Tóquio 2020, Atletismo #2: Patrícia Mamona magistral garante a prata!

“PRAT’ÍCIA” MAMONA, UMA VÉNIA!

O terceiro dia das provas de Atletismo ficou marcado pela segunda medalha de Portugal. Patrícia Mamona arrecadou a prata, no Triplo Salto feminino, depois de bater o recorde nacional e pessoal, com a marca de 15.01 metros. Na mesma prova, a venezuelana Yulimar Rojas venceu e conseguiu o recorde do mundo na especialidade.

Logo no primeiro salto, Patrícia já tinha entrado para os livros da história do Atletismo português. A marca de 14.91 garantia o recorde pessoal e nacional, mas a atleta ainda se superou. Apesar de o segundo e terceiro (nulo) saltos não terem sido perfeitos, voltou à quarta tentativa para conseguir pulverizar em 10 centímetros os seus próprios recordes.

O ouro foi uma miragem, tendo em conta a grande prova da nova campeã olímpica, Yulimar Rojas. A venezuelana bateu, logo na primeira tentativa, o recorde olímpico (15,41m) e arriscou tudo nos saltos seguintes, na busca da melhor marca de sempre.

Rojas partiu para o sexto e último salto sem pressão depois de garantir o ouro. A saltadora fez o ritual habitual antes da corrida e, depois dos três saltos, aterrou e percebeu que conseguiu bater o recorde do mundo. O juiz validou o salto e os placards do Estádio Olímpico anunciaram: 15.67m, mais 17 cm que a melhor marca anterior, que pertencia à ucraniana Kravets, desde 1995.

A fechar o pódio, ficou a espanhola Ana Peleteiro. A marca de 14.87 metros foi suficiente para a medalha de bronze, atrás de Yulimar Rojas e Patrícia Mamona. No final, a confraternização entre as atletas foi um dos melhores momentos de todos os Jogos Olímpicos.

Mais cedo no dia, a atleta portuguesa, Auriol Dongmo, terminou a prova de lançamento do peso no quarto lugar. Apenas cinco centímetros a separaram do sonho de uma medalha de bronze para a lançadora lusa.

A especialidade teve um pódio constituído pela chinesa Gong Lijiao, medalha de ouro, a americana Raven Saunders, medalha de prata e a australiana Valerie Adams, que conquistou o bronze no lançamento do peso.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal define alvo da Premier League para reforçar o meio-campo

O Arsenal adicionou Christian Norgaard à lista de possíveis contratações para o mercado de verão. O médio destacou-se no Brentford na temporada passada.

Besiktas volta à carga por Gedson Fernandes e vai iniciar negociações com o Benfica

O Besiktas quer comprar a totalidade do passe de Gedson Fernandes. 50% do direitos pertencem ainda ao Benfica.

Fran Navarro elogia Carlos Vicens: «As ideias do treinador são top»

Fran Navarro fez um balanço sobre os primeiros treinos e as ideias de Carlos Vicens ao comando da equipa do Braga.

Já está definido o árbitro para o FC Porto x Al Ahly do Mundial de Clubes

A FIFA anunciou que o venezuelano Jesús Valenzuela vai estar a apitar o encontro entre o FC Porto e o Al Ahly.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Esteves oficializado como reforço do Gil Vicente

O Gil Vicente oficializou a contratação de Luís Esteves. O médio de 27 anos deixou o Nacional da Madeira.

Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Wenderson Galeno

Wenderson Galeno pode regressar em breve à Europa. O avançado brasileiro pode ser emprestado pelo Al Ahli ao Fenerbahçe.

Mateus Fernandes apontado ao Benfica

Mateus Fernandes está a ser apontado ao Benfica. O médio português de 20 anos está ao serviço do Southampton