Final Four é portuguesa, com uma surpresa | Liga Europeia

Numa fase de grupos disputada em três dias, no Luso, as equipas portuguesas destacaram-se e conseguiram algo inédito na Liga Europeia. Pela primeira vez, a final four vai ser disputada só por equipas portuguesas. Nove equipas, cinco portuguesas e quatro espanholas, distribuídas em três grupos, lutavam pelas quatro vagas para a fase final. Para além dos três líderes de cada grupo, o segundo melhor classificado apurava-se também para a Final Four.

Em resumo, três cumpriram o objetivo que era expectável. Já o SL Benfica surpreendeu e conseguiu garantir de forma indiscutível o apuramento, no grupo do gigante FC Barcelona.

GRUPO A

Susto no primeiro dia para o FC Porto. Os espanhóis do Noia colocaram-se a vencer por 3-0 ainda na primeira parte, perante alguma desatenção dos dragões. Contudo, os portistas conseguiram compor o cenário e, na segunda parte, completaram a reviravolta, ficando 7-4 no resultado final.

O OC Barcelos entrou em campo na segunda jornada, frente ao Nóia. Os espanhóis sabiam que só a vitória interessava, depois de perderem contra os dragões. Num jogo, com várias reviravoltas, o Nóia aproveitou os erros defensivos da equipa minhota e tentou suster como pode os portugueses, mas não só chegou para vencer. A igualdade a cinco levou à despedida da equipa da competição, ao fim dos dois jogos.

No último dia, o duelo lusitano do grupo A realizou-se. O OC Barcelos defrontava o FC Porto e sabia que necessitava de uma vitória para garantir a liderança do grupo. Mesmo que os dragões soubessem que chegava o empate, jogaram para a vitória a maioria do tempo, até que o OC Barcelos, em desvantagem, consegue chegar ao 3-3.

Os barcelenses tentaram até com 5×4 chegar ao tento da vitória que lhes permitissem chegar ao primeiro lugar, mas sem efeito. Dois empates não foram suficientes para assegurar sequer que fosse o melhor segundo classificado e o OC Barcelos caiu tal como o Nóia. Só o FC Porto segue para a Final Four.

GRUPO B

O Sporting CP começou por um triunfo relativamente tranquilo, contra o Reus. Num jogo, com muitas faltas e livres diretos, os leões estiveram sempre na frente dos catalães e venceram por 5-3.

No segundo jogo, o Reus entrou determinado para conseguir ainda manter esperanças no apuramento. Os espanhóis até começaram melhor frente à Oliveirense e puseram-se em vantagem. Só que o desgaste do duelo no dia anterior frente aos leões e a confiança da equipa de Oliveira de Azeméis levaram os catalães a serem goleados por 5-1. Um resultado pesado perante a equipa portuguesa, que se colocava em primeiro lugar pela diferença de golos.

Com três pontos, a UD Oliveirense e o Sporting CP lutavam pela vitória para garantirem o primeiro lugar. Um jogo aberto e com muitos golos à mistura levaram ao 6-6 final, com as duas equipas a gerirem os minutos finais, sabendo que, em princípio, as duas equipas passariam à fase final, como se viria a confirmar.

GRUPO C

O SL Benfica era o único representante português neste grupo e com a tarefa mais complicada. O HC Liceo é um adversário complicado, mas o gigante FC Barcelona era claramente o favorito a passar neste grupo. No entanto, o cenário não se confirmou e começou logo no primeiro dia com o empate inesperado entre as duas equipas espanholas.

Já na segunda ronda, os encarnados entraram em campo perante o conjunto da Corunha e foram dominadores. O Benfica entrou forte e levou o adversário, também desgastado por ter tido jogo no dia anterior, a errar. O conjunto lisboeta conseguiu o que qualquer equipa sonha: não deixar nunca o adversário entrar no jogo. O resultado final comprova-o: 7-2 para o Benfica.

No último dia, o duelo mais complicado dos encarnados avizinhava-se. Os portugueses entravam em vantagem, mas com os culés todo o cuidado é pouco. Por isso, os encarnados entraram fortes e mesmo, sofrendo o empate, no minuto a seguir a terem feito o 1-0, conseguiram chegar ao intervalo a ganharem por 3-1.

Na etapa complementar, houve pressão forte por parte dos catalães, mas a organização encarnada e a ineficácia nas bolas paradas também não ajudaram o Barcelona. Com o passar dos minutos e a diminuição da confiança dos adversários, o Benfica conseguiu engordar o resultado e conquistar uma vitória robusta por 6-2. No meio das confirmações, foi uma boa surpresa para uma equipa a fazer uma fase regular do campeonato dececionante.

A Final Four também vai ser realizada no Pavilhão do Luso, em maio. FC Porto x UD Oliveirense e Sporting CP x SL Benfica são as meias-finais marcadas para dias 15 e 16 do próximo mês.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola Na Rede

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe oferece 12 milhões ao Braga por médio e vê proposta negada

O Fenerbahçe procura fechar a contratação de Rodrigo Zalazar. Turcos viram proposta de 12 milhões de euros rejeitada pelo uruguaio do Braga.

Luís Freire ambicioso na 1ª conferência como selecionador dos sub-21: «Queremos estar no Europeu e ser campeões da Europa»

Luís Freire falou aos jornalistas após a sua primeira convocatória como selecionador de Sub-21 de Portugal. A equipa das quinas vai defrontar o Azerbaijão e a Escócia.

Benfica tem rival da Premier League pela contratação de Mohamed Amoura

O Benfica tem concorrência da Premier League para a contratação de Mohamed Amoura. O Wolverhampton está na corrida pelo jogador que deve continuar pelo clube alemão.

Roger Schmidt na lista de 8 treinadores apontados pela imprensa turca ao lugar de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe está a começar a pensar na sucessão de José Mourinho. Já há vários nomes a ser apontados ao lugar, incluindo Roger Schmidt, antigo treinador do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica ainda vai reforçar mais 2 posições até ao final do mercado

O Benfica continua a querer reforçar o plantel. Depois de Georgiy Sudakov, águias procuram mais dois jogadores no mercado, um extremo para cada lado do campo.

Fábio Silva oficializado como novo ponta de lança do Borussia Dortmund

Fábio Silva já foi confirmado como reforço do Borussia Dortmund. Avançado internacional português chega à Alemanha proveniente do Wolverhampton após empréstimo ao Las Palmas.

Florian Grillitsch oficializado como reforço do Braga após rescindir com o Hoffenheim

Florian Grillitsch foi oficializado como novo reforço do Braga. Médio internacional austríaco assina a custo zero depois de rescindir contrato com o Hoffenheim.