📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um lugar para a história

- Advertisement -

cab hoquei

“Antes da partida, disse aos meus jogadores que eram os 50 minutos da nossa vida. Eram os últimos 50 minutos deste campeonato e que podiam valer a conquista do campeonato. Sabíamos que tínhamos que morrer, deixar a pele em campo e foi isso que nós fizemos. Deixámos tudo dentro do ringue.”

Paulo Pereira, treinador do Valongo

Incríveis, fantásticos, enormes. Poderia ter aqui uma lista enorme de adjectivos que mesmo assim seria pouco para descrever os atletas do Valongo. No sábado, não se ganhou apenas um campeonato, mas também entrou-se para a história do hóquei nacional.

Tudo se decidia em Valongo. A cidade do hóquei recebia o jogo decisivo. De um lado, a sensação do campeonato, o Valongo, com uma oportunidade de subir ao Olimpo do hóquei. Do outro, o campeão nacional, Porto, procurava ser bi-campeão e justificar a sua hegemonia no hóquei nacional. Equipas diferentes, ambições iguais.

Os homens da casa começaram melhor. Pressionantes, um livre directo falhado e um golo aos seis minutos, por Nuno Araújo, deram o mote para uma tarde histórica. Valongo na frente e lançado para alcançar esse tão desejado título. Mas o Porto, surpreendido, arregaçou as mangas e meteu mãos à obra. Caio e Ricardo Oliveira deram a volta. Porto estava na frente  (só precisava do empate para ser campeão), mas por pouco tempo. Ainda antes do intervalo, Rafa empatava, sendo o prenúncio de uma tarde de sonho para o jogador.

Rafa teve uma tarde de sonho Fonte: ADValongo.pt
Rafa teve uma tarde de sonho
Fonte: ADValongo.pt

O mesmo protagonista iria colocar o Valongo em vantagem e deixar o pavilhão em festa. Mas o público iria sofrer outro balde água fria, quando Caio voltou a empatar a três golos e a colocar o Porto perto de se sagrar campeão. Mas a festa dos homens do Valongo estava reservada para o fim. Fiéis ao que foi o seu desempenho neste campeonato, os homens da casa nunca desistiram e conseguiram dar a volta ao resultado. Foi um final frenético. Telmo Pinto fez o 4-3 aos 18 minutos; no mesmo minuto, Hélder Nunes falhou o livre directo que daria o empate ao Porto, a juntar a outros dois livres directos dos jogadores do Porto. Já no final, Tó Neves abdicou do guarda-redes para procurar o empate, mas uma bola perdida a meio-campo deu a Rafa a oportunidade de, sozinho, ir para a baliza portista e marcar o 5-3 final. Isto a 13 segundos do fim. O pavilhão foi abaixo.

Os heróis  de Valongo Fonte: ADValongo.pt
Os heróis de Valongo
Fonte: ADValongo.pt

Agora era oficial, o titulo já não escapava. Jogadores a festejar, adeptos a cantar. Um prémio justo para este Valongo. Nunca deixaram de acreditar quando poucos acreditavam, nunca acusaram a pressão. Com um percurso fantástico, onde foi quase sempre líder, com apenas uma derrota em casa, estes atletas mereceram por completo o título de campeão. A cidade do hóquei já merecia.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Vala responde ao Bola na Rede: «Mérito do adversário pela forma como ao intervalo fizeram alterações na forma que estavam a jogar»

O Braga venceu o Caldas por 3-0 no Estádio Manuel Marques. José Vala respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «A quantidade de golos que se anotam de bola parada no mundo do futebol hoje em dia...

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga diante do Caldas. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens explica as dificuldades frente ao Caldas: «Cometemos muitos erros no nosso lado direito, numa zona do campo em que era mais difícil...

Carlos Vicens analisou o triunfo do Braga frente ao Caldas (3-0), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal disputado em Torres Vedras.

Frederico Varandas revolta-se: «É um canto mal marcado e um penálti mal assinalado que metem em causa a arbitragem?»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Semana conturbada no futebol português continua a ser assunto.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Li em algum lado que era um Sporting diminuído. O Sporting diminuído foi bicampeão a época passada e hoje deu resposta»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.

Telmo Arcanjo ainda não pensa na Taça da Liga e destaca: «Aprendemos com os erros»

Telmo Arcanjo analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.

Francisco Trincão dedica prémio a Iván Fresneda e vinca: «Acho que jogámos bastante bem»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.