📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Hóquei em Patins | Sem Europa, mais uma «pedra» no desenvolvimento?

- Advertisement -

As competições europeias de Hóquei em Patins foram suspensas. Depois de terem sido terminadas, precocemente na época anterior, em pleno início da pandemia, que consequências vão trazer à modalidade?

A “continuada degradação da situação pandémica, tornando ingerível, mas também uma desvirtuação de cada modelo competitivo” é a justificação do comité da World Skate Hockey, organizadora das competições para a interrupção das competições europeias da modalidade.

Entre os torneios masculinos e feminino, 11 equipas portuguesas iriam marcar presença. Na Liga Europeia competem SL Benfica, Sporting CP, FC Porto, Oliveirense e OC Barcelos. Na Taça WSE, Portugal é representado por HC Braga, Sanjoanense e Riba d’Ave. Já na Euroliga feminina jogam Benfica, CACO e Stuart Massamá, que não chegou a iniciar-se.

O Hóquei em Patins é a primeira modalidade de pavilhão, que suspende as competições europeias. Numa modalidade, em que na Europa é dominada por Portugal, Espanha e Itália, esta situação pode criar ainda mais discrepância, em termos de competitividade entre estes países (em especial os ibéricos) e o resto. Percebe-se que a situação epidemiológica da pandemia justifique a tomada de medidas, mas não poder-se-ia planeado outro tipo de formato de competições para evitar esta situação de indefinição. A reformulação dos torneios europeus de clubes, que ainda vai ser anunciada pela World Skate Hockey, revela falta de preparação dos organizadores para se evitar o nevoeiro que impera no Hóquei em Patins, para um agravamento da situação que já vinha a ser previsto desde o verão.

A última edição concluída foi em 2018/19, vencida pelo Sporting, numa final ganha ao FC Porto.

E que solução vai ser implementada? Deixar clubes apurados de fora e reduzir o número das equipas? Fazer cair as fases de grupo e jogar apenas a uma mão? Ou concentrar vários “grupos de partida”, num local e com poucos dias de diferença, como se tratasse de uma Final Four? A primeira parece ser a solução mais injusta, mas há algo que parece que vai acontecer, seja qual for a solução: o distanciamento dos adeptos e dos apoiantes da modalidade, já afastados infelizmente, dos pavilhões.

Foto de Capa: Federação de Patinagem de Portugal

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabíamos que o homem a homem ia dar-nos algum espaço»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Nicky Hayen responde ao Bola na Rede: «O Quenda é mais rápido por isso tínhamos de ter cuidado e trocamos o lado da pressão»

Nicky Hayen analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Assan Ouédraogo atrai interesse do Manchester United e Chelsea

Assan Ouédraogo está na mira do Manchester United. O conjunto de Ruben Amorim enfrenta a concorrência do Chelsea pela contratação.

Eis o Ranking UEFA depois de mais uma vitória do Sporting na Champions League

O Ranking UEFA foi oficialmente atualizado, depois de mais uma série de jogos da Champions League, realizados esta quarta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa faz anúncio relacionado com as Casas do Benfica

Rui Costa esteve presente esta quarta-feira na Casa do Benfica das Caldas da Rainha e fez um anúncio importante.

Nápoles encontra substituto de Kevin De Bruyne na Bundesliga

Johan Manzambi é o escolhido para colmatar lesão de Kevin De Bruyne no Nápoles, segundo a Sky Germany. O atleta está ligado ao SC Freiburg.

Nápoles estabelece valor para negociar Scott McTominay

Scott McTominay tem atraído vários interessados na sua contratação. O Nápoles já estabeleceu um valor para negociar o escocês.