Final Four é portuguesa, com uma surpresa | Liga Europeia

- Advertisement -

Numa fase de grupos disputada em três dias, no Luso, as equipas portuguesas destacaram-se e conseguiram algo inédito na Liga Europeia. Pela primeira vez, a final four vai ser disputada só por equipas portuguesas. Nove equipas, cinco portuguesas e quatro espanholas, distribuídas em três grupos, lutavam pelas quatro vagas para a fase final. Para além dos três líderes de cada grupo, o segundo melhor classificado apurava-se também para a Final Four.

Em resumo, três cumpriram o objetivo que era expectável. Já o SL Benfica surpreendeu e conseguiu garantir de forma indiscutível o apuramento, no grupo do gigante FC Barcelona.

GRUPO A

Susto no primeiro dia para o FC Porto. Os espanhóis do Noia colocaram-se a vencer por 3-0 ainda na primeira parte, perante alguma desatenção dos dragões. Contudo, os portistas conseguiram compor o cenário e, na segunda parte, completaram a reviravolta, ficando 7-4 no resultado final.

O OC Barcelos entrou em campo na segunda jornada, frente ao Nóia. Os espanhóis sabiam que só a vitória interessava, depois de perderem contra os dragões. Num jogo, com várias reviravoltas, o Nóia aproveitou os erros defensivos da equipa minhota e tentou suster como pode os portugueses, mas não só chegou para vencer. A igualdade a cinco levou à despedida da equipa da competição, ao fim dos dois jogos.

No último dia, o duelo lusitano do grupo A realizou-se. O OC Barcelos defrontava o FC Porto e sabia que necessitava de uma vitória para garantir a liderança do grupo. Mesmo que os dragões soubessem que chegava o empate, jogaram para a vitória a maioria do tempo, até que o OC Barcelos, em desvantagem, consegue chegar ao 3-3.

Os barcelenses tentaram até com 5×4 chegar ao tento da vitória que lhes permitissem chegar ao primeiro lugar, mas sem efeito. Dois empates não foram suficientes para assegurar sequer que fosse o melhor segundo classificado e o OC Barcelos caiu tal como o Nóia. Só o FC Porto segue para a Final Four.

GRUPO B

O Sporting CP começou por um triunfo relativamente tranquilo, contra o Reus. Num jogo, com muitas faltas e livres diretos, os leões estiveram sempre na frente dos catalães e venceram por 5-3.

No segundo jogo, o Reus entrou determinado para conseguir ainda manter esperanças no apuramento. Os espanhóis até começaram melhor frente à Oliveirense e puseram-se em vantagem. Só que o desgaste do duelo no dia anterior frente aos leões e a confiança da equipa de Oliveira de Azeméis levaram os catalães a serem goleados por 5-1. Um resultado pesado perante a equipa portuguesa, que se colocava em primeiro lugar pela diferença de golos.

Com três pontos, a UD Oliveirense e o Sporting CP lutavam pela vitória para garantirem o primeiro lugar. Um jogo aberto e com muitos golos à mistura levaram ao 6-6 final, com as duas equipas a gerirem os minutos finais, sabendo que, em princípio, as duas equipas passariam à fase final, como se viria a confirmar.

GRUPO C

O SL Benfica era o único representante português neste grupo e com a tarefa mais complicada. O HC Liceo é um adversário complicado, mas o gigante FC Barcelona era claramente o favorito a passar neste grupo. No entanto, o cenário não se confirmou e começou logo no primeiro dia com o empate inesperado entre as duas equipas espanholas.

Já na segunda ronda, os encarnados entraram em campo perante o conjunto da Corunha e foram dominadores. O Benfica entrou forte e levou o adversário, também desgastado por ter tido jogo no dia anterior, a errar. O conjunto lisboeta conseguiu o que qualquer equipa sonha: não deixar nunca o adversário entrar no jogo. O resultado final comprova-o: 7-2 para o Benfica.

No último dia, o duelo mais complicado dos encarnados avizinhava-se. Os portugueses entravam em vantagem, mas com os culés todo o cuidado é pouco. Por isso, os encarnados entraram fortes e mesmo, sofrendo o empate, no minuto a seguir a terem feito o 1-0, conseguiram chegar ao intervalo a ganharem por 3-1.

Na etapa complementar, houve pressão forte por parte dos catalães, mas a organização encarnada e a ineficácia nas bolas paradas também não ajudaram o Barcelona. Com o passar dos minutos e a diminuição da confiança dos adversários, o Benfica conseguiu engordar o resultado e conquistar uma vitória robusta por 6-2. No meio das confirmações, foi uma boa surpresa para uma equipa a fazer uma fase regular do campeonato dececionante.

A Final Four também vai ser realizada no Pavilhão do Luso, em maio. FC Porto x UD Oliveirense e Sporting CP x SL Benfica são as meias-finais marcadas para dias 15 e 16 do próximo mês.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola Na Rede

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Jorge Jesus relembra temporada no Benfica: «Essa equipa não jogava, voava»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus recordou a primeira passagem pelo Benfica.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim no Manchester United: «Iria fazer bons estragos»

Roy Keane apontou Diego Simeone como possível sucessor de Rúben Amorim no comando técnico do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão responde ao Bola na Rede: «Trabalhámos esse aspeto e sabemos que a Irlanda vem numa linha de quatro»

Francisco Trincão realizou a antevisão do Portugal x Irlanda. O extremo português respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francisco Trincão e Diogo Jota: «Contamos não com ele presente, mas de outra forma»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.

Francisco Trincão elogia Roberto Martínez: «Trouxe energia aos jogadores»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.