dois minutos, por Carlo Di Benedetto que recebeu o passe de Gonçalo Alves, na sequência de uma transição rápida. O FC Porto era mais agressivo na disputa dos lances e conseguia criar mais perigo à baliza de Pedro Henriques do que o SL Benfica à de Xavi Malián. À medida que os minutos passavam, os visitantes apostavam mais no contra-ataque enquanto o adversário se mantinha fiel ao ataque apoiado.

Aos 12 minutos, Nicolía cometeu falta sobre Mena na área encarnada e recebeu cartão azul. Na grande penalidade, Pedro Henriques susteve o remate de Gonçalo Alves e os encarnados ficaram com menos um jogador durante dois minutos.

Em vantagem numérica e com o guarda-redes titular do Benfica a ser assistido, o FC Porto alargou a vantagem e fez o 2-0 com um remate de meia distância de Gonçalo Alves. Os portistas estavam embalados e, um minuto depois, dilataram a vantagem no marcador. Aos 14 minutos, Telmo Pinto, atrás da baliza visitante, fez o passe para Di Benedetto que ultrapassou Poka e atirou para o fundo das redes (3-0).

Uma moldura humana que caraterizou este jogo um da Final do Campeonato de Hóquei

A equipa da casa acabou por gerir o seu esforço e desacelerou o ritmo do jogo. Ainda antes do intervalo, Gonçalo Alves rodou na linha direita da área do SL Benfica e perante dois adversários, conseguiu colocar a bola no poste do lado contrário. Solto de marcação, Xavi Barroso fez o quarto golo do FC Porto na recarga. Já o SL Benfica ainda teve uma oportunidade de livre direto pela décima falta da equipa da casa, mas Nicolía não conseguiu bater Malián.

A segunda parte iniciou-se novamente com uma entrada forte dos dragões. Aos dois minutos, Mena picou a bola sobre os defesas encarnados e a bola chegou a Rafa que isolado fez a mão cheia de golos para a equipa da casa.

O FC Porto manteve a gerir o jogo em posse de bola, mas ia criando oportunidades tal como o SL Benfica que estava mais ativo no ataque. Contudo, os guarda-redes mantiveram as balizas invioladas o resto do tempo do jogo. Destaque também para a ineficácia nos livres diretos das duas equipas.

 

A FIGURA

Gonçalo Alves continua a ser figura preponderante nos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Gonçalo Alves – O goleador do FC Porto foi importante na vitória. Fez os três primeiros tentos da equipa e mostrou-se persistência, mesmo quando as coisas não lhe correram bem. Nota ainda para Xavi Malián, também decisivo com várias intervenções, algumas das quais de dificuldade elevada.

O FORA DE JOGO

Fonte: Pedro Reis / Bola na Rede

Poka – O jogador do SL Benfica voltou ao Dragão Arena e não foi feliz. Em três golos do FC Porto, o internacional português revelou alguma apatia e passividade, não conseguindo suster o ímpeto portista. O segundo golo dos dragões foi o maior exemplo. Foi completamente ultrapassado por Gonçalo Alves que conseguiu ficar em boa posição para o golo. No ataque, tentou de longe mas foi ineficaz tal como o resto da equipa.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Ricardo Ares tentou ser agressivo na disputa da bola e correu riscos porque a equipa tinha já seis faltas cometidas nos primeiros oito minutos da partida. Com a vantagem cedo no marcador e com a equipa a jogar em ataque apoiado, o FC Porto conseguiu criar muitos desequilíbrios na partida. A partir do 3-0, os dragões geriram o seu ritmo.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Xavi Malián (8)

Xavi Barroso (7)

Rafa (7)

Gonçalo Alves ()

Carlo Di Benedetto ()

SUBS UTILIZADOS

Tiago Rodrigues (6)

Carlos Ramos (-)

Reinaldo Garcia (6)

Ezequiel Mena (7)

Telmo Pinto (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

Nuno Resende viu a equipa sofrer um golo logo no início da partida. Os encarnados sentiram alguma dificuldade em criar perigo à baliza de Xavi Malián, preferindo muitas vezes as jogadas individuais ao ataque apoiado, quando recuperavam a bola na defesa. Na segunda parte, a equipa apareceu mais solta ofensivamente e com mais ideias nos momentos ofensivos, mas não foi suficiente.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Pedro Henriques (7)

Edu Lamas (5)

Lucas Ordoñez (5)

Pol Manrubia (5)

Gonçalo Pinto (6)

SUBS UTILIZADOS

Rodrigo Vieira (-)

Diogo Rafael (5)

Poka (5)

Carlos Nicolía (5)

Zé Miranda (-)

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis recorda primeiros tempos a jogar futebol: «Voltava para casa com os joelhos esfolados e tinha a minha mãe a gritar comigo porque...

Vangelis Pavlidis recordou ligação ao futebol. Avançado recordou tempos de miúdo em que jogava com os amigos num parque perto de casa.

Morgan Gibbs-White radiante com Vítor Pereira: «Nós aceitámos imediatamente o que ele quer»

Morgan Gibbs-White reagiu à vitória do Nottingham Forest sobre o Fenerbahçe. Jogo marcou a estreia de Vítor Pereira pelos ingleses.

Atlético Madrid quer contratar internacional português a custo zero e define plano

Bernardo Silva tem o futuro nas mãos e está em final de contrato com o Manchester City. Internacional português é alvo do Atlético Madrid.

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

PUB

Mais Artigos Populares

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.