📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«T» de Taça e de Tomar | Hóquei em Patins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Praticamente ninguém esperava, mas é a verdade. No seu pavilhão, o Sporting Clube de Tomar venceu a Taça de Portugal 2022/2023 e arrebatou a sua primeira Taça, depois de bater o Sporting Clube de Portugal, na final.

Para além do jogo decisivo, houve as meias finais que deram o ponto de partida a esta Final 4, no último fim de semana de abril. É preciso destacar que, em nenhum dos três encontros acabou com resultados desnivelados, existindo um certo equilíbrio e discussão até ao final.

O Bola na Rede traz uma análise aos jogos decisivos.

SC TOMAR 5-3 FC PORTO

O anfitrião dava o pontapé de saída aos dias decisivos da Taça de Portugal e logo frente ao atual detentor do troféu.

O Tomar conseguiu marcar aos 13´, numa transição rápida finalizada por Tato Ferruccio, e chegou ao intervalo em vantagem. Desnorteados, os portistas não conseguiram encontrar os caminhos para a baliza e viram um golo anulado de Mena, depois de Xavi Malián ter defendido uma grande penalidade dos tomarenses e respetiva recarga de Guilherme Silva.

Novamente a importância das bolas paradas veio à toma com mais uma grande penalidade aos 5´ do segundo tempo, desta vez Tomás Moreira enganou Malián e fez o 2-0. No mesmo minuto, Gonçalo Alves respondeu também de castigo máximo.

Contudo, o Tomar aproveitou a desorientação defensiva dos azuis e brancos nos corredores e fez dois golos, no espaço de dois minutos. A 11´ do final, Ferruccio bisou, repetindo o que fez pela direita no primeiro golo, e Tomás Moreira marcou logo a seguir.

Dez minutos para jogar e o Porto mostrou a inconsistência e instabilidade que tem evidenciado em vários jogos esta época. A formação treinada por Ricardo Ares só conseguiu reduzir já perto do final, por Gonçalo Alves, de bola parada, e Di Benedetto, o único golo em lance corrido. Os portistas caíram assim surpreendentemente pelo Sporting Clube do Tomar.

SPORTING CP 3-2 OC BARCELOS

O Sporting Clube de Portugal já tinha atirado o líder da fase regular da Primeira Divisão, o Benfica para fora da competição, nos oitavos de final. No Campeonato, só um ponto os distanciou do Óquei Clube de Barcelos e, por isso, sabia-se à partida que o jogo inaugural da Final 4 iria ser bem disputado.

Os minhotos conseguiram chegar cedo à vantagem de grande penalidade por Luís Querido. Já Nolito falhou o penalti, mas o Sporting chegou mesmo ao empate no primeiro tempo, em jogada rápida de Ferran Font. O internacional espanhol rematou para defesa de Conti, mas Henrique Magalhães viu a bola sobrar para ele e atirou para restabelecer a igualdade.

Já na segunda parte, Ãngelo Girão intempestivo acabou por expulso e deixou o Sporting a jogar com menos e o Barcelos aproveitou para chegar ao 2-1, num lance de insistência ofensiva. Vieirinha assistiu Alvarinho para a vantagem minhota.

Já nos últimos dez minutos, Romero foi mais eficaz de bola parada e virou o resultado no marcador. No entanto, também é preciso ressalvar que Zé Diogo Macedo conseguiu defender dois livres diretos da equipa treinada por Paulo Freitas e seguiram para a final frente aos anfitriões.

SC TOMAR X SPORTING CP

O primeiro golo demorou quase dez minutos a aparecer, mas veio com força, num remate de meia distância de Nolito.

Sem Girão na baliza pela expulsão no jogo anterior, o Sporting sofreu o golo do empate, numa grande penalidade cobrada por Lucas Honório.

O Tomar não deixou de atacar na sua casa, mesmo com o empate, e conseguiu mesmo por Pedro Martins, num disparo com muita potência. Os tomarenses foram assim a vencer para o intervalo.

Já no segundo tempo, Ferruccio fez o 3-1, com Platero a restabelecer a desvantagem mínima para os leões. Próximo dos dez minutos finais, Nolito fez mesmo o empate na recarga ao livre direto a castigar a décima falta dos anfitriões. A 5´ do final Toni Perez, desta vez em lance corrido, atirou forte para o fundo das redes. Este tento aconteceu já depois do Tomar não ter concretizado uma bola parada.

Depois, houve festival de ineficácia de bola parada. Ferran Font e Lucas Honório viram os guarda redes contrários a evitarem o golo, já Romero nem na baliza acertou. Contudo, a 49 segundos do final, Tomás Moreira fez o 4-4 e levou o jogo para prolongamento. No tempo extra, Romero fez a 13 segundos do final do primeiro tempo, o 5-4 e completou o hatttrick, mas Honório, em insistência depois de uma bola parada, fez o 5-5 que levou a decisão para as grandes penalidades. Aí a equipa treinada por Nuno Lopes acertou três e o Sporting, sem Alejandro Dominguez no banco, só uma e Filipe Almeida cobrou a grande penalidade que levou a primeira Taça de Portugal para Tomar, depois de já terem sido finalistas vencidos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.