Um lugar para a história

- Advertisement -

cab hoquei

“Antes da partida, disse aos meus jogadores que eram os 50 minutos da nossa vida. Eram os últimos 50 minutos deste campeonato e que podiam valer a conquista do campeonato. Sabíamos que tínhamos que morrer, deixar a pele em campo e foi isso que nós fizemos. Deixámos tudo dentro do ringue.”

Paulo Pereira, treinador do Valongo

Incríveis, fantásticos, enormes. Poderia ter aqui uma lista enorme de adjectivos que mesmo assim seria pouco para descrever os atletas do Valongo. No sábado, não se ganhou apenas um campeonato, mas também entrou-se para a história do hóquei nacional.

Tudo se decidia em Valongo. A cidade do hóquei recebia o jogo decisivo. De um lado, a sensação do campeonato, o Valongo, com uma oportunidade de subir ao Olimpo do hóquei. Do outro, o campeão nacional, Porto, procurava ser bi-campeão e justificar a sua hegemonia no hóquei nacional. Equipas diferentes, ambições iguais.

Os homens da casa começaram melhor. Pressionantes, um livre directo falhado e um golo aos seis minutos, por Nuno Araújo, deram o mote para uma tarde histórica. Valongo na frente e lançado para alcançar esse tão desejado título. Mas o Porto, surpreendido, arregaçou as mangas e meteu mãos à obra. Caio e Ricardo Oliveira deram a volta. Porto estava na frente  (só precisava do empate para ser campeão), mas por pouco tempo. Ainda antes do intervalo, Rafa empatava, sendo o prenúncio de uma tarde de sonho para o jogador.

Rafa teve uma tarde de sonho Fonte: ADValongo.pt
Rafa teve uma tarde de sonho
Fonte: ADValongo.pt

O mesmo protagonista iria colocar o Valongo em vantagem e deixar o pavilhão em festa. Mas o público iria sofrer outro balde água fria, quando Caio voltou a empatar a três golos e a colocar o Porto perto de se sagrar campeão. Mas a festa dos homens do Valongo estava reservada para o fim. Fiéis ao que foi o seu desempenho neste campeonato, os homens da casa nunca desistiram e conseguiram dar a volta ao resultado. Foi um final frenético. Telmo Pinto fez o 4-3 aos 18 minutos; no mesmo minuto, Hélder Nunes falhou o livre directo que daria o empate ao Porto, a juntar a outros dois livres directos dos jogadores do Porto. Já no final, Tó Neves abdicou do guarda-redes para procurar o empate, mas uma bola perdida a meio-campo deu a Rafa a oportunidade de, sozinho, ir para a baliza portista e marcar o 5-3 final. Isto a 13 segundos do fim. O pavilhão foi abaixo.

Os heróis  de Valongo Fonte: ADValongo.pt
Os heróis de Valongo
Fonte: ADValongo.pt

Agora era oficial, o titulo já não escapava. Jogadores a festejar, adeptos a cantar. Um prémio justo para este Valongo. Nunca deixaram de acreditar quando poucos acreditavam, nunca acusaram a pressão. Com um percurso fantástico, onde foi quase sempre líder, com apenas uma derrota em casa, estes atletas mereceram por completo o título de campeão. A cidade do hóquei já merecia.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United e Arsenal de olho em jogador do FC Porto: Manchester City e PSG também estão atentos

O CaughtOffside avança que Alberto Costa está na mira de quatro tubarões europeus: Manchester United, Manchester City, Arsenal e PSG.

Ryanair deixa provocação a Cristiano Ronaldo: «Se Ronaldo consegue ficar sentado numa cadeira durante 90 minutos…»

Ryanair brincou com o facto de Cristiano Ronaldo ter passado os 90 minutos da vitória de Portugal frente à Noruega no banco de suplentes.

Los Angeles FC anuncia saída de Marc Dos Santos

Os Los Angeles FC anunciaram a saída do técnico Marc dos Santos. O técnico luso-canadiano não resistiu aos maus resultados.

RD Congo mantém registo vitorioso e Tunísia escorrega frente ao Botsuana: Eis os resultados do dia na Qualificação para a CAN

Na segunda jornada da Qualificação para a CAN 2027, o RD Congo venceu o Zimbabué por 2-1 e a Tunísia empatou 2-2 com o Botsuana.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio oficializa saída de Patric para o Al Ettifaq

Patric deixou a Lazio para rumar ao Al Ettifaq, a título definitivo. O defesa espanhol trocou a Série A pelos Emirados Árabes Unidos.

Parma anuncia a saída do técnico Carlos Cuesta

Carlos Cuesta deixou o cargo de treinador do Parma, após divergências sobre o projeto do clube. A direção do emblema da Serie A anunciou a decisão nas últimas horas.

Selecionador da Ucrânia elogia prestação de Anatoliy Trubin: «É um jogador extraordinário»

Andrea Maldera, selecionador da Ucrânia, deixou elogios a Anatoliy Trubin, que foi eleito o 'homem do jogo' no empate frente à Geórgia.