Tóquio 2020, Atletismo #2: Patrícia Mamona magistral garante a prata!

- Advertisement -

“PRAT’ÍCIA” MAMONA, UMA VÉNIA!

O terceiro dia das provas de Atletismo ficou marcado pela segunda medalha de Portugal. Patrícia Mamona arrecadou a prata, no Triplo Salto feminino, depois de bater o recorde nacional e pessoal, com a marca de 15.01 metros. Na mesma prova, a venezuelana Yulimar Rojas venceu e conseguiu o recorde do mundo na especialidade.

Logo no primeiro salto, Patrícia já tinha entrado para os livros da história do Atletismo português. A marca de 14.91 garantia o recorde pessoal e nacional, mas a atleta ainda se superou. Apesar de o segundo e terceiro (nulo) saltos não terem sido perfeitos, voltou à quarta tentativa para conseguir pulverizar em 10 centímetros os seus próprios recordes.

O ouro foi uma miragem, tendo em conta a grande prova da nova campeã olímpica, Yulimar Rojas. A venezuelana bateu, logo na primeira tentativa, o recorde olímpico (15,41m) e arriscou tudo nos saltos seguintes, na busca da melhor marca de sempre.

Rojas partiu para o sexto e último salto sem pressão depois de garantir o ouro. A saltadora fez o ritual habitual antes da corrida e, depois dos três saltos, aterrou e percebeu que conseguiu bater o recorde do mundo. O juiz validou o salto e os placards do Estádio Olímpico anunciaram: 15.67m, mais 17 cm que a melhor marca anterior, que pertencia à ucraniana Kravets, desde 1995.

A fechar o pódio, ficou a espanhola Ana Peleteiro. A marca de 14.87 metros foi suficiente para a medalha de bronze, atrás de Yulimar Rojas e Patrícia Mamona. No final, a confraternização entre as atletas foi um dos melhores momentos de todos os Jogos Olímpicos.

Mais cedo no dia, a atleta portuguesa, Auriol Dongmo, terminou a prova de lançamento do peso no quarto lugar. Apenas cinco centímetros a separaram do sonho de uma medalha de bronze para a lançadora lusa.

A especialidade teve um pódio constituído pela chinesa Gong Lijiao, medalha de ouro, a americana Raven Saunders, medalha de prata e a australiana Valerie Adams, que conquistou o bronze no lançamento do peso.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para renovar: Sporting prepara-se para iniciar conversações com extremo

O Sporting prepara-se para iniciar as negociações com Geny Catamo para renovar o contrato do internacional moçambicano.

Alarmes ligados no Sporting: leões podem ser prejudicados pelos jogos das seleções

O Sporting pode ver Luis Suárez, Rodrigo Zalazar e Maxi Araújo falharem o encontro frente ao Braga, devido à paragem para as seleções.

Benfica perde com o RASTA Vechta por 98-88 e falha acesso à Champions League de Basquetebol

O Benfica perdeu com o RASTA Vechta por 98-88 e viu o sonho da Champions League de Basquetebol fugir. Aventura continua na Fiba Europe Cup.

Torreense a faturar: eis o dinheiro recebido pela vitória contra o Lillestrom

O Torreense foi à Noruega vencer o Lillestrom por duas bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Para fazer história? Portugal lidera corrida pelo lugar extra na Champions League

Portugal está na liderança pela corrida por um lugar extra na próxima edição da Champions League. Inglaterra ocupa o segundo posto.

Carlos Simões deixa recado à UEFA sobre Luís Tralhão e destaca exibição do Torreense: «Fizemos um jogo quase perfeito»

Carlos Simões analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

Villarreal derrota Málaga e soma a primeira vitória para a La Liga

O Villarreal foi ao La Rosaleda vencer o Málaga por três bolas a uma, num encontro da sexta jornada da La Liga.