Portugal falha conquista de inédito hexa

- Advertisement -

Desde segunda-feira que se está a disputar em Viana do Castelo, a 51ª edição do campeonato da europa de hóquei em patins de sub-20. Portugal, a jogar em casa, procurava a conquista de um inédito hexa, mas acabou por falhar o acesso à final, em virtude de derrotas contra a Itália e Espanha na fase inicial da competição.

A 51ª edição do europeu de hóquei em patins sub-20 abriu com um confronto entre italianos e ingleses. Os transalpinos confirmaram a sua teórica superioridade e venceram por claros 10-1. Mais tarde, Espanha e Suíça fizeram a sua estreia no campeonato da europa e o conjunto espanhol, também, não deu qualquer azo a surpresas, tendo goleado os suíços por 12-2. No encontro que encerrou o primeiro dia de competição, Portugal defrontou a Alemanha e venceu por 8-0. Contudo, apesar do resultado poder transparecer que o jogo foi fácil, não o foi.

Os jovens comandados por Nuno Ferrão, técnico que substituiu Luís Duarte que saiu para o CD Paço de Arcos, tiveram muitas dificuldades em bater-se com uma física seleção alemã, sobretudo, durante os vinte e cinco minutos iniciais, chegando ao intervalo a vencer, somente, por 3-0. No segundo tempo, as dificuldades mantiveram-se durante boa parte, mas com o avançar da partida e com a cada vez menor frescura do conjunto germânico, Portugal aproveitou para avolumar o marcador. Hugo Santos, jogador que vai representar o FC Porto na presente temporada, esteve em grande, tendo apontado um golo na primeira parte e outros quatro de belíssimo efeito na segunda. 

O segundo dia de competição não trouxe grandes alterações, com os favoritos a vencerem os seus encontros sem grandes dificuldades. A Itália voltou a abrir as operações e, tal como se poderia antecipar, goleou a Suíça por 11-1. A Espanha manteve a toada da jornada inaugural e derrotou a Alemanha por 8-2. Portugal, por sua vez, teve pela frente a Inglaterra, orientada pelo português José Carlos Amaral, mas, apesar do seu enorme favoritismo, apenas conseguiu chegar ao primeiro golo a meio do primeiro tempo.

O guardião inglês Reiff Hayward foi um dos grandes responsáveis pela seleção nacional só ter conseguido fazer mexer o marcador eletrónico tão tarde, mas, a partir do momento em que o conseguiu, nunca mais parou. Carlos Ramos foi o primeiro a quebrar o enguiço e ao intervalo a seleção nacional já vencia por 5-0. Na segunda metade, Portugal manteve o ímpeto e alargou o score até aos 17-0, alcançando o resultado mais desnivelado da primeira fase do campeonato da europa. Carlos Ramos e Gonçalo Neto, ambos com quatro tentos, foram os principais “homens golo” da partida.

Hugo Santos foi o melhor marcador de Portugal na primeira fase do europeu, tendo apontado dez golos
Fonte: Roller Hockey Photos

A terceira jornada ficou marcada pelo primeiro jogo grande da 51ª edição do campeonato da europa, com um clássico entre Portugal e Itália a encerrar “as festas” do terceiro dia de prova. A ronda teve início com uma vitória da Alemanha sobre a Suíça por 6-4 que, assim, conquistou os primeiros pontos na competição. Após a estreia da Alemanha no que a vitórias diz respeito, foi a vez da Espanha impor uma nova goleada. Desta feita, perante a Inglaterra. Após os cinquenta minutos regulamentares, o marcador indicava 14-1 a favor de nuestros hermanos.

Terceiro jogo, terceira goleada. Chegado o “prato forte” do dia, Portugal procurava marcar uma posição forte na luta pela conquista de um inédito hexa. No entanto, o encontro esteve longe de correr bem à seleção nacional. A primeira parte não correu mal de todo às cores nacionais, mas ao intervalo já perdia por 1-0. Desvantagem que Portugal poderia ter contrariado ou anulado, caso tivesse concretizado pelo menos um dos dois penaltis que teve a seu favor.

Os grandes problemas surgiram na segunda parte. A seleção portuguesa, que até tinha chegado ao intervalo melhor, sofreu dois enormes revés em apenas dois minutos, passando a ficar a perder por 3-0. O conjunto transalpino fez uso da sua maior experiência, pois maior parte da seleção já joga na Lega Hockey, sendo a sua maior estrela Francesco Compagno, jogador do bicampeão italiano Amatori Lodi, que é orientado pelo português Nuno Resende, mas também do seu ADN.

A capacidade de defender bem e atacar de forma fria e cínica, não desperdiçando uma oportunidade, tendo sido exatamente isso que acabou por acontecer. A seleção portuguesa cometeu a sua 10ª falta e Compagno não falhou, aumentando a vantagem azzurri para 4-0. Sem conseguir marcar e com o tempo para virar o rumo dos acontecimentos a ser cada vez menor, Portugal ia dando cada vez mais espaço para contra-ataques e a Itália aproveitava. Entretanto, a seleção portuguesa até já havia conseguido reduzir, mas num novo contra-ataque, a seleção italiana fez o sexto. Já dentro do último minuto, António Trabulo fixou o resultado final em 6-2.

Assim, Portugal não só deixou fugir a Espanha e a Itália no topo da classificação do europeu, como ficou obrigado a vencer a seleção espanhola no último jogo da fase regular. Para além disso, Portugal não ficava apenas obrigado a vencer a Espanha, mas a vencer por uma determinada diferença de golos. Diferença essa que seria ditada no confronto entre espanhóis e italianos. 

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United pretende renovar com Harry Maguire mas impõe condição

O Manchester United pretende renovar contrato com Harry Maguire, mas quer baixar o seu salário, situado nos 200 mil euros semanais.

Gonçalo Guedes causa apreensão ao Real Madrid

Gonçalo Guedes está em boa forma ao serviço da Real Sociedad. O próximo adversário dos bascos é o Real Madrid.

Moreirense: Atlético Mineiro realiza sondagem por Vasco Botelho da Costa

O Atlético Mineiro está em busca de um novo treinador, depois da saída de Jorge Sampaoli. Os brasileiros fizeram uma sondagem por Vasco Botelho da Costa.

Estrela da Amadora quer fazer pelo menos 10 milhões de euros no mercado de verão

O Estrela da Amadora tem realizado alguns negócios nos últimos meses e pretende receber 10 milhões de euros no mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Geny Catamo vai manter a sua cláusula de rescisão

Geny Catamo vai renovar o seu contrato com o Sporting, mas a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros vai manter-se.

Benfica tem esperança de contar com jogador para a partida frente ao Real Madrid

Fredrik Aursnes está lesionado e vai falhar a partida do Benfica contra o Santa Clara. Há a esperança que esteja apto para o desafio frente ao Real Madrid.

Pedro Gonçalves enfrenta equipa que bem conhece

Pedro Gonçalves, atual jogador do Sporting, vai enfrentar o Famalicão no próximo domingo. O luso já passou pelos minhotos.