Os primeiros Mundiais nos Roller Games

Cabeçalho modalidades

Os Roller Games, os Jogos Mundiais de Patinagem, têm início já neste fim de semana. No que ao hóquei em patins diz respeito, são os escalões de seniores femininos e sub-20 masculinos que dão a stickada de saída à modalidade. Os seniores masculinos apenas entram em ação no dia 3 de setembro.

Esta, que é primeira edição dos Roller Games que, inicialmente, estava prevista para Barcelona, vai decorrer na cidade chinesa de Nanjing e está repleta de novidades no que aos modelos competitivos diz respeito. Vamos por partes; começando pelo caso dos seniores masculinos, existem três competições distintas. O Campeonato do Mundo, a FIRS CUP e a Confederations CUP. O Mundial é composto por dois grupos de quatro seleções, onde estão presentes os oito primeiros classificados da última edição. A FIRS CUP é igualmente composta por dois grupos de quatro seleções sendo que, aqui, estão presentes países que ficaram na segunda metade da tabela em 2015, as duas melhores classificadas do Mundial B de 2014 que se inscreveram e uma estreia. Por último, na Confederations CUP, estão presentes apenas cinco seleções, muito por conta das desistências do Brasil e do Egito, sendo elas três regressos e uma estreia.

Campeonato do Mundo

Grupo A: Argentina (1º 2015), França (6º 2015), Itália (5º 2015) e Portugal (3º 2015)

Grupo B: Alemanha (4º 2015), Chile (8º 2015), Espanha (2º 2015) e Moçambique (7º 2015)

FIRS CUP

Grupo A: África do Sul (16º 2015), Áustria (12º 2015), Colômbia (13º 2015) e Macau (6ºB 2014)

Grupo B: Angola (9º 2015), Estados Unidos (4ºB 2015), Holanda (14º 2015) e Israel (Estreia)

Confederations CUP

Austrália (Regresso), Índia (Regresso), Japão (Regresso), Nova Zelândia (Regresso) e Taipé Chinesa (Estreia)

Para além deste novo formato de competição existem, ainda, dois pormenores interessantes e que apenas se aplicam no Mundial. Seguem para os quartos de final os três primeiros classificados de cada grupo e o primeiro classificação dos dois grupos da FIRS CUP, sendo que os últimos dois grupos do Mundial são relegados para os quartos de final da FIRS CUP. Outro elemento interessante é o emparelhamento feito para as meias-finais. Por exemplo, Portugal e Argentina fazem parte do mesmo grupo mas, em virtude das alterações no cruzamento dos jogos, podem voltar a defrontar-se nas semifinais.

Na FIRS CUP não há muito a dizer a não ser a troca de seleções com o Mundial. De resto é tudo como o habitual, fase de grupos e fase a eliminar, para determinar o vencedor da prova. A Confederations CUP, ao ser apenas disputada por cinco seleções, funcionará em formato de liga.

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.