Mundial 2022: Rola, Portugal | Hóquei em Patins

GRUPO A

O Mundial de San Juan promete ficar na história e, contrariando o que vem sendo habitual, voltou a adotar o sorteio puro para a definição dos Grupos. Portugal ficou colocado no A, juntamente com Itália, Chile e França, as duas seleções que deixaram o nosso país fora da decisão do último Europeu.

Sem grandes surpresas, Renato Garrido fez apenas uma alteração face aos convocados que levou ao Europeu de Paredes e chamou João Souto para o lugar de Jorge Silva, mantendo Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Pedro Henriques, Diogo Rafael, Hélder Nunes, João Rodrigues, Telmo Pinto, Rafa Costa e Gonçalo Alves.

A base da seleção é a mesma de há muitos anos para cá e Portugal parte com ligeiro favoritismo depois de ter vencido a última edição. À experiência de Diogo Rafael e Telmo Pinto, juntam-se a irreverência de João Souto, o faro de golo de João Rodrigues, a mestria de Hélder Nunes ou as defesas soberbas de Girão. Os ingredientes estão todos lá e caso a taça volte a casa, Portugal iguala o número de títulos da Espanha, depois de ter estado 16 anos sem vencer a competição. O mote está dado e foi replicado no título deste artigo: Rola Portugal.

A Itália entra para esta edição em “segundo plano”, partindo atrás das teoricamente favoritas Argentina, Espanha e Portugal. Alessandro Bertolucci também não fez grandes alterações face ao Europeu em que terminou em terceiro juntamente com Portugal e mexeu apenas na baliza: saem Bruno Sgaria e Domenico Illuzzi, entrando Stefano Zampoli e Francesco Banini. O Trissino – Campeão Italiano e da Europa – conta com cinco jogadores nos dez eleitos e é a grande base desta seleção que conta com inspiração dos jovens Francesco Banini e Davide Nadini que, com idade sub-23, marcaram 75 golos na última Serie A1. Alessandro Verona é o representante “português” deste lote.

Segue-se a França, a surpreendente vice-campeã da Europa. Fabien Savreux e os seus pupilos procuram, em San Juan, atingir um resultado histórico depois de terem caído apenas para a Espanha, em Paredes. A equipa é composta por Carlo e Roberto Di Benedetto, irmãos que atuam no FC Porto e SL Benfica, respetivamente, e Rémi Herman, da A. Juventude de Viana. Nesta lista há, no entanto, dois portugueses com dupla nacionalidade: Anthony Da Costa e Pedro Chambell, este último em estreia absoluta. Em 2019, lograram o quarto lugar e agora têm tudo para fazer melhor.

Por fim o Chile, a seleção mais fraca do Grupo A e que dificilmente não terminará na última posição. A lista final de convocados ainda não é conhecida, mas a equipa sul-americana vai certamente contar com o jovem Pablo Contreras, que passou pelo Benfica. De realçar que os “escorpiões” foram segundo classificados no último Campeonato Sul-americano e defrontaram Portugal em 2019, tendo perdido por 9-4.

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal bate França e conquista Euro de Hóquei em Patins pela 22.ª vez

Portugal é o grande vencedor do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. Seleção Nacional derrotou a França.

Treinador do Benfica e do Torreense falam antes da Supertaça Feminina: «Vamos ser crentes que poderá ser o nosso dia»

O Benfica e o Torreense lutam este domingo pela conquista da Supertaça Feminina. Ivan Baptista e Gonçalo Nunes anteviram jogo.

Passou o verão e continua sem haver tempo de Praia no Estoril: Santa Clara vence pela 1ª vez na Primeira Liga

O Santa Clara venceu o Estoril Praia por 1-0. Jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga realizado na pausa de seleções, envolvido em alguma polémica pelo calendário.

Sporting foca-se em renovar contrato de 4 jogadores: Eis a situação de cada um

O Spoting quer renovar os contratos de Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Ousmane Diomande. Eis a situação de cada um.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta comenta participação de Portugal no EuroBasket 2025: «Conseguimos competir com as melhores equipas»

Portugal foi eliminado este sábado pela Alemanha no EuroBasket 2025. Neemias Queta aborda derrota e faz balanço geral da prova.

Carissa Boeckman reforça o meio-campo do Benfica

O Benfica oficializou a chegada de Carissa Boeckman. Média norte-americana chega a Portugal proveniente do Portland Thorns, na primeira experiência europeia.

Cristiano Ronaldo perto de quebrar novo recorde após bis por Portugal

Cristiano Ronaldo bisou este sábado no Arménia x Portugal. Avançado português persegue mais um recorde nesta fase de qualificação.