Cabeçalho modalidadesComo começar? Sinceramente, não sei. Talvez pelo início, como se costuma dizer sempre entramos neste estilo de conversas. Vamos lá então!

Tal como é do conhecimento público, desde meados do mês de setembro, a TVI24 adquiriu, se é que se pode dizer assim, os direitos do campeonato nacional de hóquei em patins para os próximos quatro anos. Mais precisamente, a estação de Queluz garantiu, pelo menos para este ano e segundo informação comercial divulgada, a transmissão de 40 jogos no total do campeonato. Fazendo as contas, este acordo prevê a emissão em direto de 1 jogo por jornada e abre a possibilidade de existirem jornadas com mais do que um jogo transmitido, tendo em conta que o campeonato tem 26 jornadas.

Até aqui, tudo bem. O hóquei em patins está assim numa esfera mais ampla e, visto que a Bola TV apenas está disponível na operadora MEO, há a possibilidade de existirem mais do que um jogo em direto em algumas jornadas. A juntar a isto, também foram anunciados programas que iriam ter por base a divulgação de histórias, que deem a conhecer melhor a modalidade.

As transmissões começaram em setembro, primeiro com emissão de três jogos da Elite Cup, aos quais se seguiu a Supertaça António Livramento e, por fim, já em outubro, tiveram inicio as transmissões do campeonato nacional, com o jogo de abertura a ser a receção do bicampeão Benfica ao jovem conjunto do Valongo. A esta transmissão seguiram-se os diretos dos seguintes jogos:

2ª Jornada: Juv.Viana-FC Porto

Anúncio Publicitário

2ª Mão da Taça Continental: SL Benfica-OC Barcelos

3ª Jornada: SL Benfica-OC Barcelos

Portugal é o campeão europeu e detentor dos dois troféus europeus de clubes Fonte:hoquei em patins
Portugal é o campeão europeu e detentor dos dois troféus europeus de clubes
Fonte:hoquei em patins

Deste modo, após quatro semanas de transmissões, isto sem contar com os jogos da Elite Cup e Supertaça, a TVI24 tinha emitido três jogos do campeonato nacional e um jogo extra, o encontro da 2ª mão da Taça Continental entre Benfica e Barcelos. Muito bem, temos a transmissão de um jogo extra, algo que é sempre bom para os amantes da modalidade. Contudo, que sentido faz transmitir esta 2ª mão quando a primeira não o foi? Pelo menos, para mim, não faz. Ainda para mais, quando esse jogo tinha transmissão em direto na BTV, assim como na internet no canal de Youtube da CERS TV. Apesar disto, compreendo que a TVI24 quisesse manter o que tinha escrito na informação comercial, que diz o seguinte:

“Transmissão de 40 jogos, das 26 jornadas, do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, que decorre entre outubro de 2016 e junho de 2017, com paragem de 2 semanas em dezembro (Natal e Ano Novo)”.

Isso eu consigo compreender apesar de, tal como mencionei acima, não fazer grande sentido. Todavia, no fim de semana posterior a este jogo, a TVI24 voltou a transmitir um Benfica-Barcelos, embora desta vez o jogo corresponde-se á 3ª jornada do campeonato. Isto eu já não consigo entender, mas não houve mais nenhum jogo nessa semana? Claro que houve! Tirando o Porto e o Sporting que jogavam em casa e, por isso, os seus jogos tinham transmissão garantida pelos seus canais televisivos, o jogo entre a UD Oliveirense, um dos quatro candidatos ao título e a Juv.Viana, equipa que tinha dado uma grande resposta frente ao Porto na semana anterior, não seria um jogo de interesse e digno de transmissão na TVI24? Aproveitando para relembrar, ainda, que jogando o Benfica em casa o encontro teria emissão em direto na BTV.

Mais uma semana e mais um jogo do Benfica, desta vez, contra a Juv.Viana. Nada a apontar ao jogo, bem pelo contrário, este terá sido um dos melhores até ao momento nesta temporada. No entanto, á 4ª jornada, o Benfica já era o campeão das transmissões, este com três contra apenas uma do Porto e zero do Sporting, falando apenas dos grandes.